ED Nº 089 – 03/07/2015

EDUCAÇÃO EM DEBATE 

Ano III – Edição 089 / sexta-feira, 03 de julho de 2015

 

A ideologia de gênero e a intervenção política no currículo escolar: “eu quero uma pra viver?” –  Joaquim Ramos e Sandro Santos  EXCLUSIVO

Gênero, sexo e sexualidade, em seu conjunto, são conceitos abstratos, isto é, interpretações que historicamente foram construídas, desconstruídas e reconstruídas sobre os corpos masculinos e femininos.

A educação e o papel do estado na China em perspectiva de longa duração – Matheus da Cruz e Zica – EXCLUSIVO

Entre Comunismo e Capitalismo o governo chinês escolheu o caminho do meio:

ying e yang, isso e aquilo, ao invés de isso ou aquilo. Entre esses elementos conflituosos e móveis, o que parece permanecer é o antigo ideal de um império forte do reino do meio, que voltara a seus trilhos a partir de 1949 e que se encaminha para um futuro promissor.

Pela via da emancipação: educação integral e cidade educadora – Marcelo Silva de Souza Ribeiro – EXCLUSIVO

Este texto foi elaborado, incialmente, para atender ao convite de uma mesa redonda do I Fórum Municipal de Educação de Petrolina – PE (2014 – 2024), cuja a temática foi “Educação Cidadã e de Qualidade para Todos”.

O que determina o acesso ao ensino superior?  Karla Magda Rodrigues Ferreira – EXCLUSIVO

Sempre falamos sobre o que fazer para mudar a realidade destes alunos de modo que contribuamos para seu acesso ao Ensino Superior, mas talvez o primeiro passo seja justamente o mais fácil: informar sobre suas possibilidades, e sobre os caminhos que levam à concretização deste sonho.

As propostas da CONFECOM para a EducaçãoMarlos Bezerra de Melo – EXCLUSIVO

As propostas da sociedade civil para a Confecom que se encontram em convergência com as questões educacionais são importantes porque abrem espaços para um profundo debate que necessita ser continuado dentro do campo educacional brasileiro.

A estruturação da Base Nacional Curricular – Pensar em Pauta – Marcus Taborda

O Governo Federal prepara a base nacional curricular para a Educação Básica. Mas existem divergências entre o projeto organizado pelo Ministério da Educação e o projeto defendido pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Na coluna Educação em Pauta do dia 29 o professor Marcus Taborda conversou com o jornalista Vinicius Luiz sobre o assunto.

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