Ano 2 – nº 054 / sexta-feira, 22 de agosto de 2014

EDITORIAL

As humanidades nas políticas de C&TI

Qual o lugar das ciências humanas e sociais nas políticas de ciência, tecnologia e inovação contemporâneas? Qual a contribuição das humanidades ao desenvolvimento científico, tecnológico e ao desenvolvimento social?

Reunidos pelo Fórum de Instituições Científicas das Ciências Humanas e Sociais, os dirigentes das sociedades, os coordenadores de Comitês de Assessoramento e os técnicos do CNPq buscaram, durante simpósio realizado na sede do CNPq, em Brasília, na última quarta feira (20/08), responder a essas e outras questões que mobilizam as várias comunidades acadêmicas das humanidades. Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
Fique atento às atrações do programa de rádio “Pensar a Educação, Pensar o Brasil” do dia 25 de agosto de 2014
Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5 FM. Para o próximo programa convidamos o professor Carlos Roberto Jamil Cury que dará continuidade a série sobre as eleições onde vai discutir as atribuições do legislativo federal. Para a segunda hora teremos a estréia da série “Sucessos do Ofício” produzida pelo GIZ (Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino)/UFMG além da entrevista com o professor Marcus Aurélio Taborda que vai participar do programa diretamente do X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação que acontecerá em Curitiba/PR. Teremos ainda agenda educativa, sorteio de livros e muito mais! Você pode ouvir pela internet acessando AQUI.

ENTREVISTA DA SEMANA
Eleições 2014 – Legislativo Estadual

Entrevistado: Wladimir Dias (Escola do Legislativo) – EXCLUSIVO

PENSAR INDICA
Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil homenageia ex-reitor Tomaz Aroldo da Mota Santos – UFMG
O primeiro encontro do semestre do seminário Universidade pública: inclusão, diversidade e qualidade, do Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822-2022, será realizado no dia 28 de agosto, tendo como conferencista convidado o professor Tomaz Aroldo da Mota Santos, ex-reitor da UFMG (1994-1998), que será homenageado na ocasião.

EDUCAÇÃO EM DEBATE

Trote e a decisão do conselho estudantil da UFMG sobre os alunos do Direito – Por Marcus Aurélio Taborda de Oliveira

A outra face da Alface – Iriana Nunes Vezzani  EXCLUSIVO

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Beatriz Cerqueira: Governo de Minas quer calar educadores. Veja por quê – Por Beatriz Cerqueira – Viomundo
Há anos, o Sindicato denuncia as precárias condições de trabalho do professor e dos educadores em Minas Gerais, a falta de estrutura física das escolas, a falta de vagas na educação básica, a destruição da profissão docente no Estado.

Leia mais.

AMÉRICA LATINA
Educar, objetivo esencial (La Nación, Argentina)
Unos 57 millones de niños están fuera de la escuela en todo el planeta. Ese número puede no sorprender si se tiene en cuenta que hay cerca de 7000 millones de habitantes en el mundo, pero debería.

Leia mais.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Antropólogas sofrem assédio durante trabalho de campo – Por Luiz Henrique Coletto – Blog Bule Voador
Nova pesquisa encontra alta incidência de assédio sexual e estupro entre mulheres realizando trabalho de campo antropológico.

Leia mais.

PESQUISA EDUCACIONAL
Interação entre Educação dos pais e filhos na determinação dos rendimentos do trabalho – Flavia Pereira Xavier e Elaine Meire Vilela
Neste artigo não construímos uma medida de origem de classe familiar como Beller (2009), mas estimamos separadamente os efeitos diretos do background paterno e materno e suas interações com a escolaridade dos filhos sobre os rendimentos.

OPINIÃO DO LEITOR

Participe do nosso Boletim enviando sua opinião ou comentário para o e-mailboletimpepb@gmail.com

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022
Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270-901
E-mail: 
 – Telefone: (31) 3409-5313

Coordenação – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago

EXPEDIENTE
Equipe Pensar a Educação em Pauta

O conteúdo dos textos publicados pelo Pensar a Educação em Pauta é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não expressa necessariamente as opiniões de seus editores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *