ED Nº 074 – 20/03/2015

Informativo semanal do projeto “Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822/2022”

Ano III – Edição 074 / sexta-feira, 20 de março de 2015

A propósito das manifestações do dia 15 de março. Uma leitura desde Argentina – Eduardo Galak – EXCLUSIVO

Apesar de a distância em que me encontro do Brasil, por morar na Argentina, me impedir de olhar o que acontece “na rua”, posso perceber que ainda não há, efetivamente, o perigo de intervencionismo militar, mas o terreno discursivo transforma as mensagens simbólicas em materiais.

Parabéns, JP. Belo editorial. Insuficiente, no entanto – Carlos Henrique Tretel – EXCLUSIVO

Se é verdade que um editorial por si não faz revolução, verdade também é que bem pode ser o seu início. Assim sendo, sobreveio em mim a necessidade de convidá-la para que se empenhe também em descortinar a verdade dos atos e dos fatos aprovados ou em discussão nos fóruns e conselhos de educação, ainda que (ou até por isso?) atividade a ser exercida em terrenos instáveis pela própria natureza democrática que os constituem espaços de negociação de sentidos.

As Especificidades da Coordenação Pedagógica da e na Educação Infantil – Sandro V. S. dos Santos – EXCLUSIVO

A profissão de coordenador pedagógico da e na Educação Infantil é um oficio relativamente novo no campo da educação. Desse modo, fica difícil precisar uma definição de suas atribuições, uma vez que, tal tarefa – ou função como se vê em algumas redes públicas de ensino – tem evoluído de modos distintos em contextos sociais, culturais e históricos diversos.

“Circuitos de Faz-de-Conta”: soluções para a aprendizagem de crianças – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO

Afinal, qual criança ou adolescente não se encantaria ao fingir ser um cientista, um inventor, atuar (assumindo papéis sociais), interagir com os colegas, utilizar equipamentos e propor possibilidades em diferentes níveis, de acordo com as relações estabelecidas?

No basta sólo el recuerdo – Felipe Zurita Garrido – EXCLUSIVO

Ciertamente, nada asegura que no pueda volver a ocurrir un proceso de Golpe de Estado y Dictadura Militar en cualquier país de América del Sur con experiencias autoritarias recientes. No obstante, quizás, sí es oportuno insistir en la necesaria participación en la llamada batalla por la memoria que implica el abordaje histórico y multidisciplinar de estos procesos.

Paulo Freire: por um movimento a favor de um diálogo amoroso! – Conceição Clarete Xavier Travalha e Mácio Antônio da Silva – EXCLUSIVO

Paulo Freire certamente estaria na fileira das lutas daqueles que de forma honesta e sincera buscam uma transformação na sociedade que a torne mais justa, não entre aqueles que apenas estão ocupados em espalhar gritos carregados de ódio e revanchismo pela perda de privilégios…

O que te leva para a rua? – Educação em Pauta – Marcus Taborda

Com a crise que atinge o Brasil, uma serie de manifestações ocupam as ruas do país, como as que aconteceram na sexta feira, dia 13, e no domingo, dia 15. Mas que pautas são estas? São democráticas? Ouça a análise do professor Marcus Taborda ca conversa com o jornalista Vinicius Luiz

Não ‘basta de Paulo Freire’ – Roberto Dalmo – Brasil Post

No meio de tantas faixas que apareceram na manifestação de 15 de março de 2015, uma delas chamou a atenção – acredito que não só a minha, porque muitas pessoas compartilharam a indignação. Nela estava escrito “CHEGA DE DOUTRINAÇÃO MARXISTA. BASTA DE PAULO FREIRE”.

 

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