Ano 7 – Nº 240 / sexta-feira, 07 de Junho de 2019

EDITORIAL

Bolsonaro e o Infanticídio Estatal

Nos últimos dois séculos a humanidade construiu um arcabouço jurídico e um conjunto de práticas que visam a proteger as crianças das mais diversas agressões que sempre estiveram sujeitas ao longo da história. Esse movimento se intensificou ao longo da segunda metade do século XX, ancorado, sobretudo, na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) e na Declaração Universal dos Direitos das Crianças (1959), ambos documentos da ONU.

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NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 10 de junho vamos discutir sobre a proposta de reforma da previdência e e os impactos dessa reforma para a vida dos professores da Educação Básica. Segunda também tem a Agenda da Educação com os principais eventos da semana, a coluna Pensando Bem e a sessão especial Ciência e Tecnologia.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Associação de pós-graduandos da UFMG – Flávia Macedo e Gisseila Garcia
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 03 de junho, recebeu representantes da Associação dos Pós-graduandos da UFMG para falar da organização dos estudantes e pesquisadores da universidade.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Professor deve atuar como militante – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
Senhor Ministro é impossível não atuar como militante a favor da Verdade quando a verdade são milhões de crianças e adolescentes em escolas precárias, sem materialidade e sem professores.

Pedagogia, paisagem e patrimônio: aulas de excepcionalidade, representatividade e legitimidade – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
São paisagens naturais e culturais que protagonizam a premissa do desenvolvimento educativo sustentável.

Um seriado sob medida para cada público? Uma escola sob medida para cada indivíduo? – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
A centralidade das escolhas individuais pode intensificar os processos de precarização da formação de nossos estudantes (e aumentar as desigualdades!)

Ex-ministros se mobilizam para defender a educação – Educação em Pauta – Luciano Mendes O professor Luciano Mendes comenta o lugar da educação, e de eventos como o encontro de ex-ministros da educação, no processo de resistência aos atos do governo Bolsonaro.

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ENTREMEMÓRIAS
Na história de uma vida a História se constrói – Marilha de Lima Caetano – EXCLUSIVO
Na vida de uma criança, quando não há apoio familiar, todo o caráter, identidade e função social que esses pequenos indivíduos poderão ter um dia, podem ser comprometidos pela falta desse aporte.

LIVRE EXPRESSÃO
O indissociável afeto na escola do não autoritarismo – Ivane Laurete Perotti  – EXCLUSIVO
Desejei ser poeta para versar a experiência rica; desejei cortar a métrica das rimas para dizer aos alunos “emprestados” por uma aula, uma única aula… o quanto tornaram-se insubstituíveis.

PESQUISA EDUCACIONAL
Inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica: problematização de práticas e de percepções de docentes, discentes e coordenadores – Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva, Sonia Regina de Souza Fernandes, Reinaldo Matias Fleuri – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Unesp/Universidad de Alcalá)
Sob o enfoque da perspectiva omnilética, os depoimentos de estudantes e professores indicam que a inovação pedagógica implica em práticas interculturais e inclusivas que, por sua vez, são problematizadas na perspectiva decolonial.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
‘Não tem lógica dizer que as ciências sociais são inúteis’ – Projeto Colabora
Professor da UFRJ, Henri Acselrad diz que governo faz o oposto de ‘qualquer reflexão consistente, coerente e comprovada empiricamente’.

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EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Diretoria do Inep responsável pelo Enem está sem comando – Carta Capital
Entre outras atribuições, a diretoria é responsável pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

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​AMÉRICA LATINA
Nacional rechaza ataque contra profesor– El Tiempo – Colômbia
El director del Departamento de Antropología denunció haber sido víctima de un atentado este martes.

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PENSAR INDICA
Duas princesas africanas viajam no tempo para contar para as crianças histórias sobre a cultura do continente africano, usando brincos mágicos herdados de sua avó. É assim que duas jovens se apresentam quando levam o Projeto Adeola para escolas e ONGs paulistanas. A ideia é ensinar de forma lúdica um pouco da cultura e da história da África para as crianças.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Flávia Domingues – Com o objetivo de reconhecer práticas inovadoras de professores de todo o país, a rede Base2Edu, em parceria com a Bett Educar, lançam o Prêmio Professor Transformador. Profissionais das redes pública e privada podem submeter suas práticas pedagógicas inovadoras para concorrer ao prêmio que vai reconhecer os melhores professores de cada categoria.

Profa. Lívia Fraga – Prezados professores e alunos, divulgamos informações adicionais sobre atividade do DLA em parceria com o Nuh! da Fafich. Gênero sob ataque, que acontecerá, Sábado 08 de junho às 19h, no MIS Santa Tereza, R. Estrela do Sul, 89, Belo Horizonte.

Yolanda Assunção – O Prêmio Professor Rubens Murillo Marques é uma iniciativa para valorizar e divulgar experiências educativas inovadoras, propostas e realizadas por docentes dos cursos de Licenciatura na formação de professores para a educação básica. As inscrições seguem até o dia 29 de julho e irá premiar com R$ 20 mil as três práticas pedagógicas mais inovadoras.

OPINIÃO DO LEITOR
Hecilda em 01/06/2019 – (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 239 – 31/05/2019 –“TODAS AS CIÊNCIAS SÃO HUMANAS”)
A gente sente uma grande emoção ao ver povo na rua. É a mais constatação do exercício da cidadania. Dizer juntos que nossos direitos conquistados não podem ser desfeitos sob qualquer argumento por um desgoverno que se instalou no país.

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