Ano III – Edição 085 / quarta-feira, 03 de junho de 2015
A diversidade racial como eixo do ensino infantil – Jornal Gazeta do Povo (PR)
Escola de Curitiba vira exemplo de como trabalhar questões étnico-raciais com crianças de 0 a 6 anos em sala de aula.
Colégio carioca usa games para ensinar geografia e estudos sociais – Portal UOL jogos
No lugar de decorar os nomes dos países em um mapa estático e sem graça, os estudantes estão aprendendo isso com os videogames.
Projeto quer criminalizar “assédio ideológico” nas escolas – Revista Carta na Escola
Deputado Rogério Marinho (PSDB) propõe mudança no ECA e no Código Penal para evitar condicionar aluno a adotar “posicionamento político”.
Professores de Macapá vão à justiça para garantir piso salarial – Jornal Diário do Amapá
Após deliberarem pelo fim da greve que se prolongou por 46 dias, os professores da rede municipal de ensino prometem ir à justiça, para garantir o pagamento de 13% a título de reajuste do piso salarial da categoria.
Projeto incentiva ingresso de aluno de escola pública do Rio no ensino superior –Portal EBC Agência Brasil
Para incentivar o ingresso no ensino superior, a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc) implantou o projeto #PartiuUniversidade. A proposta acompanha o cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de outras universidades que não aderiram ao Enem como forma de ingresso, além de incentivar a formação de grupos de estudo.
Olimpíada de Matemática tem recorde de inscritos – Revista Gestão Universitária
Começa nesta terça-feira (2) a aplicação das provas da primeira fase da 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2015. Com 47,582 inscritos, um recorde, os participantes, de 5.538 cidades, o que corresponde a 99,48% dos municípios brasileiros.
Instituto defende regulamentação da Base Nacional Comum na Educação –Portal Undime
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Francisco Soares, defendeu na quarta-feira (27) a adoção de uma Base Nacional Comum na Educação pelo Brasil.
Greve chega a 56 instituições federais de ensino, dizem sindicatos – Portal EBC Agência Brasil
A paralisação prossegue por tempo indeterminado. Em 19 instituições, a paralisação é feita por professores e trabalhadores técnico-administrativos. No Instituto Federal do Piauí, apenas os professores pararam as atividades. Em 36, apenas os técnicos.
Professores em greve se acorrentam às grades da Secretaria da Educação –Portal G1
Os professores reivindicam aumento e já houve uma tentativa de negociação, que não foi aceita. Na última sexta-feira (29), os manifestantes votaram pela manutenção da greve, que começou em março, em assembleia no vão do Masp, na Avenida Paulista. Depois da reunião, seguiram em direção à Praça da República.
Cresce a oferta de cursos em que o aluno elabora o próprio currículo – Jornal Folha de S. Paulo
Numa mesma sala de aula, um quer ser engenheiro, outro quer ser matemático, e um terceiro ainda nem pensou nisso. Todos estão na universidade, mas ainda não precisaram escolher a profissão.
Do direito de saber seus direitos – Boletim da UFMG
O Paideia Jurídica, núcleo de estudos e projeto de extensão da Faculdade de Direito, está trabalhando, a convite da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na elaboração de curso de mestrado profissional em Educação em Direitos Humanos para professores do ensino básico. O mestrado, na modalidade a distância (EaD), será operacionalizado por meio de uma rede de universidades parceiras situadas em locais estratégicos de norte a sul do país.