EDUCAÇÃO EM DEBATE
Ano III – Edição 087 / sexta-feira, 19 de junho de 2015
Universidades e espaço público no Brasil: tensões e conexões – II – Marcus Vinicius Corrêa Carvalho – EXCLUSIVO
A especialização universitária, com isso, pode ser simplificada e curta, pois sua complementação funcional pode ser implementada em algumas horas ou dias. Pouco a pouco, as universidades vão aplicando modelos organizacionais de empresas, tendo como fim o rendimento, como meio a burocracia e como condição a regência do mercado.
Refletindo sobre educação no espaço público – Juca Gil – EXCLUSIVO
Palestras e composição de mesas não ocorrem apenas em eventos acadêmicos, mas também junto às administrações públicas e aos movimentos sociais, aos sindicatos. E isso é riquíssimo seja para ter contato direto com professores e estudantes, seja para aprender a modular formas diferentes de intervenção, de vocabulário, de óticas e de recortes distintos.
Trabalho, greve e professores: um olhar – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Força, professores! O brado retumbante já está sendo escutado nos quatro cantos do país. Força para buscar melhores condições de trabalho. Força para fazer o melhor trabalho. Força para buscarem qualificação. Nossa sociedade está carente do profissional que tem o maior poder em garantir o crescimento social de um país: o/a professor/a!!!
A falência do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB): dilemas e (su)postos novos lemas para aEaD pública brasileira – Eucidio Pimenta Arruda – EXCLUSIVO
política pública do Brasil para a EaD está comprometida pela, já à vista, falência do Sistema UAB. Com todos os riscos da simplificação, pode-se anunciar o esgotamento do modelo, sintoma recorrente de ações governamentais de indução e fomento no ensino superior público, as quais, não bastasse empreenderem contra a institucionalização, expropriam conquistas históricas e potências das instituições de ensino.
Um ano de PNE e poucos avanços – Marcus Taborda
Depois de um ano da aprovação do Plano Nacional de Educação pelo Poder Legislativo, o plano, que não estava de acordo com as expectativas da sociedade civil ainda encontra muitas dificuldades para ser colocado em prática. Na coluna educação em pauta o jornalista Vinicius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda sobre o andamento do plano.
Diferenças tratadas com igualdade – Portal Undime
Quando se pensa em universalização dos direitos no âmbito da educação, um tema recorrente é a inclusão das pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Rodrigo Hübner Mendes, presidente do Instituto Rodrigo Mendes, ressalta que é imprescindível levar em consideração um conjunto de fatores para que isso seja alcançado.
Torre de Marfim: a crise universitária nos Estados Unidos – Jornal GGN
De acordo com o instituto de pesquisas Pew, desde 2008, e portanto desde depois da crise do mercado financeiro, a dívida estudantil cresceu 84%. Em 1994 menos de 50% dos estudantes deixava a universidade devendo para o mercado, hoje mais de 70% saem da sala de aula endividados.
O desafio da educação pública e laica – Carta Maior
O STF deve se posicionar sobre a normatização do ensino religioso nas escolas públicas: isso é fundamental para garantir o caráter laico do Estado.