Das (Im)Potências da Educação
O crescente investimento dos grupos antidemocráticos a favor do esvaziamento das possibilidades educativas da escola e, na mesma direção, a favor do controle do professor, propondo o cerceamento da ação docente, nos faz acreditar que esses grupos reconhecem na escola uma grande potência formativa, sendo capaz não apenas de definir identidades sexuais e de gênero das pessoas, mas também por formar sua perspectiva política e ideológica, e muito mais. Leia mais.
SEMINÁRIO ANUAL
O Pensar a Educação, Pensar o Brasil realizará no dia 27 de outubro mais um encontro do Seminário Anual “A Escola Básica interroga a Universidade”. A sétima conferência do ano recebe as professoras Lana Mara de Castro Siman (UEMG) e Ana Maria da Silva (RMEBH e Coordenadora da Escola Tempo Integral). O seminário que discute a relação entre a academia e os estudantes e educadores da Educação Básica já recebeu diversos pesquisadores e professores da educação básica este ano. Você pode conferir as conferências anteriores aqui.
A conferência do dia 27 de outubro será às 19h no Auditório Neidson Rodrigues, na Faculdade de Educação da UFMG. O debate terá transmissão ao vivo pelaRadio Web FaE e também pelo canal do Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil no YouTube. Outras informações no www.pensaraeducacao.com.br e pelo telefone: (31) 3409-5355.
NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
Fique atento às atrações do programa de rádio “Pensar a Educação, Pensar o Brasil” do dia 24 de outubro de 2016.
Você não pode perder mais uma entrevista da Série “Cidades”. Continuamos a discutir a vivência e as relações no ambiente urbano. No dia 24 de outubro vamos receber integrantes do Projeto RECIPIENTES – edifícios centrais em desuso. A iniciativa reúne alunos da Escola de Arquitetura da UFMG e busca dar visibilidade a espaços vagos que, devido sua localização, tem grande potencial para abrigar atividades e iniciativas temporárias, criando novas vivências com seu entorno e com a cidade. Segunda também tem Educação em Pauta com o professor Luciano Mendes, a Agenda da Educação, a coluna Pensando Bem e aSessão Especial Educação e Mídias.
Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM. Você também pode conferir os últimos programas aqui.
ENTREVISTA
No dia 17 de outubro, o programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil realizou entrevistas especiais dedicadas ao dia do professor. No embalo da Série Cidades, conhecemos duas experiências de educação de Belo Horizonte.
“Série Cidades: oportunidades para todxs” – Emerson Gonçalves e Libernina – Transenem
Nascido em 2015, o projeto Transenem recebe travestis e pessoas trans em aulas preparatórias para o ENEM. Para saber mais sobre a iniciativa, as vivencias e desafios em sala de aula, o Pensar a Educação, Pensar o Brasil conversou com o professor voluntário de química, Emerson Gonçalves, e com a aluna Libernina.
“Série Cidades: onde for preciso” – Estudantes e Professores do Cursinho Comunitário Dandara
A iniciativa, que trabalha em parceria com o Projeto Educafro, realiza aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio para moradores da Ocupação Urbana Dandara. O grupo é composto por professores voluntários. No programa do dia 17 alguns deles falaram desta experiência.
CONVITE À LEITURA
Formação Docente na UFMG: história e memória – Luciano Mendes, João Valdir e Nelma Marçal
Esta publicação é resultado do projeto integrado de pesquisa “Formação de Professores para a Educação Básica na Universidade Federal Minas Gerais: história, memória e modelos atuais”, financiando pela FAPEMIG e pelo CNPq. O objetivo central foi investigar o processo pelo qual a UFMG se constituiu como instituição formadora de professores para a educação básica, bem como os modelos de formação debatidos, elaborados e operacionalizados pela instituição ao longo de sua história.
Na último dia 14 o Pensar a Educação Pensar o Brasil lançou a Revista Brasileira de Educação Básica e o livro Formação docente na UFMG: história e memória, cuja apresentação foi compartilhada no Blog Pensar a Educação. Além disso, o post A Educação e a Imprensa – A Educação na Imprensa apresenta uma reflexão de como são fabricadas as notícias e quais as suas intencionalidades.
As razões econômicas para a MP 746/2016 – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Ao modificar o artigo 10 da lei 11.494/07, o legislador prioriza a “formação técnica profissional” e um possível “segundo percurso formativo” reservando os últimos lugares aos outros segmentos formativos como educação especial, indígena e quilombola e a educação de jovens e adultos, elencando-os como os últimos a serem pensados na distribuição de recursos.
Diversidade e Universidade: uma relação possível? – Cairo Mohamad Ibrahim Katrib – EXCLUSIVO
Neste contexto de mudanças, destaco que a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio da Pró-reitoria de Graduação, tem se movimentado para fazer com que as questões raciais, os direitos humanos e outros campos de possibilidade do exercício da alteridade e da diversidade sejam efetivados na forma de um trabalho significativo, capaz de promover uma educação mais humana e conscientizadora.
“Escolas ocupadas” – Educação em Pauta – Luciano Mendes de Faria Filho
A conversa do professor Luciano Mendes com o jornalista Vinicius Luiz dessa semana fala sobre o movimento de ocupação de escolas públicas em todo país. Já são mais de 500 escolas públicas ocupadas por estudantes que protestam contra a Medida Provisória que institui a reforma do ensino médio e contra a PEC 241. O professor destaque que as ocupações são sinal de que os jovens se interessam pela escola e querem ser ouvidos.
“Aos Educadores” – Pensando Bem – Beatriz Cerqueira
No ultimo sábado, lembramos mais uma vez o dia dedicado aos educadores, na coluna desta semana, Beatriz Cerqueira fala sobre esta data.
PLANOS DE VISTA
O PNE e os Ministérios Públicos de Contas – Carlos Henrique Tretel – EXCLUSIVO
Do lançamento da PLANOS DE VISTA até os dias de hoje, car@ leitor@, já convidamos à nossa roda de conversa membros dos mais diversos conselhos e comissões de educação. Além disso, encaminhamos a todos esses membros semanalmente, só para que você fique sabendo um pouco mais da dinâmica desta seção, a edição de momento do PENSAR A EDUCAÇÃO EM PAUTA, objetivando que, se um dia assim desejarem, por aqui conosco interajam, já que de nosso interesse conhecer bem seus pontos de vista, bem como, aliás, o de todo e qualquer segmento.
ENTREMEMÓRIAS
Entre o privado e o público: memórias da gênese do segundo grupo escolar de Rio Verde/GO (1947-1961) – Maria Aparecida Alves Silva – EXCLUSIVO
A pesquisa sobre a gênese e desenvolvimento do Grupo Escolar César Bastos, em seus primeiros quatorze anos de funcionamento (1947-1961), possibilitou indicar algumas conclusões que servem de subsídios para o estudo da questão educacional de Rio Verde/GO, bem como do contexto goiano e brasileiro no período em apreço.
JACOMINI, Márcia Aparecida; PENNA, Marieta Gouvêa de Oliveira. Carreira docente e valorização do magistério: condições de trabalho e desenvolvimento profissional. Pro-Posições, Campinas , v. 27, n. 2, p. 177-202, Aug. 2016 .
Com o objetivo de problematizar facetas das condições de trabalho dos professores da educação básica no Brasil e seu desenvolvimento profissional, utilizaram-se dados da pesquisa “Remuneração de professores de escolas públicas de educação básica: configurações, impasses, impactos e perspectivas”, realizada em 12 estados brasileiros e suas capitais.
Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas se manifesta contra Corte de Bolsas pelo CNPq – FCHSSA
O Fórum enviou carta ao Presidente Interino do CNPq, Prof. Marcelo Marcos Morales, se manifestando contra o Corte de Bolsas de Produtividade em Pesquisa e chamando a atenção para o quanto estes cortes poderiam comprometer ainda mais o Sistema Nacional de C&TI, já fragilizado por sucessivos cortes de verbas nos últimos anos.
Em nota, Conselho Universitário da UFMG avalia como ‘desastrosos’ os efeitos da PEC 241 sobre as instituições públicas de ensino superior – Notícias UFMG
De acordo com o comunicado, “a aprovação da PEC 241 implicará a diminuição dos recursos públicos e, consequentemente, o recuo na política de expansão e melhoria da qualidade do ensino superior nas instituições, afetando o ensino, a pesquisa e a extensão, bem como a permanência de número significativo de jovens, oriundos da escola pública e de grupos tradicionalmente marginalizados na sociedade”
Docentes esperan explicación de la Contraloría tras recibir pago ‘a medias’ – La Prensa, Panamá
El Meduca informó a la Unión de Educadores por la Calidad de la Educación que no recibieron el pago completo porque la Contraloría no puede pagar más de 3 mil 500 a los funcionarios.
O mini-curso “Pesquisa em Cultura Popular: autonomia, pluralidade e contemporaneidade” será ministrado por Francisco van der Poel (Frei Chico) e pela mestra Lira Marques. Durante o curso, serão discutidas formas de se pesquisar a Cultura Popular, sob uma perspectiva humanista, preconizando a agência dos sujeitos na construção de sua própria identidade cultural. O evento será, nos dias 25, 26 e 27 de outubro, das 14h às 18h, na sala de teleconferência da FaE/UFMG. As inscrições já estão abertas pelo site do programa: www.ufmg.br/saberesplurais. Haverá a emissão de certificado.
Matheus da Cruz e Zica – I Seminário do Grupo de Estudos “Porta Macau: literaturas, línguas e culturas” (CNPq). USP – Dias 24 e 25 de outubro de 2016
Camila Flecha – Lançamento do livro: O trabalho escolar e a matriz curricular por descritores – Ilton de Oliveira Chaves Jr.
Lançamento do livro: Por mãos alheias: uso da escrita na sociedade colonial – Silvia Rachi
Bruna Erlandsson – IX Workshop de Editoração Científica
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Fabiane Gai Pereira em 15/10/2016 (SEÇÃO ESPECIAL – Edição 140 – 14/10/2016 – Professor Solanka e a docência contemporânea/ Roberto Rafael Dias da Silva)
Excelente reflexão, Prof. Roberto!!! Inspiração para reinventar a docência neste mundo de tantos desafios!
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TIRINHA
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Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022
Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago
Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense e Luciano Mendes
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