Ano 9 – Nº 306/ sexta-feira, 05 de fevereiro de 2021

EDITORIAL

Aulas presenciais: abraços de morte?

O jogo que se joga na escola tem que ser o jogo da vida; não pode ser, nunca, o jogo com a vida. Se não se há condições seguras para a volta às aulas presenciais, se não há espaços escolares preparados para isso, se não se organizou e realizou um plano de imunização das e dos trabalhadores das escolas… enfim, se não se fez nada do que deveria ser feito, por que submeter dezenas de milhões a mais esse risco, o das aulas presenciais?

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NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
No programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 08 de fevereiro, daremos continuidade à série de entrevistas fazendo um balanço da educação no ano de 2020 e trazendo as expectativas para 2021. Neste segundo programa da série vamos receber Rozana Barroso, presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas. Vamos conversar com ela sobre as vivências dos estudantes nesse primeiro ano de pandemia, a realização do Enem, as aulas remotas e muito mais.

Segunda também teremos a sessão especial Cinema Falado, a professora Inês Teixeira receberá Marialva Monteiro para falar sobre o CINEDUC – Cinema e Educação e da Biblioteca de Cinema Marialva Monteiro. Além da Agenda da Educação com os principais eventos da semana.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

LIVE – PENSAR AO VIVO
Diante de constantes ameaças à educação vindas de ataques à democracia, aos professores, e à saúde pública, o Pensar utiliza da comunicação para que educadores possam divulgar suas ideias e suas experiências. Para aprofundar esta questão, a live Pensar ao Vivo do dia 10 de Fevereiro contará com a participação de pessoas que se perguntam: Como transformar?

A live “Luta por Educação: utopias e transformação”, que integra a programação da Quarta da Educação da Rede Comunica Educação, acontecerá no dia 10 de fevereiro, às 17h, no canal do YouTube do Pensar a Educação Pensar o Brasil. Haverá  emissão de certificado para os participantes.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
É tudo para ontem, UFBA – Carla Aragão e Lilian Bartira Silva – EXCLUSIVO
Esse sentido de urgência, aliada a uma perspectiva crítica, criativa e verdadeiramente inclusiva, precisa pautar os encaminhamentos que serão tomados, à luz de uma profunda análise do Semestre Letivo Suplementar, a despeito de promover uma ampliação dos abismos já existentes na comunidade universitária.

Abram as câmeras – Aleluia Heringer – EXCLUSIVO
Se, no ano passado, a interrupção do ensino presencial significou instabilidade, desgastes e arranjos, iniciamos 2021 com experiência e compreensão do ensino remoto e o pleno domínio dos seus processos. Hoje, a situação não mais nos intimida. Tecnicamente estamos resolvidos, mas isso não é tudo.

Universidade derrotada: O ensino como espetáculo – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
As aulas devem ser experiências em que a objetividade social da transmissão de um saber se coloca, nada mais que isso. Se forem lentas, tanto melhor, é preciso de tempo para pensar e para formular uma boa expressão retórica.

Ir ou não ir à escola: eis a questão em tempos de pandemia – Marcelo Silva de Souza Ribeiro – EXCLUSIVO
Sabe-se que inúmeras crianças e adolescentes anseiam em rever seus colegas e professores, assim como o direito de acesso à formação de qualidade deve ser seriamente considerada nas políticas educacionais nesse contexto de pandemia. Contudo, equacionar essas legítimas demandas não é tarefa fácil e não há uma resposta única para todas as situações.

Liberalismo e educação para a cidadania – Antonio Carlos Will Ludwig – EXCLUSIVO
Essencialmente, os arautos do liberalismo concebem que o individualismo se revela a base da totalidade existencial que envolve os aspectos moral, político, cultural e econômico. O sujeito antecede a sociedade e se apresenta mais real que ela. Cada ser humano em particular é encarado como sendo de igual valor. A pessoa é vista como um ente solitário, fechada em si mesma, enclausurada em sua subjetividade. Seus interesses e aspirações são postos acima de tudo.

Vandalismo escolar: é preciso cortar o mal pela raiz – Marcus Periks Barbosa Krause  – EXCLUSIVO
A Escola é um patrimônio público, portanto, cabe não somente à comunidade escolar adotar medidas para sua preservação. Todos devem zelar por ela, isso inclui os pais dos alunos e a comunidade.

Prioridades na vacinação – Wojciech Andrzej Kulesza – EXCLUSIVO
Alguns acham que têm mais necessidade, outros que têm mais direito e ainda há os que querem se vacinar de qualquer jeito, mesmo que seja preciso recorrer a meios extremos, lícitos ou ilícitos. A epidemiologia nos ensina claramente que deve ser considerada prioritária na vacinação a população constituída pelos indivíduos de grupos de risco.

Há um retorno possível? – Laura Amato – EXCLUSIVO
Acredito que todos nós concordamos que as escolas realmente ficaram fechadas tempo demais e não sabemos ainda qual impacto isso terá, mas não podemos esquecer que a educação não é só pautada pelo conhecimento científico e crítico.

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BICENTENÁRIO EM FOCO
Um visconde baiano e sua narrativa dos sucessos políticos do Império – Lélio Rodrigo Magalhães Senna – EXCLUSIVO
Cairu e sua obra permitem que se reflita a respeito dos modos de se fazer história e do seu uso como ferramenta de legitimação do poder, em seu caso, na relação estabelecida com o primeiro reinado do Império Brasileiro.

À cavalo: impressões litográficas do 7 de setembro em uma Revista Ilustrada  – Gisele Teixeira Alves – EXCLUSIVO
A Revista Ilustrada, criada em 1876, circulava por todo o país à frente de campanhas nacionais, fazendo fortes críticas sociais e políticas. Criada pelo caricaturista italiano Angelo Agostini, que não mediu esforços para fazer aparecer o tema da Independência do Brasil.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
A literatura não engole sapos  – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Os progenitores viviam com um pé na preocupação e outros na comédia. Os amigos diziam que o menino se daria muito bem na Educação Infantil quando a escola retornasse da pandemia. Era um alento imaginá-lo aprendendo a controlar os seus impulsos criadores.

Memórias do que a vista não alcança – Socorro Nunes – EXCLUSIVO
Se eu fosse de algum comitê com o poder de deliberar a transformação de uma comunidade em município, só aprovaria aquela que tivesse pelo menos uma biblioteca pública, uma escola com biblioteca e acervo de livros de todos os tipos e épocas, um hospital bem servido e saneamento básico.

CONVITE À LEITURA
Pandemia ilustrada: Confinada – Maria G. Lara – EXCLUSIVO
Do drama de Fran na convivência com a família ao sofrimento de Ju longe de casa, algo de muitos de nós está sempre se vendo ali, em maior ou menor medida.

Diga os nomes delas: um convite à leitura de Flores de Ébano – Josiane Cristina Amorim – EXCLUSIVO
A autora segue enfatizando a importância da oralidade na/pela prática de revisitar o passado, para que assim não corramos o risco de negligenciar o legado de quem realmente sentiu as dores da escravidão e ainda assim subverteram e resistiram.

Negro Disfarce: um convite à escrita autoficcional em Oswaldo de Camargo – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
O livro conta com prefácio do historiador Petrônio Domingues, para o qual Negro Disfarce “explora o universo pulsante de experiências afro-diaspóricas heterogêneas, plurais e multifacetadas”.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Covid-19: natureza, cultura e história – Natascha Stefania Carvalho de Ostos – EXCLUSIVO
Nos dias de hoje, a expansão urbana e do agronegócio invadem os habitats dos animais, provocando sua migração para as cidades e desequilibrando a cadeia de predação. Além disso, temos uma indústria gigantesca de criação de bichos, os quais vivem confinados em espaços pequenos e lotados, potencializando situações de transmissão de doenças entre humanos e não-humanos, com consequências graves para todos os seres vivos.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
O direito à vida e o direito à educação – Luiz Carlos Castello Branco Rena – EXCLUSIVO
A reabertura das salas de aula só poderá ocorrer quando as condições de biossegurança forem asseguradas. A ocupação de uma carteira escolar no momento atual da pandemia poderá significar a ocupação de várias sepulturas nos meses seguintes.

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
LGBTIA+s nas universidades: existências e saberes a partir de políticas afirmativas – Leonardo Lemos de Souza e Marcus Vinicius Mazini dos Santos – EXCLUSIVO
A democratização do contexto universitário só se realiza com o maior acesso às políticas de cotas e de permanência estudantil, que garantem o acesso e a manutenção da presença das pessoas LGBTIA+s no ensino superior.

EJA EM PAUTA
Freire, o esperançar e o tempo da EJA – Adelson França Júnior – EXCLUSIVO
Procurar uma escola para se matricular após ter estado anos fora dela (mesmo que dentro, no caso dos/as adolescentes) é uma atitude audaciosa. Movimenta, além da coragem, a esperança. Mas não uma esperança vulgar. A esperança do verbo esperançar, e não do verbo esperar, como bem diz nosso querido Paulo Freire.

PESQUISA EDUCACIONAL
Divulgação Científica do Grupo de Pesquisa-Ação Universitátis/FAE/UFMG – Sabrina Moreira – EXCLUSIVO
O ano de 2020, destacou, ainda mais, a importância das ciências, com a pandemia COVID-19. No Brasil, diversas universidades se mobilizaram em torno de pesquisas em busca de respostas para conter o vírus e as mazelas sociais evidenciadas por ele, apesar do ataque às universidades e a disseminação do anticientificismo que presenciamos nos últimos tempos.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Enem digital tem 68,1% de abstenção e soma erros na aplicação – Carta Capital
Presidente do Inep afirmou que falta de acesso do sistema à prova foi ‘empecilho’ e atribui alta taxa de ausência à pandemia.

Enem 2020 só ampliou desigualdade escolar, avaliam ex-presidentes do Inep – GGN
Para Maria Inês, a ação do governo com o Enem “escancarou” a desigualdade escolar. Mas para atual presidente do Inep, a edição 2020 do Enem foi “vitoriosa”.

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CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Vacina contra o coronavírus 100% brasileira entra em testes com humanos neste ano, dizem cientistas – O Globo
De 15 projetos iniciados em 2020, quatro têm chances reais de vingar; Bolsonaro busca aproximação com pesquisadores.

Vacinação contra a covid-19: no ritmo atual, Brasil demoraria mais de quatro anos para alcançar imunidade de rebanho – BBC Brasil
Se considerarmos que a campanha começou no País há 12 dias e 1.129.885 brasileiros receberam a primeira dose, a média é de 94.157 pessoas vacinadas por dia.

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AMÉRICA LATINA
Educación mixta o aprendizaje híbrido – El Heraldo / México
Lo que ahora necesitamos y exigimos es una iniciativa que abra nuevos espacios didácticos para fomentar el aprendizaje autónomo, un modelo hibrido de aprendizaje escolar.

Así fue como Barranquilla mejoró la calidad en educación pública – El Tiempo / Colômbia
Este semana 210.000 estudiantes regresaron a clases en los colegios públicos de Barranquilla.

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PENSAR INDICA
A Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea (v. 8, n. 3) da Universidade de Brasília publicou o Dossiê: “O Governo dos Algoritmos: A Morte da Política?”, que busca fazer uma análise de como esse novo governo usa da vigilância de dados online para formar perfis que tornam possível antecipar decisões e comportamentos e usá-los ao seu favor. A Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea é uma publicação quadrimestral do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade de Brasília (UnB).

 INDICAÇÃO DO LEITOR
Yolanda Assunção – Estão abertas as inscrições para o curso “Mulheres cientistas: questões de gênero na educação em ciências” promovido pelo Centro de Ciências Naturais e Humanas da UFABC. O objetivo do curso é discutir gênero como um dos elementos de Natureza da Ciência (aspectos filosóficos, sociais, culturais, políticos e econômicos que moldam a construção do conhecimento científico). Discutir gênero na ciência significa discutir igualdade no acesso e ascensão nas carreiras científicas, estereótipos de gênero, relações entre gênero e raça, reprodução de preconceitos no fazer e ensinar ciência.

João Victor Oliveira – No último dia 02 de Fevereiro de 2020, ocorreu o 14º fórum on-line do Programa Integração Docente. Com o objetivo de fazer um balanço e refletir sobre o ensino de graduação da universidade no contexto do ensino remoto  emergencial (ERE), o Programa Integração Docente promoveu o  14° Fórum on-line com o tema “Ensino remoto na graduação e suas relações com as tentativas de ensino remoto na educação básica pública” e contou com a presença da convidada especial professora emérita, Magda Soares, que fez uma reflexão sobre o ensino remoto na graduação, particularmente nas  licenciaturas, e suas relações e responsabilidades com as tentativas de ensino remoto na educação básica pública. Se você não conseguiu participar, assista aqui.

Mônica Abranches – A Fundação João Pinheiro irá oferecer um cursinho gratuito para jovens e adultos, que estudaram em escola pública, que prestarão o Enem esse ano. Para saber mais, acesse aqui.

OPINIÃO DO LEITOR
Josiane Cristina em 19/12/2020 (Convite à Leitura, edição 305, As Rosas que o vento leva). Olá Marcela Anastácio! Parabéns pelo belo texto!É muito importante que valorizemos a produção literária de mulheres como Alexandra Lima da Silva. Vale muito a pena trazer à tona uma literatura que se propõe a dá centralidade as experiências de mulheres negras, as quais vêm enfrentando uma longa história de desvalorização, apagamentos e negação de direitos.

Josiane Cristina em 19/12/2020 (Educação em debate, edição 305, A questão racial é uma oportunidade para falar sobre os alunos). Olá, Daniel Machado da Conceição! Já ia me esquecendo de elogiar a imagem escolhida. Justamente por ela representar muito bem o povo brasileiro, me senti bem representada. Um abraço!

Josiane Cristina em 19/12/2020 (Entrememórias, edição 305, O sabor da escrita). Olá, Evelyn Orlando!Que lindo esse texto! Me senti emocionada…Suas recordações me fizeram lembrar que a muito tempo não recebo uma cartinha de admiração de uma criança. Continue Lendo.

Marcone Orlando em  20/12/2020 (Entrememórias, edição 305, O sabor da escrita). Minha irmã querida e amada que lindo texto!!! Lembrei da nossa infância quando enfeitávamos nossa árvore de Natal e dentre os enfeites mais importantes estavam os cartões de Natal que embelezavam a árvore e eram tão valorizados quanto os presentes. Continue Lendo.

Sandra Pereira Tosta em 23/01/2021 (Bicentenário em Foco, edição 290, Instituições científicas aderem ao Portal do Bicentenário). Parabéns a tod@s pela construção do Portal. É uma iniciativa singular e amplamente necessária sobretudo no tempo que estamos vivendo. História e Memória são fundantes de nossa (s) cultura (s).

TIRINHA
Desenhos do Nando

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