Jornal 298

Ano 8 – Nº 298/ sexta-feira, 30 de outubro de 2020

EDITORIAL

A destruição do Estado
Neste momento, despois de destruídos os direitos trabalhistas e previdenciários, entre outros, o Governo Bolsonaro e seus aliados tramam, com todas as suas forças, a destruição pura e simples do Estado. Não se trata mais de uma “Reforma do Estado”, mas de seu desaparecimento, salvaguardadas, é claro, as forças necessárias à manutenção da ordem. A proposta de Reforma Administrativa, que acaba com as carreiras públicas, e o recém publicado decreto 10.530, ainda que revogado em seguida, nos dão uma clara demonstração do ímpeto destrutivo que está em marcha.

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NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO

No dia 02 de novembro, o programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil recebe a turma do Pensar Jovem: Fazer Sentido para mais um programa dedicado às eleições, onde as estudantes conduzirão um papo sobre Politica e Juventudes.

Segunda também teremos a sessão especial #MidanaEscola. Ao lado do professor Fabricio Lacerda, recebemos o professor Flavio Martins para falar sobre o uso de tecnologias no ensino de física.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.  

LIVE – PENSAR AO VIVO
Revisão Bibliográfica em Educação
Para marcar o lançamento da 20º edição do periódico Pensar a Educação em Revista e do ebook “Passando em revista: o que você precisa saber sobre sete temas em Educação”, o PENSAR ao vivo do dia 04 de novembro reflete sobre os processos de revisão bibliográfica. Luciano Mendes (UFMG/PEPB), Alexandra Silva (UERJ), Elaine Teixeira (UFSC), Ilka Mesquita (Unit) e Natalia Gil (UFRGS) batem um papo sobre pesquisa, edição e os desafios da publicação Pensar a Educação em Revista.

ENTREVISTA
Mulheres na política – Barbara Ferreira
Segundo estudo realizado pela ONU Mulheres e publicado em janeiro de 2020, a representação feminina no Congresso brasileiro é de 15%. Observando isso, um coletivo de mulheres jornalistas de Minas criaram em 2018 a “Campanha Libertas – Por mais mulheres na política”, que realizou uma cobertura jornalística independente das eleições daquele ano com foco nas candidaturas femininas. No programa do dia 26 de Outubro, refletimos sobre esse trabalho da campanha e a participação das mulheres em geral.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Educação: desafios para a vigilância da doença de Chagas – Lileia G. Diotaiuti – EXCLUSIVO
O Brasil teve grande protagonismo no desenvolvimento de metodologias para o controle da transmissão da doença de Chagas pelos barbeiros (transmissão vetorial), definindo uma estratégia de controle que foi adotada em diferentes países.

Crise sanitária só aprofunda fosso da desigualdade causada pela falta de um projeto de Estado para Educação – César Silva – EXCLUSIVO
Sem uma política clara para a educação em todos os níveis; sem um reconhecimento de que educação é um plano de Estado e não de governo; sem respeito à necessidade de investimento em estrutura, estamos enxugando gelo na constituição de uma nação justa e igualitária.

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EDUCAÇÃO EM DEBATE

Educação Museal na Pandemia: articulações frente aos desafios atuais – Martha Marandino e Andréa Costa – EXCLUSIVO
Um dos elementos-chave dos museus hoje é a discussão do seu papel como instituição cada vez mais “inclusiva”, em consonância com uma consciência cada vez mais forte com relação aos direitos humanos. Se por um lado tais direitos continuam sendo sistematicamente violados, as iniciativas das instituições museais têm sido cada vez mais fortalecidas.

Trocando o “pneu” do “carro” em movimento – Yure Gonçalves da Silva – EXCLUSIVO
Em tempos de pandemia, o que se torna ainda mais evidente é a necessidade de implementação de políticas públicas que atendam os anseios da população brasileira, equalizando as disparidades encontradas nos diversos extratos populacionais.

Não há o que comemorar no dia do servidor público – Carlos Martins Lopes – EXCLUSIVO
“Não pense que vim para construir; vim para destruir”, dizia o discurso de campanha vencedor nas últimas eleições presidenciais. O objeto da destruição é, precisamente, o Estado. Eliminar essa entidade significa privatizar, destruir serviços essenciais à imensa população que não tem condição alguma de pagar pela prestação de determinados serviços.

Quem tem medo da política partidária? – Wojciech Andrzej Kulesza – EXCLUSIVO
A presença dos docentes nas próximas eleições não se efetivará simplesmente pelo apelo demagógico dos candidatos, mas sim por sua identificação com aquelas propostas que fortaleçam seus planos de luta.

A automoção vai acabar com os empregos das/dos pobres e (quase) nenhum(a) candidato(a) ou sindicato fala disso – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
O Dieese aponta que 85 milhões de empregos serão extintos nos próximos 5 anos, por causa da automação, mas ninguém fala disso. E daqui 10, 15, 20 anos?

Além dos nossos muros – Gustavo Neves – EXCLUSIVO
Quando nos afastamos de toda a trama política, as palavras do presidente permanecem carregadas de uma textura polifônica e plurissignificante. Bolsonaro chegou a se referir ao que chamou de “Cristofobia”. Pois bem, será mesmo que podemos falar em Cristofobia no Brasil?

Título de eleitor: o carisma – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
Para o eleitor, o candidato carismático tem promessas totalmente exequíveis: nelas não existem defeitos, pois os defeitos são dos outros.

10 princípios em defesa da educação – Rede Comunica EducaçãoSociedades científicas lançam princípios em defesa da educação pública para as eleições municipais. Presente em todos os estados e no Distrito Federal, Rede Comunica Educação defende a escola pública e gratuita e a divulgação do conhecimento científico

Educação Quilombola e Indígena: conversa sobre diversidades
Com a chegada das eleições, é preciso refletir como as diversidades existentes dentro da educação devem pluralizar os saberes e aprendizagens e não alargar as desigualdades já existentes. Um ponto de atenção são os sistemas educacionais não tradicionais, como a educação indígena e quilombola. Para refletir sobre as necessidades e possibilidades desses sistemas, Vanessa Macêdo (PEPB), Paulo Vinicius da Silva (NEAB/ANPED/UFPR), Givânia Silva (ABPN/CONAQ/UnB) e Gilsney Xakriabá (liderança e Professor Indígena) bateram um papo para refletir sobre a construção de uma educação plural.

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ENTREMEMÓRIAS
Lembrar da escola não se restringe ao desempenho, são relações – Daniel Machado da Conceição – EXCLUSIVO
Situações que parecem banais, mas falam do tempo, do espaço e do desempenho pessoal, que podemos confundir com o mérito. Minha lembrança sobre a escola destaca a ansiedade em acelerar a etapa entre a escrita com lápis e a escrita com caneta esferográfica. De maneira semelhante, deixar de usar cadernos brochura para ostentar cadernos com espiral.

BICENTENÁRIO EM FOCO
“Falarei sobre a Magistratura”: Reforma no judiciário e felicidade aos povos! – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
A nossa Constituição de 1824, terrivelmente liberal, nasceu com problemas. E herdamos todos eles. Estávamos num momento de surgimento de nossas instituições e era fundamental que buscássemos corrigir problemas do Antigo Regime.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
Da poesia – Mariana Tabosa – EXCLUSIVO
Lutar com palavras, escrever, reescrever, sobrescrever, inscrever, descrever, transcrever. Fazer, enfim. Aproveitar que Platão nos expulsou da república, porque não éramos a verdade, para sermos a verdade, enfim.

Mudos de imaginação – onde mora a poesia? – Ivane Perotti – EXCLUSIVO
Enquanto os memoráveis tratavam do intratável, a Balduína-trem-Maria-Fumaça mostrou-se tensa, frígida, odorante. Quando as crianças, quase sem medo – quase, porque criança de hoje já nasce com medo na cacunda – tentaram empoleirar-se nos degraus convidativos, sentiram a retração na madeira pintada.

CONVITE À LEITURA
Maternidades plurais: os diferentes relatos, aventuras e oceanos das mães cientistas na pandemia – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
É preciso assegurar que o direito à maternidade e a maternagem seja respeitado em todos os ambientes de trabalho, e a universidade é parte disso.

Ensino de História com questões sensíveis – Elaine A. Teixeira Pereira Rita Cristina Lima Lages – EXCLUSIVO
20ª edição do periódico Pensar a Educação em Revista reflete sobre o Ensino de História com questões sensíveis e reúne textos considerados essenciais para a temática.

Escrita sobre a escrita em Clarice Lispector – Crônicas para todos: de Clarice e nós – Sabrina Cotta – EXCLUSIVO
“Escrever é uma maldição” ao mesmo tempo que é libertador. Todo paradoxo e contrassenso é bem-vindo; disso vive a arte literária.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
“Apesar de você, amanhã há de ser outro dia”: a escola e a reprodução da LGBTfobia – José Heleno Ferreira e Samuel José Santiago – EXCLUSIVO
O país que mais mata LGBT’s no mundo – o Brasil – reproduz o preconceito e a discriminação também na educação que, inserida nesse contexto, não está isenta das marcas do machismo, misoginia, racismo e LGBTfobia ainda hoje presentes em suas estruturas sociais.

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
Censura nas escolas no Supremo Tribunal Federal: avanços importantes, mas não uma solução definitiva – Juliana Cesario Alvim Gomes e Júlia Silva Vidal – EXCLUSIVO
Debates relativos a censura a ensino e material didático nas escolas se multiplicaram no âmbito municipal e estadual e chegaram, finalmente, ao Supremo Tribunal Federal (STF), por meio de mais de dez ações propostas perante a Corte.

EJA EM PAUTA
A EJA e o tempo das árvores – Pedro Lobato – EXCLUSIVO
Meu texto é um apelo para que possamos pensar em projetos de longo prazo, para que possamos contar com investimentos, para que possamos pleitear o melhor em termos de educação. Façamos o apelo pelo fortalecimento da EJA.

PESQUISA EDUCACIONAL
Pobreza e Mobilização de Capitais em Bourdieu – Marinette Santana Fraga – EXCLUSIVO
A tese objetivou identificar e interpretar as práticas cotidianas das pessoas em situação de pobreza para mobilizar capitais. Utilizou-se a pesquisa narrativa e análise sociológica de Bourdieu.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Educação à distância cresceu quase 5 vezes em uma década – CBN
Número de estudantes passou de 330 mil para mais de 1 milhão e meio em 10 anos. Apesar do aumento, colunista chama a atenção para as dificuldades de desenvolvimento deste modelo de ensino no país.

Como ensinar antirracismo para os alunos mais jovens? – Revista Educação
Os professores estão encontrando ferramentas para educar as crianças sobre o passado e o presente racista dos EUA de maneira adequada à idade.

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CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Qual o papel dos jovens na disseminação da COVID-19? – Unaí Tupinambás para Observatório da Comunicação Pública da Ciência
A repetição da mensagem de que os jovens estariam menos propensos a sofrer consequências graves da doença aumentou a circulação e exposição desse grupo ao coronavírus. Para o professor, é importante lembrar que não existem grupos imunes à doença – e que pessoas assintomáticas ou com sintomas brandos ainda transmitem o vírus a indivíduos mais vulneráveis.

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AMÉRICA LATINA
Coronavirus en la Argentina: cientos de padres y estudiantes pidieron por el regreso al aula – La Nación / Argentina
Los padres de alumnos de jardines de infantes, primarias y secundarias tomaron las calles en varios puntos del país. En la ciudad, la protesta comenzó, a las 17, con un grupo de estudiantes, docentes y padres, que se acercaron a la Plaza Jardín de los Maestros, enfrente del Ministerio de Educación de la Nación, para exigir la vuelta a las clases de todos los niveles educativos.

Reportaje: De pantallas a cartilla, la nueva realidad de la educación en Bolivia – Correo del Sur – Bolivia
Tras la clausura del año escolar, la realidad del proceso educativo virtual se cuenta en primera persona, entre megabytes, tarjetas y el dinero que no alcanza, pero con la crisis por la pandemia

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PENSAR INDICA
Para avaliar como escolas das redes estaduais do país estão desempenhando sua função na dimensão da proteção social, a pesquisa “Dimensão da proteção nas escolas das redes estaduais públicas durante a pandemia” busca definir como este papel está sendo cumprido no contexto da pandemia. O estudo é conduzido pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação (que coordena a plataforma Cada Criança), pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação e pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e tem por objetivo realizar uma escuta de estudantes e professores. É professor ou estudante de rede estadual? Sua participação é muito importante! Acesse o formulário.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Izabela Ferreira – O curso de Direito da Una Cidade Universitária, em parceria com a Comissão de Direitos Humanos da OAB-MG, promove no dia 04/11, o Seminário de Direitos Humanos, com discussões importantes acerca do tema no Brasil e no mundo, com renomados palestrantes.

Eliezer Costa – Entre os dias 3 e 6 de novembro, o Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco – APUBHUFMG+ – promove a 2ª edição da Semana Negra.  A atividade contará com mesas redondas, exibição de vídeo e atividade cultural. Falecido em 2020, o ex-reitor e professor, Tomaz Aroldo Mota Santos primeiro e único reitor negro da UFMG é o homenageado da Semana.

OPINIÃO DO LEITOR
Josiane Cristina Amorim da Silva
em 23/10/2020 (Convite a Leitura, edição 207, Sobre Cores e Botas na primeira pessoa). Olá, Alexandra! O seu texto é emocionante e me fez lembrar da minha tenra infância que apesar das diferenças observáveis em seu relato, percebi algumas similaridades…contarei essa breve história para as crianças em minha volta, tenho certeza que muitas delas se sentirão representadas.

Mônica da Conceição Gomes Silva em 23/10/2020 (EJA em Pauta, edição 297, A Educação de Jovens e Adultos em tempos de pandemia no contexto brasileiro). Boa noite Maria Marlete! Seu texto – e contexto – me fez lembrar das turmas de EJA que acompanho em Betim e dos desafios de tê-los conosco, com seus braços, abraços e bolos diariamente, com muita saudade e respeito. Tem sido para nós, educandos e educadores, tempo de desafios, pois a inabilidade com o mundo tecnológico também é nossa!

Magda Antunes em  24/10/2020 (EJA em Pauta, edição 297, A Educação de Jovens e Adultos em tempos de pandemia no contexto brasileiro). Ei, Maria Marlete! Fiz uma leitura atenta do seu texto é gostei muito. A sua escrita traz alguns situações difíceis enfrentados pelo povo humilde em relação a educação em tempos do COVID19. Você disse muito bem os mais pobres são e continuarão sendo os mais prejudicados nesse contexto. E o que dizer dos mais velhos que além de garantir o sustento dos mais jovens são abrigados de uma hora para outra lidar com a tecnologia. Essa pandemia destampou as desigualdades sociais. 

Adirson Teles em  24/10/2020 (EJA em Pauta, edição 297, A Educação de Jovens e Adultos em tempos de pandemia no contexto brasileiro). Olá, Marlete! Seu texto é um convite à reflexão e uma possibilidade para mudança de postura e entender a EJA como essencial para melhorar um pouco a realidade das pessoas não alcançadas pelo poder público ou até mesmo são ignorados e vivem à margem da sociedade.

Dalvit Greiner de Paula em 25/10/2020 (Bicentenário em Foco, edição 297, Quem decide o que ensinar? Manifesto docente contra a Liga de Educação Cívica). Muito boa a abordagem e o questionamento para qual civismo queremos. Pensar na Democracia significa também pensar um civismo que ponha o cidadão e a sociedade em primeiro lugar, respeitando e promovendo princípios republicanos. No nosso caso, professoras e professores, pensar e repensar nossos valores e nossas práticas. Parabéns!

Ana Rita Santos em 25/10/2020 (EJA em Pauta, edição 297, A Educação de Jovens e Adultos em tempos de pandemia no contexto brasileiro). Olá Marlete. Você trouxe reflexões pertinentes aqui. Como professora de EJA reafirmo dois aspectos que considero importantes e que a pandemia trouxe à tona de forma incisiva. O primeiro o espaço de convivência e seus desdobramentos como fator de aprendizagens e afetividades, que você aponta muito bem. O outro a necessidade urgente de os currículos atentarem para mais uma demanda, que se junta a tantas já vivenciadas por esses sujeitos conforme palavras suas, qual seja a inclusão digital dos estudantes de EJA. 

TIRINHA
Gilmar

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