EDUCAÇÃO EM DEBATE
Ano III – Edição 083 / sexta-feira, 22 de maio de 2015
Museus e Educação: políticas públicas e formação de professores – Martha Marandino e Luciana Martins – EXCLUSIVO
A ideia do museu como espaço de educação não é algo dado. Trata-se de uma construção que vem sendo feita há muitos séculos, mesmo considerando que a relação entre educação e museu está presente desde a origem desses locais.
Direcionando os rumos da educação – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Entender o meio educacional como um espaço social possibilita visualizar que as diferentes mediações realizadas permitirão apreender os conhecimentos obtidos no decorrer da história, aplicando-os nas práticas sociais.
“Chega de Paulo Freire”: Um debate no Congresso Nacional – Daniel C. A. Lemos e Rebeca Brandão – EXCLUSIVO
A neutralidade não só não é possível, como tampouco é desejável, pois, trabalhar a educação como prática de liberdade, a valorização do debate e das trocas de experiências e perspectivas, é fundamental para enriquecer as redes de conhecimentos daqueles que tecem as escolas.
O cai não cai da Educação Escolar – Aleluia Heringer Lisboa
Esse jogo agora saiu do fundo de minha memória pelo paralelo que encontro com a escola. Refiro-me à escola tradicional, que herdamos do século XIX, com suas últimas varetas a sustentá-la.