Educação para e pelo Brasil: a rota do Jornal Pensar a Educação em Pauta

Sandra Regina Sanches Ribas

Inicialmente organizado sob a forma de um clipping, com o objetivo de reportar o que era noticiado pelas mídias digitais nacionais, o então Boletim Pensar a Educação em Pauta, integrante do projeto de Pesquisa Ensino e Extensão “Pensar a Educação, Pensar o Brasil, 1822-2022” era produzido semanalmente, enviado por e-mail para os assinantes e hospedado no site do projeto.

Durante a graduação em pedagogia pude participar, como bolsista de iniciação científica, do Projeto “Pensar”, como costumamos chamar carinhosamente, mais dedicadamente junto ao clipping. O boletim cresceu e tornou-se “Jornal”, agora com uma rede de articulistas que produzem textos exclusivos que são distribuídos em suas 20 seções, integrando uma teia de pensadores dos quatro cantos do país e do exterior.

Organizar semanalmente a coluna Educação pelo Brasil, buscando fontes variadas, com o objetivo de oferecer ao leitor um panorama ampliado do que acontece sobre e na educação do Brasil, é uma tarefa de atualização profissional e principalmente pessoal, pois como educadora vejo que é indissociável da prática docente estar atenta ao que acontece.

Passados 300 números do lançamento do “Boletim”, temos muitas razões para comemorar, entre elas a conquista de um espaço de reflexão, questionamento e divulgação científica. Fortalecendo os pilares Ensino, Pesquisa e Extensão, o Jornal Pensar a Educação em Pauta atua de modo a congregar para sua lide, bolsistas, professores e egressos, criando um ambiente formativo que suscita o despertar de novos autores, dentro e fora do projeto, oportunizando a publicação das falas para além da academia e provocando comunidade, escola, docentes e alunos a repensar a educação para o século XXI.


Imagem de destaque:  Kimberly Farmer / Unsplash

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