Ano III – Edição 101 / sexta-feira, 16 de outubro de 2015
Sobre luchas, conflictos e identidad docente – Jorgelina Tallei – EXCLUSIVO
Una de las primeras cuestiones que encontramos cuando ejercemos la profesión docente es afiliarnos o no al sindicato. ¿Por qué nos afiliamos a los sindicatos? Porque el Estado no ofrece las condiciones, porque las provincias tampoco, porque los municipios tampoco, porque la administración universitaria tampoco.
Parabéns professores(as)… por serem alvos de interesses temporais – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Até que ponto a escola está subjugada aos mercadores da educação? Em que termos os(as) professores(as) são alvos de interesses temporais advindos de uma educação subjugada a critérios distantes dos pilares educativos (ressalte-se a dignidade humana e as relevantes práticas sociais).
A formação do gestor democrático precisa ser para além da escola? – Elaine Rodrigues do Carmo e Otavio Henrique Ferreira da Silva – EXCLUSIVO
Se os gestores municipais são os responsáveis pela garantia das políticas públicas e têm se prontificado para a sociedade como incapazes de consolidar uma gestão democrática da educação, a pergunta que se faz necessária para esta reflexão é, o que fazer?
Dia do professor, dia de festa – Nelson Pretto – EXCLUSIVO
Em 24 de agosto de 1974 tive minha primeira carteira assinada como professor. A escola era uma daquelas conhecidas, na Bahia de ontem, como “fábricas” e ficava ali em Nazaré, bem pertinho do tradicional e púbico Colégio Severino Ribeiro. Depois daquela primeira experiência (quase traumática!) como professor dessa “espécie” de escola, não parei mais de atuar na educação.
Conta da Educação Infantil – Marcelo Silva de Souza Ribeiro – EXCLUSIVO
Dia das crianças + dia do professor = educação infantil / professor da educação infantil. Essa espontânea matemática me trouxe de volta um sentido e um vigor para registrar algumas palavras sobre o referido resultado.
“As transferências nas escolas de São Paulo” – Professor Marcus Taborda
Geração de escolas de ciclo único da rede estadual de educação de São Paulo deve transferir mais de um milhão de estudantes. Alunos, pais e professores temem pelo fechamento de escolas. O professor Marcus Tabrda comenta a proposta na educação do estado de São Paulo.