ED Nº 104 – 06/11/2015

Ano III – Edição 104 / sexta-feira,  06 de novembro de 2015 

Extensão e pesquisa: duas ou três notas para pensar a universidade – Alexandre Fernandez Vaz  – EXCLUSIVO

Penso que deveríamos dedicar mais atenção à extensão universitária. Suponho que sua problemática, e talvez este seja um motivo de haver tantas dificuldades na reflexão sobre ela, seja da ordem da relação entre Universidade e sociedade.

Customização curricular na escola dos jovens? – Roberto Silva – EXCLUSIVO

As diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Médio, publicadas em janeiro de 2012, apresentam a possibilidade da construção de itinerários formativos opcionais e diversificados. Ao indicar outras formas de oferta e organização desta etapa da Educação Básica, procura, do ponto de vista curricular, “fomentar alternativas de diversificação e flexibilização”.

PL espião, na contramão da democracia – Salete Cordeiro EXCLUSIVO

Nesse instante, mais uma batalha começa a ser travada, o Marco Civil passa por um novo ataque, o PL 215/2015, que passamos a denominá-lo de #PLespião. Sua redação possui forte apelo à criminalização e ao vigilantismo, vai na contramão de tudo o que foi construído durante o processo de tramitação do Marco Civil da Internet.

Palavras ou pedras? A agressividade nas redes sociais e a escola Aleluia Heringer LisboaEXCLUSIVO

Ao observar a agressividade com que as pessoas se relacionam nas redes sociais, tenho a sensação de que teremos que voltar à infância da humanidade e reaprender a conviver. Basta correr os olhos nas postagens do Facebook e no Twitter para notar que as palavras ocuparam o lugar das pedras e estão sendo usadas para atacar e ferir.

 

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