Jornal 353

Vol. 20, Nº 353/junho de 2022 – sexta-feira, 24.

EDITORIAL

Sob alcunha de Morte!

Não foi e, para muitos ainda não é, suficiente que o atual ocupando do posto mais alta do Executivo Republicano  dizer que iria matar seus inimigos e destruir o Brasil, e de tudo fazer para conseguir este intento, para que eles e elas dissessem que  #EleNão faria algo de bom para a população. Preferiram abraçarem-se com um confesso genocida a colocar em risco o lucro certo, volumoso e fácil que sempre tiveram.

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PENSAR AO VIVO
O Pensar a Educação em Revista convida para a live de lançamento do novo número, que traz uma revisão bibliográfica sobre o tema Imprensa e História da Educação. A live ocorrerá no dia 28/06, às 19h, no canal do Pensar no YouTube, e contará com a participação de Rosana Areal de Carvalho (UFOP) e Raphael Ribeiro Machado (UFOP), autores/revisores do novo número da revista, além de Adriana Duarte Leon (IFSUL), Elaine Teixeira Pereira (Pensar a Educação em Revista) e Rita Lima Lages (Pensar a Educação em Revista). Participe!

Acesse a live aqui.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
A frente ampla que interessa é a de movimentos sociais – Aurélio Ferreira e Rudá Ricci – EXCLUSIVO
Nossa intenção é colocar em movimento a questão da urgência de se levar a sério, no Brasil, uma frente ampla capaz de mobilizar os anseios, sonhos, angústias, desejos, alegrias, a justiça em defesa daqueles e daquelas pessoas desprovidas de emprego, de casa, de educação, de comida e de tantos outros direitos constitucionais e humanitários.

Educação Não Formal, Divulgação Científica e Extensão Universitária: articulação necessária na formação de professores – Martha Marandino e Adriana Pugliese – EXCLUSIVO
Estudos indicam que documentos curriculares do período de 1990 apontavam para a promoção de práticas de formação do cidadão associadas às atividades extracurriculares. No entanto, há indícios de menções muito tímidas a atividades culturais e artísticas nas Bases Nacionais Comuns Curriculares de todos os níveis de ensino.

Povos originários do Brasil e o “circo de horrores” no Vale do Javari (AM) – Valter Machado da Fonseca – EXCLUSIVO
Os assassinatos de um dos nossos principais indigenistas Bruno Pereira e do militante da causa indígena, o jornalista britânico Dom Phillips no Vale do Javari na nossa Amazônia, além de um fato histórico-político, trazem em seu seio todo o simbolismo da grande causa indígena e todo seu mosaico cultural, histórico e social.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
A Comédia educa Atenas em Nuvens de AristófanesAna Maria César Pompeu – EXCLUSIVO
A mímesis está na origem da educação. De acordo com Aristóteles, na Poética 1448b5-8: “O imitar é congênito no homem (e nisso difere dos outros viventes, pois, de todos, é ele o mais imitador, e, por imitação, aprende as primeiras noções), e os homens se comprazem no imitado.”.

Des/figuração Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Vende-se / pacote de modelagem / beleza comercial / indústria, essa estética / fórmula padrão / notas em tela plana / braços de leilão.

Mayombe: “a fronteira entre a verdade e a mentira é um caminho no deserto” – Suelio Geraldo Pereira – EXCLUSIVO
Será que há mesmo uma fronteira entre a verdade e a mentira? Alguns seres humanos sabem onde se encontra esta fronteira? No senso comum há o ditado de que uma mentira dita muitas vezes se torna uma verdade, porém, não podemos acreditar tão fielmente nesses ditados.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
A quem interessa o ensino domiciliar? – José Heleno Ferreira – EXCLUSIVO
A escola é, inegavelmente, uma experiência fundamental para que os indivíduos desenvolvam o senso crítico, sendo confrontados e confrontadas com pontos de vista distintos, com experiências que lhes permitam ampliar seus horizontes.

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
Diversidade Sexual e Gênero no ambiente escolar: Grupo Videverso – Amanda Brandane Minari, Mizael Galbrian de Souza Costa, Felipe Gonçalves Campelo, Vinicius Alexandre, Érika Arantes de Oliveira-Cardoso e Manoel Antônio dos Santos – EXCLUSIVO
Com o intuito de pensar gênero e sexualidade no ambiente escolar, a Escola Pública Municipal João Nogueira, do município de Cravinhos-SP, procurou o Grupo de Ação e Pesquisa em Diversidade Sexual e de Gênero – VIDEVERSO para promover um debate sobre as questões de gênero e transexualidade, a partir de palestras e discussões direcionadas ao corpo docente.

EJA EM PAUTA
Boniteza e amorosidade: o bê-á-bá dos encontros e despedidas na EJA – Adelson França Júnior – EXCLUSIVO
A Educação de Jovens e Adultos é a modalidade de educação que mais intensamente vivencia os atravessamentos do tempo. Seja pela questão geracional que propicia a reunião de adolescentes, jovens, adultos e idosos num mesmo espaço, com ensejos muito próximos, seja pela flexibilização da carga horária curricular que precisa se adequar aos sujeitos cujo processo de escolarização não é a centralidade da vida.

ENTREMEMÓRIAS
Alimentando sonhosAline Mathias da Silva – EXCLUSIVO
O ensino sempre esteve presente na minha vida, porém não havia me dado conta disso. Minha mãe trabalhou a vida toda em escola como agente educacional, mais conhecida pelos alunos como “a tia da limpeza”. Sempre gostei de estar na escola com ela no turno inverso às minhas aulas.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
‘Estamos estagnados e até mesmo regredindo’ – CBN
De acordo com colunista, algumas metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação de 2014, para serem aplicadas em 10 anos, foram paralisadas e outras estão longe de serem cumpridas.

SP abre caminho para que profissionais sem formação adequada deem aulas no Ensino Médio – Carta Capital
No início do mês, a secretaria de Educação admitiu que 17% das aulas de ensino médio no estado não foram repassadas a professores.

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PENSAR INDICA
O terceiro episódio da segunda temporada do Programa Bibliografia Viva homenageia o professor e pesquisador Carlos Roberto Jamil Cury. O programa vai ao ar no canal do YouTube da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, no dia 24 de junho, sexta-feira, às 19h, horário de Brasília. O professor é considerado um dos pesquisadores mais influentes no campo educacional, sendo sempre citado em diferentes áreas, em cursos de graduação e pós-graduação, em conferências e simpósios.

A sua trajetória acadêmica foi sempre marcada pelo debate político em torno do acesso à educação básica, seus avanços e seus retrocessos no sentido de ser considerado um direito individual subjetivo e o quanto a exclusão marcou a luta pelo acesso à esse direito.

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TIRINHA
Desenho do Nando