ED Nº 103 – 29/10/2015

Ano III – Edição 103 / quinta-feira, 29 de outubro de 2015 

Educação infantil e relações raciais: a história de Ruby Bridges – Maria Cristina Soares de Gouvêa EXCLUSIVO

Embora sua história fale de uma realidade distinta da nossa, no que se refere às relações entre educação e raça, as semelhanças na experiência do racismo vividas por uma criança, sem dúvida nos ajudam a pensar nas crianças negras e pardas brasileiras, em sua trajetória escolar.

Da vocação, ou do indizível da docência Luciano Mendes de Faria FilhoEXCLUSIVO

Há, no campo da pesquisa em educação e nas discussões sobre a formação de professores, hoje, certo tabu que nos impede de falar da relação entre vocação e docência, ou da docência como uma vocação, apesar dessa relação ser continuamente atualizada pelos professores e pelas professoras da escola básica. Há, segundo diferentes críticos, uma desprofissionalização da docência toda vez que esta é associada à vocação.

A 70 años de un Premio Nobel: pensar a Gabriela Mistral, pensar la educación chilena  – Carola Sepúlveda EXCLUSIVO

En estos momentos, en que las coyunturas revisionistas nos invitan a pensar a Gabriela Mistral, creo que también resulta significativo pensar algunos antecedentes de la propia formación de la connotada maestra, problematizando con ello el concepto de educación y las características que ésta tiene hoy en Chile.

Sobre luchas, conflictos e identidad docenteJorgelina Tallei EXCLUSIVO
Una de las primeras cuestiones que encontramos cuando ejercemos la profesión docente es afiliarnos o no al sindicato. ¿Por qué nos afiliamos a los sindicatos? Porque el Estado no ofrece las condiciones, porque las provincias tampoco, porque los municipios tampoco, porque la administración universitaria tampoco.

Profissão docente: quem cuida e educa aqueles que irão cuidar educar as gerações mais novas em nossas instituições educativas?Joaquim Ramos e Sandro Santos EXCLUSIVO
Importa-nos problematizar o seguinte: frente ao atual quadro de descrédito na educação (advindo de todas as direções e de todos os âmbitos sociais), o que leva as pessoas, em sua grande maioria mulheres, a optarem pelas carreiras do magistério.

Formação ou Alienação: DCN’s para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio – Tiago Tristão Artero EXCLUSIVO

Apropriar-se das dimensões do trabalho, em um viés reflexivo, significa associá-lo a alguma função social, às práticas sociais. O mesmo pode ser dito sobre a tecnologia que, por si só, pode trazer atrasos ou danos irreversíveis à superação das contradições da sociedade.

“A Língua culta na Base Nacional Curricular” Educação em Pauta – Professor Marcus Taborda

Nas discussões da Base Nacional Curricular, o assunto da valorização da gramática culta chama muita atenção. Na coluna Educação em Pauta o jornalista Vinicius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda sobre a esta preocupação com a língua portuguesa.

 

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