Ano III – Edição 088 / sexta-feira, 26 de junho de 2015
Plano Nacional de Educação: Primeiro ano – Isaac Roitman – EXCLUSIVO
Será importante o acompanhamento das ações previstas por toda a sociedade brasileira que tem o dever de pressionar de forma constante os responsáveis pela implementação do Plano.
Relações étnico-raciais, educação, escola,sujeitos emancipados – elementos para uma reflexão – Arlene Borges da Cunha – EXCLUSIVO
Na medida em que se constata nas relações sociais de toda ordem explicita ou tacitamente o primado do branqueamento do não idêntico, conduta inexplicável de uma sociedade indiferente a uma crítica objetiva da própria formação, faz-se necessário investir em políticas de reparação, de ações afirmativas, no intuito de combate à privação e violação de direitos.
Os professores e o trabalho de Sísifo – André Luiz Paulilo – EXCLUSIVO
Desde os bancos escolares, passando pela opção pelo magistério, pela formação inicial e pelo início de carreira até aqui, essa geração de professores viveu sob o signo da mudança sem ver sua própria condição social mudar.
O afeto ajuda na aprendizagem ou faz parte dela? – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Imaginar o afeto como algo presente somente na educação infantil, desprezando outras fases de aprendizagem, nada mais é do que a falta de conhecimento no que se refere a esse elemento indispensável no contexto de qualquer aprendizagem (formal ou informal).
Emergência internacional econômica e educacional como processos integrados na história recente da China – Matheus da Cruz e Zica – EXCLUSIVO
Se a emergência internacional da China na economia e na educação faz parte de um processo conectado, não compreenderemos bem esse quadro, entretanto, sem localizá-lo na longa duração da história política do papel do estado para os chineses. Tentaremos abordar essa questão em nosso próximo artigo.
Carta ao Pensar a Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais – Charles Moreira Cunha – EXCLUSIVO
Assistimos, participamos e contestamos muitas das decisões políticas que resolvem, inadvertidamente, quais setores serão impactados, a Educação, como é público, sofreu um acentuado corte no orçamento de 9,4 bilhões de reais, tal realidade, se não for alterada, certamente resultará em impactos na gestão e manutenção das condições de desenvolvimento do PIBID.
Novo número do Pensar a Educação em Revista: “Educação e História do Ensino Religioso” – Alexandra Lima da Silva e Evelyn de Almeida Orlando – EXCLUSIVO
Está no ar o segundo número do periódico Pensar a Educação em Revista! Esta edição traz uma revisão bibliográfica sobre o tema “Educação e História do Ensino Religioso” como um desafio para pensarmos em questões que estão presentes em nosso cotidiano, diretamente ligadas a nossa cultura, ao modo como nos vemos e nos organizamos socialmente.
Universidade e obscurantismo – Alexandre Fernandes Vaz – EXCLUSIVO
Cada instituição, obviamente, tem o direito à crítica, assim como deve acontecer com qualquer pessoa. Muito diferente, no entanto, é fazer a sociedade e a vida pública reféns do obscurantismo e, ainda por cima, evocando a liberdade de opinião. Além de cinismo, é prática antipolítica.
Um ano de PNE. De PNE-2 – Carlos Henrique Tretel – EXCLUSIVO
Parece-me, pois, que o desafio que se nos apresenta agora, aniversário do PNE em ano de ajuste fiscal,é que as boas práticas de transparência demonstradas pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e pelas Comissões de Educação e de Legislação e Redação da Câmara de Vereadores de Toledo.
Um ano de PNE e poucos avanços – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Na segunda semana que a coluna Educação em Pauta se dedica ao primeiro ano da aprovação do Plano Nacional de Educação o professor Marcus Taborda e o jornalista Vinicius Luiz conversara sobre a meta que fala da iclusão de diversidades nas escolas.
ProUni, dez anos depois – Revista Carta na Escola
Responsável por levar 1,6 milhão de pessoas de baixa renda à faculdade, programa ainda enfrenta contradições.