Jornal 308

Ano 9 – Nº 308/ sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

EDITORIAL

Do Direito à Escola ao Direito à Educação

É urgente que retomemos a discussão sobre o direito à educação como a garantia das condições de acesso ao bem estar e à formação humana íntegra, integral e integrada. Isso significa, certamente, a garantia do direito à escola e a tudo aquilo que a instituição, na contemporaneidade, pode oferecer. Mas é muito mais do que isso! É a garantia do direito ao cuidado, à saúde, à leitura, ao livro, ao cinema, ao teatro e a todas as artes; e não apenas para usufruir, mas na sua produção e circulação das mais diversas formas.

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NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
Finalizando a série de retrospectiva da educação em 2020, que contou com a participação de pesquisadores, professores e estudantes, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil dessa, segunda-feira, conversa com a presidente do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro/MG), Valéria Peres Morato Gonçalves. 

Segunda-feira, também, tem a Agenda da Educação com os principais eventos da semana e a sessão especial Mídia na Escola, abordando temas relacionados à escola, COVID-19 e às aulas remotas.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

LIVE – PENSAR AO VIVO
Paulo Freire, ontem e hoje
Dando início às comemorações do centenário de Paulo Freire (1921 a 2021), o Pensar ao Vivo realiza, no dia 24 de fevereiro, às 17h, no canal do Pensar a Educação, Pensar o Brasil, no YouTube, a primeira de várias ações. Dessa vez, tematizando, refletindo e homenageando a vida e obra de Paulo Freire. Mediada por Luciano Mendes, a live “Paulo Freire, ontem e hoje” se debruça sobre a obra e os conceitos de Freire, percebendo a atualidade de suas ideias.  Haverá emissão de certificados para os participantes.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
2020 foi um ano perdido para a educação?Cleiton Donizete Corrêa TerezaEXCLUSIVO
Com as escolas fechadas, as redes adotaram, mesmo sob críticas, o ensino remoto emergencial. Como era previsto, os entraves foram muitos: insuficiência de equipamentos, ausência de boa conexão de internet, lacunas na formação dos educadores, dificuldades de organização de estudantes e familiares, dentre outros. 

A vida como ela se tornou com a nova cultura do home office em tempos de isolamento social – Evelyn de Almeida Orlando – EXCLUSIVO
As tecnologias de poder, como já nos chamou a atenção Foucault, se refinaram. Não estou dizendo que a modalidade do trabalho remoto não tenha suas vantagens. De fato, até encontramos algumas. Mas, antes de tudo, essa modalidade precisa ser uma escolha e não uma imposição.

Comunitarismo e Educação para a Cidadania: início de conversa – Antonio Carlos Will Ludwig – EXCLUSIVO
Segundo Fernando Bárcenas, os comunitaristas defendem, em primeiro lugar, que os indivíduos se socializam em comunidades, dentro de um contexto histórico e social, o qual proporciona a eles uma identidade coletiva: a cidadania. A favor desta colocação essencial, Bárcenas assevera que a teoria política liberal encara a vida coletiva como algo não social, desmembrada e dissociada. 

Trabalho docente em comunidades empobrecidas e os desafios do ensino remotoFlávio Gonçalves de Oliveira e Renata Duarte Simões – EXCLUSIVO
Essa perspectiva tem contribuído para a precarização do trabalho docente e negado aos estudantes em situação de pobreza e extrema pobreza o acesso ao conhecimento, já que o alcance do ensino remoto nas comunidades empobrecidas apresenta-se deficitário, dada a intensa exclusão digital que é mais uma face do processo de exclusão social.

Agimos sem considerar os outros?Emiliano Gambarotta – EXCLUSIVO
A Covid-19, com seu modo de transmissão e sua consequência pandêmica, que se expressa nos dados de infecções e óbitos diariamente relatados, coloca nosso vínculo social como questão de primeira ordem.

A anulação dos corpos na modernidadeTiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
A reflexão sobre a anulação dos corpos não deixa de ser antropocêntrica (pois falo de corpos humanos), mas suas causas e consequências dizem muito sobre o tipo de mundo que estamos (nós, humanos) forjando.

BICENTENÁRIO EM FOCO
O conturbado ano de 1922: as obras contra as secas e as comemorações do Centenário da Independência na ParaíbaLuiz Mário Dantas Burity – EXCLUSIVO
Para construir um futuro moderno é preciso antes revisitar o passado. Foi essa a operação que os intelectuais e políticos paraibanos empreenderam na comemoração do centenário da Independência.

Histórias de professores(as) e da escola na Parahyba do Norte  – Lays Regina B. M. M. dos Santos – EXCLUSIVO
Contar histórias sobre a atuação de professores e professoras e as estratégias que utilizaram ao longo do exercício da profissão é um caminho promissor para contar a história da educação brasileira. 

EDUCAÇÃO E LITERATURA
A mancha da sorte – insubstância da morte – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Exercitava a invisibilidade até chegar à escola. O portão sem tinta esperava-o como um abrigo da sorte. Fuga da morte. Alçapão do destino. Oásis no tempo e na vida. Era um menino de sorte. Muita sorte. A escola barrava a morte.

A importância da leituraTayrine Batista – EXCLUSIVO
O ato da leitura de livros narrativos pode fazer o ser humano ter um aperfeiçoamento lógico. Autores como Agatha Christie, Dan Brown e Arthur Conan — autor de Sherlock Holmes — levam o leitor ao desenvolvimento prático do pensamento crítico e lógico para resoluções de reviravoltas nas histórias. 

De Kipling a Guimarães RosaPaulo Cezar Santos Ventura – EXCLUSIVO
Meu pai me ensinou a ler quando eu tinha cinco anos de idade. Não tendo muito acesso a livros, ele era eletricista e lavrador, eu lia tudo que aparecia em minha frente: revistas, jornais, gibis e livros emprestados.

CONVITE À LEITURA
Quem é Antonieta de Barros? Um convite à leituraAlexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
É preciso escrever para diferentes públicos. É preciso levar para muito além dos pares, a pesquisa e o conhecimento produzidos nas universidades públicas brasileiras.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
O vírus do medo é também o vírus da mobilizaçãoRafaella Fortini Grenfell e Queiroz – EXCLUSIVO
Se o novo coronavírus veio com sua capacidade de provocar estragos com tamanha brevidade, veio também com habilidade recorde de despertar coragem, união e mobilização em muitos de nossa sociedade.

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EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
O Bom Combate de Educadores e Educadoras FreireanosRuan Debian – EXCLUSIVO
Por meio de uma educação emancipatória, Freire não somente alfabetizou incontáveis pessoas, mas proporcionou condições para que homens e mulheres, através da leitura do mundo, escrevessem suas próprias histórias.

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
Formação em gênero e sexualidades nas licenciaturas: para que serve?Rafael Siqueira de Guimarães – EXCLUSIVO
Ainda que tenhamos uma produção acadêmica primorosa no Brasil, este assunto nem sempre fez parte do espaço de formação e é desesperador para uma professora ou um professor em início de carreira perceber-se participante de situações que excluem pessoas gênero ou sexo dissidentes da escola, por desinformação. 

EJA EM PAUTA
Podem os sujeitos da EJA falar?  A EJA  e a escrita de siMaria Marlete de Souza – EXCLUSIVO
Ao socializar suas experiências de vida, os sujeitos da EJA expõem os graves problemas sociais da nossa sociedade, assim como a autora e escritora negra, Carolina Maria de Jesus, que guardava sua fala no papel para, um dia, mostrá-la aos que vinham de fora na obra Quarto de Despejo – Diário de uma favelada.

ENTREMEMÓRIAS
Bastidores: por trás de onde tudo começouBruna Vanzuita – EXCLUSIVO
Acredito que a escola é fundamental para todos os indivíduos. Foi na escola que construí minha autonomia e cidadania.

LIVRE EXPRESSÃO
PalavrasRaphael Machado  – EXCLUSIVO
Inventadas. as palavras. comunicam.

Lucca Gomes Souto,presente! – Tarcísio Mauro Vago
Nota de falecimento de Lucca Gomes Souto. Estudante da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Minas Gerais.

PESQUISA EDUCACIONAL
Educação pelas águas do Rio Sabará e o Museu do Ouro/Ibram – Isabella Carvalho de Menezes e Ivangilda Bispo dos Santos – EXCLUSIVO
Nessas ações, busca-se abarcar uma educação que contemple vários espaços de sociabilidade ao considerar a água enquanto patrimônio natural e cultural com importante valor histórico na conformação urbana do município de Sabará.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Escolas sem água para lavar as mãos ou onde falta ventilação: professores temem falta de estrutura no retorno – G1
Cerca de 2 milhões de docentes devem voltar às salas no país com o esquema híbrido (parte em classe, parte on-line) de ensino. Professores estão em 17º e 18º na fila no plano nacional de imunização. 

Lei de Cotas ainda não cumpriu seu objetivo e precisa ser renovada em 2022, diz reitor da Zumbi dos Palmares – Estado de Minas
Regra que reservou vagas para negros, indígenas e estudantes de escola pública perde a validade no próximo ano. 

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CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Ciência na escola pública simboliza resistência a ataques e ao desmonte – Rede Brasil Atual
Apesar das políticas de desvalorização, escolas driblam dificuldades e produzem pesquisa de qualidade reconhecida. Segundo reportagem do site Rede Brasil Atual, isso ficou claro durante a cerimônia virtual do 2º Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher, promovido pela SBPC. 

Financiamento da ciência brasileira está ameaçado por veto do Executivo – Blog Ciência & Matemática via O Globo
Artigo assinado por Ana L. Chies Santos (UFRGS), Andreza de Bem (UnB), Marcelo A. Mori (Unicamp) e Raquel Minardi (UFMG), sobre a campanha #cienciasalva, em defesa da liberação dos recursos para CT&I. 

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AMÉRICA LATINA
Plantean modalidad de educación híbrida – La Nación/Paraguai
Para el director de Becal, Federico Mora, la pandemia nos obliga o nos da la oportu­nidad de comenzar un nuevo capítulo en la educación, con múltiples desafíos estructu­rales, porque es una realidad latente la existencia de una brecha digital y de conectivi­dad por falta de infraestruc­tura en el sistema educativo paraguayo.

Los desafíos para una educación de la sexualidad en Colombia – El Espectador/Colômbia
Los profesores, las profesoras y orientadoras que apuestan por una Educación Integral de la Sexualidad en Colombia, en ocasiones, son estigmatizados, no cuentan con apoyo y batallan en medio del tabú. A eso se suma un ingrediente adicional: la pandemia ha torpedeado muchos de los proyectos que llevaban a cabo.

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PENSAR INDICA
A Universidade de Loughborough, em Londres, na Inglaterra, em parceria com o Instituto Ubíqua no Brasil, vai realizar um ciclo de debates em celebração pelo centenário de Paulo Freire. A Fala de abertura será do Teólogo e Escritor Frei Betto no dia 09 de março e de encerramento do Ailton Krenak, líder Indígena, no dia 24 de março. As inscrições são gratuitas. Para saber mais clique aqui

INDICAÇÃO DO(A) LEITOR(A)
Mônica Abranches
– O projeto Minas Faz Ciência, da FAPEMIG, lança o terceiro volume do e-book Mulher faz Ciência, com perfis de dez pesquisadoras brasileiras. O objetivo da publicação, disponível para download gratuito, é inspirar jovens mulheres, despertar o interesse delas para a carreira científica e valorizar o trabalho de cientistas do sexo feminino. A proposta é apresentar profissionais atuantes em diferentes áreas, que também representem as mulheres em sua diversidade. Acesse aqui

João Victor OliveiraSELEÇÃO DE BOLSISTA. Está aberto o processo de seleção de bolsista para o projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822-2022. O processo irá selecionar 1 bolsista de extensão, na modalidade “Ações Afirmativas”. Para saber mais, clique aqui

OPINIÃO DO(A) LEITOR(A)
Franceline Rodrigues Silva em 12/02/2021 (EJA em Pauta, Edição 307, Desejos, (re)começos e possibilidades de currículo na EJA). Sensível texto e experiência, Daiana!

Izaú Gomes em 13/02/2020 (EJA em Pauta, Edição 307, Desejos, (re)começos e possibilidades de currículo na EJA). Lindo relato de um lindo e sensível trabalho que você tem, Daiana! O desejo é parte fundamental do currículo e também parte do desejo de uma professora para transformar e valorizar essas outras experiências de vida. Obrigado pelas reflexões!

Maria Marlete de Souza em 13/02/2021 (EJA em Pauta, Edição 307, Desejos, (re)começos e possibilidades de currículo na EJA). Daiana, Como você, também sou apaixonada por uma história bem contada, principalmente se for uma história da vida real, de si, autobiográfica. Parabéns pelo texto.

Izaú Veras Gomes em 17/02/2021 (EJA em Pauta, Edição 307, Desejos, (re)começos e possibilidades de currículo na EJA). O desejo é parte fundamental do currículo, inclusive o desejo docente por uma educação transformadora e sensível. Ele mobiliza essas vontades de uma educação que acolhe, que é dialógica, amorosa, essa vontade de lutar pela qualidade da educação pública. Continue Lendo.

TIRINHA
Armandinho