ED Nº 082 – 15/05/2015

EDUCAÇÃO EM DEBATE 

Ano III – Edição 082 / sexta-feira, 15 de maio de 2015 

Educación y Violencia en Chile: el asesinato de dos estudiantes nos recuerda esta lamentable relación –  Felipe Zurita Garrido – EXCLUSIVO

Esta violencia constante, que adorna el paisaje histórico chileno, ciertamente ha afectado los diferentes ámbitos de la vida nacional. Uno de estos lamentablemente es justamente el de la educación, que ciertamente no es ajena a las tensiones políticas y sociales de su tierra.

A interlocução necessária entre escolas especiais e escolas inclusivas – Romerito Costa Nascimento – EXCLUSIVO

Todavia, nem todo conhecimento construído ao longo destes anos pela Escola Especial vem sendo aproveitado a contento. Com o advento da Escola Inclusiva ou Escola Comum, pensou-se em inaugurar um novo tempo. Um tempo onde tudo seria novo, diferente, com saberes e práticas inovadores.

As crianças como cidadãs de direito [de viver] ou… Sobre como se matam crianças – Sandro Santos e Joaquim Ramos – EXCLUSIVO

Atualmente, de maneira corriqueira, nos damos conta de que atos “selvagens” são cometidos contra as crianças e sua infância. Por não se tratar apenas de violência simbólica, tanta maldade coloca-nos à beira da barbárie.

Em que época estamos? Recursos para analisarmos nossa prática educacional – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO

Se nós, professores, pouco soubermos sobre racionalismo, empirismo, humanismo, entre outras linhas de pensamento, e, de maneira coerente, não relacionarmos essas ideias com as tendências pedagógicas, nossa atuação será simplesmente uma mantenedora de interesses alheios aos dos alunos. Estaremos trabalhando para manter um “status quo” desvinculado das reais necessidades dos alunos.

Cotas como pretexto (2) – Juca Gil – EXCLUSIVO

Na academia os conservadores não engolirão o fato de terem que educar o povão, em especial nos cursos mais tradicionais e elitizados, basicamente porque isso exigirá que a universidade se adapte ao novo público. E os conservadores acadêmicos só aceitam que o mundo – e em particular os estudantes – se adapte a eles, não o contrário.

Um mestre a quem se obriga que se vá : Selvino Assmann aposenta-se da UFSC –  Alexandre F. Vaz – EXCLUSIVO

De fato, Selvino não é um orientador em sentido mais óbvio. Da velha Escola queespera que a dissertação e a tese sejam trabalhos autorais, as reuniões de orientação com elesempre foram, pelo menos para mim, grandes experiências intelectuais, encontros em que opensamento era exercitado com rigor e precisão, mas também com alegria.

A Solução é educar, más preferem privar – Ayana Omi de Oliveira – EXCLUSIVO

Desta forma diminuindo a maioridade penal, o estado estará se isentando da sua responsabilidade de investir nas escolas, levar mais recursos para as instituições de ensino que estão na periferia, investir mais na formação dos professores, em cursos que qualifiquem e valorizem o profissional da educação, invista mais em centros culturais, teatros,  cinemas,  quadras  poliesportivas,  transporte  público  de  qualidade,  centros de saúde com profissionais qualificados

Entrevista com Luciano Mendes (UFMG) – Anped

O portal ANPEd entrevistou o professor Luciano Mendes (UFMG), coordenador-geral do projeto “Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822-2022”. A iniciativa articula, desde 2007, ações de ensino, pesquisa e extensão em universidades públicas brasileiras

Celso Bandeira de Mello: Sanção natural de Beto Richa é o seu impeachmentJornal GGN

Em evento na Universidade Federal do Paraná, realizado no dia 8 de maio pela Faculdade de Direito da UFPR, o maior jurista do Direito Administrativo de todos os tempos, Celso Antônio Bandeira de Mello, disse que cabe o Impeachment do governador Beto Richa (PSDB) pelo Massacre do Centro Cívico em Curitiba no dia 29 de abril de 2015.

PIB do Brasil pode crescer ‘7 vezes’ com educação para todos, diz OCDEDiário do Centro do Mundo

A OCDE argumenta que melhorar o padrão da educação impulsionará o crescimento econômico dos países. E afirma que o baixo nível da educação em um país pode resultar num “estado permanente de recessão”.

Humilhar e ignorar professor pode. Sufocar e ferir nãoEl País

Depois de ser humilhada por baixos salários, depois de dar aula em escolas em decomposição, depois de ser xingada por pais e por alunos, agora a PM também podia atirar nela. E atirava. E, se as bombas de gás, as bombas de efeito i-moral não matam, pelo menos não de imediato, a sensação é de morte.

Cassetetes e contracheques (Artigo)Correio Braziliense

A população brasileira indignou-se com a violência contra professores nas ruas de Curitiba, na tarde do último 29 de abril. Ver policiais correndo em perseguição a professores, espancando e ferindo dezenas deles, indignou e envergonhou os brasileiros e causou repercussão negativa aos olhos do mundo. Mas há séculos o futuro do Brasil vem sendo espancado pela má qualidade das nossas escolas

Beto Richa gasta R$ 1,2 milhão na RPC/Gazeta Povo, que volta a detonar professoresVIOMUNDO

Na TV afliada à Globo, o governo do estado veicula comercial defendendo o confisco da poupança previdenciária que pertence aos servidores públicos. Na Gazeta, a APP-Sindicato é acusada de má-fé e oportunismo pelo simples fato de defender seus associados! (sic).

Os professores merecem mais atençãoBlog do Miro

Afinal, não há outro exército mais estratégico e indispensável para a chamada “pátria educadora” do que os mestres da rede pública.

Eu, negro, sobrevivente das estatísticas no Brasil Diário do Centro do Mundo

Ações recentes como implantação de cotas raciais para facilitar o acesso de negros ao ensino superior e a cargos no funcionalismo público poderão mudar este panorama no futuro, mas nem a Pollyanna do livro infantil acreditaria que só o fato de cursar faculdade livra a pele do jovem negro.

 

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