Dia dos professores
Stella Barbara
No último dia 15 de outubro comemoramos o dia dos professores. A data é honrosa e merece ser lembrada e celebrada. E a reflexão que me veio à mente, nesta data, em meio a tantos “Feliz dia dos professores” foi: será que a sociedade sabe a sobrecarga que está sobre os professores. Quanta exaustão tem assolado os mestres da educação diante de tantas mudanças bruscas que o Sistema Educacional tem vivido.
E esse texto é um convite para você refletir sobre questões como a realidade das salas de aulas: turmas cheias e alunos com demandas específicas. A falta de gestão que muitas escolas enfrentam: adotando cobranças excessivas sobre os profissionais com prazos sempre cursos, alta demanda de serviço para ser realizada em casa. Grande interferência das famílias dentro das escolas: trazendo cada vez mais questionamentos inquietantes que é fortalecido pela falta de limites que a escola permite. Além dos baixos salários praticados. Tudo isso têm influenciado no papel do professor obrigando esses profissionais a se desdobrarem e atuarem além do seu papel formador.
Cabe às escolas e a sociedade em geral começarem a reconhecer a importância do professor e oferecer suporte emocional para que ele consiga desenvolver seu trabalho de maneira satisfatória e cuidar de sua saúde de forma integral. É possível criar um ambiente mais leve para esses profissionais. E que no próximo DIA DOS PROFESSORES possamos encontrar um cenário mais acolhedor e os professores verdadeiramente felizes!