ED Nº 073 – 13/03/2015

Informativo semanal do projeto “Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822/2022”

Ano III – Edição 073/ sexta-feira, 13 de março de 2015 

Crise universitária e a penalização de mulheres e crianças: o caso das creches da USP – Ana Luiza Jesus da Costa – EXCLUSIVO

Há poucas semanas, profissionais das creches da Universidade de São Paulo, pais e mães de crianças lá acolhidas, estudantes, funcionários e professores foram surpreendidos com o cancelamento das vagas de ingresso para novas crianças.

Ensino híbrido ou ensino franqueado? – Katya Braghini – EXCLUSIVO

A educação pensada como uma utopia é uma associação entre a sociedade existente e aquela que está sendo criada de forma imaginária, na tentativa de discernir sobre, criticar ou até mesmo condenar a realidade vivida.

Sinistro Cid no MEC – Juca Gil – EXCLUSIVO

No engatinhar de nossa democracia já contabilizamos 15 (número cabalístico?) ministros da educação, desde março de 1985 – descontei quem ficou menos de um mês na cadeira… Em si, não é nada alentadora a média de 2 anos por ocupante do cargo, ao contrário, demonstra que a instabilidade reinou no período.

A educação é a única solução – Isaac Roitman – EXCLUSIVO

Temos ainda um grande desafio que é não darmos oportunidades a cada criança e jovem de terem uma educação básica de qualidade, principalmente nos segmentos mais empobrecidos da nossa população.

A questão de gênero nas escolas – Educação em Pauta – Marcus Taborda

Na semana que antecedeu o Dia internacional da Mulher, a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte lançou um material sobre relações de gênero que distribuído nas escolas da rede municipal. O jornalista Vinicius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda sobre o papel da escola na discussão sobre a questão de gênero e também as relações de gênero no dia a dia das escolas.

 

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