ED Nº 110 – 18/12/2015

Ano 3 – n° 110 / sexta-feira,  18 de dezembro de 2015 

1º Encontro da rede Conectando Saberes – Mayara Capella Silva Cruz de Brito – EXCLUSIVO

O 1º Encontro da rede Conectando Saberes aconteceu no dia 28 de novembro, no Espaço Butantã, na cidade de São Paulo, para discussão e formação da rede nacional de educadores de práticas inovadoras. A Rede Conectando Saberes teve início em junho de 2015, aproximando e conectando professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas de todo o Brasil.

Pensar a educação em ciências no contexto das catástrofes – Elisa Sampaio de Faria e Francisco Ângelo Coutinho – EXCLUSIVO

Segundo o sociólogo alemão Ulrich Beck, vivemos em uma “sociedade de risco”, na qual já não é mais possível o distanciamento do perigo. Há indicações de que os sistemas naturais do planeta, dentro de pouco tempo, não serão mais capazes de suportar as necessidades humanas básicas.

Dois mil e quinze: o ano que foi salvo pelos estudantes secundaristas – Ana Costa – EXCLUSIVO

Chega a duzentas, o número de escolas ocupadas pelos estudantes contra a “reorganização”, algo que nunca aconteceu antes. Um marco na luta pelo direito à educação traz também algo novo, uma possibilidade de reinvenção da escola nesse contexto.

Em nome do pai, aus dem abseits: sobre Peter Brückner – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO

Peter: é assim, pelo prenome, que a ele se referem todos os depoimentos mostrados no documentário, fazendo jus ao ícone da nova esquerda estudantil dos anos 1970, com destaque para os filhos ainda vivos, Simon, do terceiro e último, e mais dois do segundo casamento de Brückner.

La profesión docente en América Latina – Jorgelina Ivana Tallei – EXCLUSIVO

Aunque se crean diversos programas de formación, pensamos que no vale apenas la apertura de los mismos, sino las condiciones para que estos realmente se transformen en una política educativa y aquí también debemos apuntar a la calidad de los mismos.

Educação Formal – conceitos e preconceitosRaimundo FábioEXCLUSIVO

Aparentemente não há nenhum problema nesta lógica da “Forma” Educacional ou da Educação Formal, mas neste atual mundo capitalista podemos correr alguns sérios riscos, caso seja efetuado o uso social irreflexivo do processo educacional.

O que Freud teria a nos dizer sobre a educação? Suely Martins MarquesEXCLUSIVO

Como contraponto para pensar e discutir a educação, realizando um breve divagar a proposta é um retorno ao texto célebre “O Mal-Estar na Civilização” de Sigmund Freud (1856-1939), médico, considerado o pai da psicanálise.

Privatização em Goiás – Educação em Pauta – Marcus Taborda

Na coluna Educação em Pauta desta semana o professor Marcus Taborda conversou com o jornalista Vinicius Luiz sobre a proposta da Secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, de transferir a gestão escolar para as mãos da iniciativa privada.

Carta Aberta da Educação Capixaba contra o Fechamento de turmas e escolas no ES SINDUPES

Esta nota se contrapõe especificamente ao fechamento de escolas e turmas e sinaliza para efetivo esforço dos entes federados a partir de planejamento que preveja o pagamento da dívida social e histórica do Estado Brasileiro com os direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras e de seus filhos e filhas, com seus cidadãos negros, indígenas, do campo e pobres.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *