EB Nº 084 – 29/05/2015

Ano III – Edição 084 / sexta-feira, 29 de maio de 2015 

Beatriz Cerqueira: futuro dos ‘efetivados’ depende de consenso – Hoje em Dia

Ainda no primeiro semestre do ano, serão abertas as discussões sobre o futuro de milhares de funcionários da rede estadual de ensino “efetivados” sem concurso público, por meio da Lei Complementar 100.

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil (FaE/UFMG) realiza seminário sobre a comunicação pública da pesquisa em Educação no país – Circuito UFMG Jornal

Primeira mesa redonda do Seminário realizado pelo Pensar a Educação Pensar o Brasil observa o relacionamento entre comunidade cientifica e a mídia.

Grupo da USP denuncia Abril, Globo e projeto tucano de censura a professores: Macartismo e pantomima fascitoide – VIOMUNDO

De acordo com a direita brasileira, todo e qualquer ensino questionador, orientado teoricamente, com posição política do docente assumida, seria ideológico. Ora, reproduzir o senso comum e impedir que as coisas mudem, não é um assédio ideológico? Não é uma posição política?

Plataforma corrige redação usando regras do EnemPorvir

“A redação causa muita dor para as escolas por causa do trabalho de correção, que exige corretor individual. Isso é caro, exige treino e monitoramento”, diz Daniel Machado, CEO da Imaginie, que atuou como gestor escolar durante 10 anos antes de criar o aplicativo.

Plano Estadual de Educação deve priorizar questões estruturais – O Tempo

O projeto irá definir as metas e ações das políticas públicas da educação para os próximos 10 anos no Estado.

O acidente de Huck e as babás sem nome – Jornal GGN

O fato é que somos herdeiros de uma das maldições que o cativeiro legou entre nós: a ideia de que a exploração do serviço braçal é quase um favor que o senhor presta àquele a quem explora.

Dia da África, dia da libertação africana – Carta Capital

O dia 25 de maio é celebrado como “Dia da Libertação Africana”. A data marca a fundação da Organização da Unidade Africana, em 1963 em Addis Abeba, na Etiópia. 

Dia da África: Museu Afro Brasil faz exposição com artistas africanos contemporâneosRevista Caros Amigos

A exposição conta com cerca de 100 obras de mais de 20 artistas contemporâneos, além de outras de arte africana, pertencentes ao acervo do museu e à coleção particular de Emanoel Araújo, diretor curatorial do Museu. 

Dezoito instituições de ensino superior estão em greve em 12 estados, diz Andes– Portal EBC Agência Brasil

Docentes de 17 universidades federais e um instituto entraram em greve hoje (28) em 12 estados de acordo com o Sindicato Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior (Andes-SN). A greve abrange docentes e trabalhadores técnico-administrativos de instituições públicas de ensino superior. A paralisação é por tempo indeterminado.

Greve dos professores esfria e pais já cobram plano de reposição de aulas – Jornal Folha de S. Paulo

Às vésperas de se tornar a mais longa paralisação da história da rede estadual de ensino de São Paulo, a greve dos professores perdeu força e deve ser contestada na própria assembleia da categoria marcada para esta sexta (29).

Comissões tem novos coordenadores – Portal do Fórum Nacional de Educação

As Comissões Especiais do Fórum Nacional de Educação (FNE) tem novas coordenações. A escolha foi feita, na tarde desta quinta-feira (28), durante reuniões no Edifício Sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília.

Projeto abre vagas para Mais Mulheres Negras na universidade – Jornal Tribuna da Bahia

Já estão abertas as inscrições para o Mais Mulheres Negras na Universidade 2015.2, que visa estimular as mulheres que completaram o nível médio, mas que não possuem condições de pagar por um curso superior, a ingressarem em universidade.

Deputados defendem regulamentação da lei dos royalties para financiar a educação – Portal Undime

Parlamentares da Comissão de Educação da Câmara alertaram para a necessidade de se regulamentar a Lei 12.858/13, que destina 75% dos royalties do petróleo e 50% do Fundo Social do pré-sal para a educação. 

Em adesão a movimento nacional, alunos e professores realizam manifestação na JK; assembleia geral vai definir paralisação – Jornal Conexão Tocantins

Alunos e professores da rede pública estadual, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e da Universidade Federal do Tocantins (UFT) paralisaram as atividades nesta sexta-feira, 29, e realizaram na nifestação na Avenida JK em Palmas.

Professores belgas darão aulas nas universidades federais – Revista Gestão Universitária

Um memorando de entendimento assinado nesta quinta-feira, 28, entre o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e o ministro-presidente da Federação Valônia-Bruxelas, Rudy Demotte, fará com que universidades federais brasileiras recebam professores belgas para ministrar aulas de língua francesa para alunos interessados em programas de mobilidade, como o Idioma Sem Fronteiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *