ED Nº 108 – 04/12/2015

Ano III – Edição 108 / sexta-feira,  04 de dezembro de 2015 

A laicidade em questão: um exemplo que faz pensar – Alexandre Fernandez Vaz EXCLUSIVO

Um dos pilares da escola pública é seu caráter laico, de maneira que ela não pode professar uma religião ou qualquer outro tipo de crença em seu projeto e em suas práticas, devendo manter-se nos limites da ciência e das artes.

Que a escola fale pela escola – Aleluia Heringer Lisboa EXCLUSIVO

A interferência da instituição militar no ensino e na própria definição do currículo era marcante e o discurso que prevalecia era fazer “de cada aluno um soldado”. Não menos importante foi a interferência dos médicos, principalmente os higienistas, que apostavam no poder regenerador da educação.

Pais que brincam dão mais limites aos filhos – Marcelo Ribeiro EXCLUSIVO

Contrariando o senso comum, a brincadeira é uma coisa muito séria, pelo menos em termos de importância para o desenvolvimento infantil e para a relação entre pais e filhos.

Era uma vez, no reino encantado da tecnocracia, um ministro que não gostava da educação…– Marcus Aurelio Taborda de Oliveira EXCLUSIVO

A tecnoburocracia não é prerrogativa do atual governo ou dos Partidos que lhe dão sustentação. Mas não deixa de ser chocante como recentemente eles abriram mão de quaisquer princípios históricos – dirão alguns que isso não existe no mundo da política! – para, pasmemos todos, ressuscitar a cantilena da Teoria do Capital Humano e da educação como vetor do desenvolvimento econômico.

Quanto vale? Reflexões sobre o valor do trabalho docente – Tatyanne G. Marques EXCLUSIVO

Prestígio, então, parece ser sinônimo, nestas sociedades capitalistas, de poder econômico, de bens. É tanto que os professores em seu trabalho valem pelas posições que ocupam: professor universitário (onde ainda se têm menos pobres) tem o maior prestígio; professores de Ensino Médio mais que os de Ensino Fundamental e estes mais que os de Educação Infantil.

PNE e a expansão das universidades federais – Christian Lindberg L. do Nascimento EXCLUSIVO

A meta 12 do PNE estabelece que haja, em 2024, 12 milhões de matriculados no ensino superior. Destes, 4 milhões deverão estar matriculados em uma instituição pública. Estima-se que, para o cumprimento desta meta, sejam alocados 67,4 bilhões de reais, o equivalente a 1,39% do PIB nacional.

Educação Obsoleta em uma Sociedade Obsoleta – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO

Para alguns pensadores, a sociedade de consumo – que valoriza muito mais o que consome em detrimento do desenvolvimento moral individual e/ou coletivo – demonstra a necessidade de valorizar o temporário e mostrar os produtos de seu consumo a todos.

A “Pedagogia da alternância” em instituições de ensino no Espírito Santo – Renata Duarte Simões e Alexandro Braga Vieira EXCLUSIVO

No Espírito Santo, a “Pedagogia da Alternância” surge como pretensão de ser uma alternativa ao ensino tradicional. Resultado de experiência do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES), desde 1968, vem ensaiando um novo tipo de Escola para o meio rural capixaba, isto é, a Escola Família Agrícola (EFA).

Reformas na educação – Educação em Pauta – Marcus Taborda

Em entrevista à Folha de São Paulo, Ministro da Educação, Aluísio Mercadante defende a reforma do ensino médio, da educação de jovens e adultos, pagamentos de bônus a professores dentre outras medidas. O professor Marcus Taborda conversou com o jornalista Vinicius Luis Sobre as considerações do ministro.

Carta aberta à sociedade brasileira: O Brasil precisa abrir escolas, não fechá-las – Campanha Nacional pelo Direito à Educação
A proposta de reorganização de escolas no estado de São Paulo é mais um exemplo dessa lógica perversa que se espalha pelo Brasil. Não foi debatida junto às comunidades escolares, tampouco com a comunidade educacional e com a sociedade paulista.

 

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