Ano III – Edição 083 / sexta-feira, 22 de maio de 2015
Mulher deixa zona rural, faz supletivo e se torna professora no Piauí – Portal G1Apiauiense Maria Eloiza da Silva Monteiro, 49 anos, teve todos os motivos para estar entre os 13 milhões de analfabetos que ainda existem no Brasil. Mas a mulher de corpo franzino e sorriso fácil não se entregou às dificuldades e lutou bravamente em busca de estudo.
Novo Plano Estadual de Educação terá debate público na ALMG – Assembleia de Minas
Evento na segunda (25) dá a partida em amplo processo de consulta à sociedade para definir rumos da educação em Minas.
Inclusão exige mudanças na escola e na família, diz psicóloga – Jornal Gazeta do Povo
Especialista defende a participação da sociedade nas conferências de educação e explica o que é preciso para cumprir a meta do PNE referente à inclusão.
Governo prioriza expansão privada por meio do Fies, critica reitor da UFRJ –Portal UOL Educação
Eleito o novo reitor da maior universidade federal do país, o professor Roberto Leher só assumirá suas novas funções em julho. Mas já participa, nos bastidores, de reuniões que visam minimizar os problemas causados pela falta de recursos.
Prazo da construção da Base Nacional Comum é colocado em discussão –Revista Educação
A construção da Base Nacional Comum deverá ser finalizada e enviada para o Conselho Nacional de Educação (CNE) até junho deste ano, conforme determina o PNE. Mas será possível construir um documento dessa complexidade em tão pouco tempo?
Travestis e transexuais poderão usar o nome social durante provas do Enem –Jornal Tribuna da Bahia
“Isso quer dizer que ninguém da equipe do Enem poderá se dirigir à pessoa por um nome que não seja o da sua condição, o que se inscreveu. O nome que essa pessoa usa é com o qual deve ser chamado”, afirmou o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro.
Justiça multa em R$ 300 mil sindicato de docentes de SP por fechar rodovias –Jornal Folha de S. Paulo
O governo Geraldo Alckmin (PSDB) conseguiu na Justiça a aplicação de multa ao sindicato do professores paulistas por bloquear rodovias no Estado. Os docentes estão em greve por melhores salários e condições de trabalho desde o dia 16 de março.
Educação no campo: a estratégia dos usurpadores – Portal Carta Maior
Em parcerias com as secretarias de educação, as gigantes dos agrotóxicos e transgênicos querem ensinar nossas crianças como cultivar os alimentos.
Conservadorismo marca debate sobre cotas na pós-graduação, diz estudante –Portal EBC Agência Brasil
O debate sobre ações afirmativas em cursos de pós-graduação passa pelo conservadorismo presente nas universidades, avalia o vice-presidente regional do Centro-Oeste da Associação Nacional de Pós-graduandos, Gabriel Nascimento.
Atividades escolares afastam alunos de situações de risco – Portal UNDIME
Em Palmas, capital de Tocantins, a Escola de Tempo Integral Padre Josimo Tavares tem contribuído para retirar as crianças das ruas e de situações de vulnerabilidade. Situada em uma região carente, a escola, da rede pública do município, atende a 1.160 alunos do ensino fundamental.
Colégios universitários propõem inovações pedagógicas na Bahia – Revista Gestão Universitária
Oferecer aulas por meio de tecnologia digital, inovar os modelos pedagógicos e investir em formação de professores. Com esses objetivos, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) implantou os colégios universitários, que já atendem a oito cidades do interior do estado.
Bacharelados interdisciplinares colocam universidades federais em destaque –Revista Gestão Universitária
Durante painel sobre educação superior no Fórum Mundial de Educação, realizado em Incheon, Coreia do Sul, as universidades federais brasileiras do ABC (UFABC) e do Sul da Bahia (UFSB) ganharam destaque. A partir do modelo bem-sucedido nas duas instituições, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, explicou que o Brasil acredita na importância dos bacharelados interdisciplinares.
Professores estaduais e técnicos da UFT podem entrar em greve por tempo indeterminado no Tocantins – Jornal Conexão Tocantins
O secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (Sintet), Carlos de Lima Furtado, informou ao ‘Conexão Tocantins’ nessa terça-feira, 19, que os professores em educação estadual do Tocantins podem decidir por greve por tempo indeterminado.
Greve dos professores da rede estadual será decidida na Justiça – Jornal DiárioCatarinenseA poucos dias de completar dois meses de duração e depois de sucessivas tentativas de negociação sem consenso, a greve dos professores da rede estadual encaminha para ter decisões na Justiça.
Precisamos falar sobre educação a distância – Boletim da UFMG
Alternativa para reduzir parte do déficit de vagas e assegurar a democratização e interiorização do ensino superior público e de qualidade, a Educação a Distância (EaD) ainda é alvo de preconceito e desinformação, o que impede a ampliação e o aprofundamento da discussão sobre sua importância.
Decisão do STF prorroga exonerações de servidores da educação para dezembro– Jornal Hoje em Dia (MG)
Após seguidos adiamentos, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou os embargos da ação sobre a inconstitucionalidade da Lei Complementar 100 e definiu o futuro de 59 mil servidores mineiros contemplados pelo texto. Com a determinação da Corte, os profissionais da área de educação serão exonerados em dezembro, e não mais em abril, conforme era a previsão inicial.