Ano III – Edição 104 / sexta-feira, 06 de novembro de 2015
Extensão e pesquisa: duas ou três notas para pensar a universidade – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Penso que deveríamos dedicar mais atenção à extensão universitária. Suponho que sua problemática, e talvez este seja um motivo de haver tantas dificuldades na reflexão sobre ela, seja da ordem da relação entre Universidade e sociedade.
Customização curricular na escola dos jovens? – Roberto Silva – EXCLUSIVO
As diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Médio, publicadas em janeiro de 2012, apresentam a possibilidade da construção de itinerários formativos opcionais e diversificados. Ao indicar outras formas de oferta e organização desta etapa da Educação Básica, procura, do ponto de vista curricular, “fomentar alternativas de diversificação e flexibilização”.
PL espião, na contramão da democracia – Salete Cordeiro – EXCLUSIVO
Nesse instante, mais uma batalha começa a ser travada, o Marco Civil passa por um novo ataque, o PL 215/2015, que passamos a denominá-lo de #PLespião. Sua redação possui forte apelo à criminalização e ao vigilantismo, vai na contramão de tudo o que foi construído durante o processo de tramitação do Marco Civil da Internet.
Palavras ou pedras? A agressividade nas redes sociais e a escola – Aleluia Heringer Lisboa – EXCLUSIVO
Ao observar a agressividade com que as pessoas se relacionam nas redes sociais, tenho a sensação de que teremos que voltar à infância da humanidade e reaprender a conviver. Basta correr os olhos nas postagens do Facebook e no Twitter para notar que as palavras ocuparam o lugar das pedras e estão sendo usadas para atacar e ferir.