EDUCAÇÃO EM DEBATE
Ano III – Edição 089 / sexta-feira, 03 de julho de 2015
A ideologia de gênero e a intervenção política no currículo escolar: “eu quero uma pra viver?” – Joaquim Ramos e Sandro Santos – EXCLUSIVO
Gênero, sexo e sexualidade, em seu conjunto, são conceitos abstratos, isto é, interpretações que historicamente foram construídas, desconstruídas e reconstruídas sobre os corpos masculinos e femininos.
A educação e o papel do estado na China em perspectiva de longa duração – Matheus da Cruz e Zica – EXCLUSIVO
Entre Comunismo e Capitalismo o governo chinês escolheu o caminho do meio:
ying e yang, isso e aquilo, ao invés de isso ou aquilo. Entre esses elementos conflituosos e móveis, o que parece permanecer é o antigo ideal de um império forte do reino do meio, que voltara a seus trilhos a partir de 1949 e que se encaminha para um futuro promissor.
Pela via da emancipação: educação integral e cidade educadora – Marcelo Silva de Souza Ribeiro – EXCLUSIVO
Este texto foi elaborado, incialmente, para atender ao convite de uma mesa redonda do I Fórum Municipal de Educação de Petrolina – PE (2014 – 2024), cuja a temática foi “Educação Cidadã e de Qualidade para Todos”.
O que determina o acesso ao ensino superior? – Karla Magda Rodrigues Ferreira – EXCLUSIVO
Sempre falamos sobre o que fazer para mudar a realidade destes alunos de modo que contribuamos para seu acesso ao Ensino Superior, mas talvez o primeiro passo seja justamente o mais fácil: informar sobre suas possibilidades, e sobre os caminhos que levam à concretização deste sonho.
As propostas da CONFECOM para a Educação – Marlos Bezerra de Melo – EXCLUSIVO
As propostas da sociedade civil para a Confecom que se encontram em convergência com as questões educacionais são importantes porque abrem espaços para um profundo debate que necessita ser continuado dentro do campo educacional brasileiro.
A estruturação da Base Nacional Curricular – Pensar em Pauta – Marcus Taborda
O Governo Federal prepara a base nacional curricular para a Educação Básica. Mas existem divergências entre o projeto organizado pelo Ministério da Educação e o projeto defendido pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Na coluna Educação em Pauta do dia 29 o professor Marcus Taborda conversou com o jornalista Vinicius Luiz sobre o assunto.