ED Nº 102 – 23/10/2015

Ano III – Edição 102 / sexta-feira, 23 de outubro de 2015 

Políticas de estado para a Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação – Isaac Roitman – EXCLUSIVO

Uma educação de qualidade e o pleno desenvolvimento científico e tecnológico são prioridades para que possamos atravessar o século XXI visando um bem estar para todos os brasileiros. Iniciativas de natureza populista não têm vida longa e não desempenham um papel importante para as transformações que o País demanda.

Em meio à crise na educação, celebrar a história humana que “morrendo nasce e rompendo cria” – Ana Luiza Jesus da Costa EXCLUSIVO

Os estudantes da Faculdade de Educação da Usp caracterizaram o cenário atual como “crise na educação” e perguntaram-se: o que nós temos com isso? Preocupados com o mundo em que vivem, para além de suas carreiras e currículos, estes jovens convidaram professores das creches universitárias, da rede estadual, da própria universidade, além de técnicos e estudantes para debater a questão.

Pensar no interior da experiência histórica, como em Vio.ME -ocupar, resistir, produzir! Uma ocupação de fábrica na Grécia – Alexandre Fernandez Vaz EXCLUSIVO

A autogestão dos operários da Vio.Me recoloca em pauta a identidade pelo trabalho e seu lugar nos processos econômicos e produtivos, a solidariedade entre trabalhadores, o internacionalismo deste movimento – há uma clara exortação a que o processo se dê também em outros lugares – e a força da oposição extraparlamentar, dada a falência dos velhos modelos de representação política.

Diretrizes e bases da educação nacional: nem tudo são floresTiago Tristão Artero EXCLUSIVO
No texto da LDB consta que a lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias. Mas de quais instituições estamos falando? Quais ideologias existem por trás das instituições públicas e privadas?

Câmara aprova PEC que permite universidades públicas a cobrarem cursosJornal GGN
Foi aprovado por 318 votos contra 129, pelo Plenário da Câmara, a PEC 395/14, que legaliza a cobrança de mensalidade por Universidades e escolas públicas para os cursos de pós-graduação, extensão e mestrado profissional, nesta quarta (21). A votação ainda precisa passar pelo segundo turno.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *