Educação em debate, edição 240

Professor deve atuar como militante – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
Senhor Ministro é impossível não atuar como militante a favor da Verdade quando a verdade são milhões de crianças e adolescentes em escolas precárias, sem materialidade e sem professores.

Pedagogia, paisagem e patrimônio: aulas de excepcionalidade, representatividade e legitimidade – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
São paisagens naturais e culturais que protagonizam a premissa do desenvolvimento educativo sustentável.

Um seriado sob medida para cada público? Uma escola sob medida para cada indivíduo? – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
A centralidade das escolhas individuais pode intensificar os processos de precarização da formação de nossos estudantes (e aumentar as desigualdades!)

Ex-ministros se mobilizam para defender a educação – Educação em Pauta – Luciano Mendes O professor Luciano Mendes comenta o lugar da educação, e de eventos como o encontro de ex-ministros da educação, no processo de resistência aos atos do governo Bolsonaro.

Educação para todos, futuro para poucos – O Tempo
Limites aos sonhos estão além da sala de aula.

‘O ministro precisa dar as mãos para a educação’, diz nova reitora da UFRJ – O Globo
A reitora disse que vai lutar pelo desbloqueio de verbas e afirmou que o ministro da Educação , Abraham Weintraub, precisa “abrir o diálogo com a área educacional do país”.

Corte ou contingenciamento, quem está certo na guerra de narrativas da educação? – El País
Recurso usado em momentos de crise, o contingenciamento é prática comum nas administrações públicas. Mas pode se tornar um corte permanente se economia não melhorar

Financiamento da educação: mais gestão e mais recursos – Gregório Grisa (via Nexo)
Apenas garantir mais recursos, sem avaliações e metas rigorosas, mostrou seus limites entre 2005 e 2013, mas uma melhor governança não faz mágica onde ainda são necessários mais investimentos.

O que o PNE revela sobre os desafios da educação no país? – Jeduca
Possíveis pautas sobre o Plano Nacional de Educação podem abordar temas relacionados ao acesso e equidade, além do financiamento.

O Brasil por trás do cartaz de uma manifestação – El País
João da Silva foi fotografado em ato pela educação, no Rio, com um cartaz que mostrava a realidade de muitos jovens da periferia: foi o primeiro da família a ingressar em uma universidade pública.

Manifesto dos ex-reitores da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
Dirigentes de seis gestões anteriores conclamam a sociedade a defender Instituição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *