Texto comentário para sessão Raízes da 13° Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Cine Santa Tereza na cidade de BH no dia 20/03/24. Na ocasião foram exibidos os seguintes filmes:

Travessia (Brasil, 2017, 5 min, livre)

Filha Natural (Brasil, 2018-19, 16 min, livre)

Nossa mãe era atriz  (Brasil, 2022, 26 min, 12 anos)

Mãri Hi – A Árvore do Sonho (Brasil, 2023, 18 min, livre)

O que pode um corpo? (Brasil, 2020, 14 min, livre)
A poeira dos pequenos segredos  (Brasil, 2012, 20 min, 14 anos

O que pode um corpo?

Thiago Rosado

Pode afetar e ser afetado de várias maneiras (pra já chamar Spinoza e Deleuze para a conversa), pode olhar para Elvira dos Anjos, bisavó de Safira Moreira. 

Trazendo também Emicida pro papo: “nenguinho é o caraleo, meu nome é Emicida porra!” 

Babá é o caraleoooo, seu nome é Safira Moreira, babá é o caraleo, seu nome é Joana Angelica Moreira, Babá é o caraleo, seu nome é Maria do Carmo Lisboa, Babá de tarcisinho é o caraleo, seu nome é Elvira dos Anjos.

O que pode um corpo? Ecoar a liberdade! Um corpo pode agora tirar suas próprias fotos, fazer seu próprio filme, registrar suas próprias memórias do seu jeitinho, com a roupa chique de sair, com tempo suficiente e sem correria para ajeitar o black power do seu homem, com a mãe ajeitando o vestido da filha. O que pode um corpo negro? Tudo e tudo mais o que não se consegue imaginar ainda. Um corpo pode fazer várias travessias, mas do jeito que ele quiser e para onde ele quiser

Um corpo pode olhar pro passado e apontar pro futuro, pode olhar pras gaiolas nos cantos das fotografias e ver que a prisão e controle sempre foram fetiches e invenção do branco. 

Francisca é filha de quem? 

Um corpo pode ficar de pé, mas não para estar a serviço e o bel-prazer dos senhorzinhos que estão sentados.

Claudia Mamede descortina as fotografias de sua avó e de sua tataravó como se fossem um tesouro, porque de fato são. As umbigadas nos tempos fazem a gente se encontrar!

Um corpo idoso geralmente desprezado por todos por apenas ser idoso (pois a verdade é que tratamos muito mal os nossos mais velhos) pode de repente se ver não fazendo nada pós-aposentadoria  e decidir ser atriz simplesmente porque pode, mas além de poder, pode e faz bem! Ganha prêmio e vai pra Paris. Jay-z e Kanye West na música Ni**as In Paris (Negros em Paris) cantam: “Se você escapou do que eu escapei, você estaria em Paris enchendo a cara também”. E dona Zezé tá embriagada de felicidade, seu sorriso bonito denuncia sua alegria em estar na frente das câmeras. Sua presença é também uma presença de direção de cena, o que nós pesquisadores levamos anos e centenas de artigos e análises fílmicas para compreender, dona Zezé expressa no fazer e resume na fala: 

“depois que pega o espírito da coisa, aí vai” 

“se eu ficar virada pra lá não vou conseguir pegar na grade”

Jackie Brown, personagem do filme de Tarantino, é filmada de lado seguindo da direita pra esquerda na esteira de um aeroporto, dona Zezé também é filmada de lado andando pelas ruas de Contagem. As duas têm algo em comum: são espertas e perspicazes! A diferença é que Jackie Brown engana policiais e bandidos na ficção, dona Zezé enganou as contingências e medos para seguir feliz fazendo seus filmes. Ver a dona Zezé atuando dá uma vontade de atuar também!

Um corpo pode sorrir em meio a poeira dos segredos e nesse sorriso revelar as intenções de sair mundo afora. Um corpo tem direito de ir sem olhar pra trás.

Não precisamos dar conta de toda poeira do mundo para poder explorar o mundo, ter desejo já é suficiente. E lembrei da minha avó falando pro meu avô: “torce pra eu não morrer primeiro, porque se eu morrer antes você tá perdido!”

Um corpo pode ter memória, pode criar memória, pode não nascer morto, pode sonhar no mato e compartilhar conhecimento, um corpo tem direito à própria imagem, um corpo é tanta coisa e pode tanta coisa!

*Abaixo, podem ser encontrados os três filmes, que estão disponíveis online, e links com comentários dos realizadores dos outros três filmes que não podem ser acessados on-line.*

Travessia
Nossa Mãe Era Atriz
A poeira dos pequenos segredos
Mãri Hi – A Árvore do Sonho
Filha Natural
O que pode um corpo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *