Educação em debate, edição 228

A educação dos jovens no Brasil: alguns desafios para 2019 – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
Dentre os inúmeros desafios a serem enfrentados para nossa sociedade, no decorrer deste ano, a educação segue ocupando um lugar privilegiado, sobretudo aquela dedicada aos nossos jovens.

@MaterialDeLeitura – Maria G. Lara – EXCLUSIVO
Passando alguns minutos numa rede social, além de fotos de cachorro, tutoriais de receitas e postagens de bom dia, não é difícil encontrar pessoas que utilizam essas plataformas para falar das pautas que importam pra elas e isso tem atraído cada vez mais leitores

Alexandre Frota e o pinto no lixo – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
Para começar o ano de 2019, apesar de todas as coisas toscas que vem acontecendo no país – e não me furto de nenhuma delas – resolvi tentar entender porque o ator de filmes pornográficos Alexandre Frota foi eleito deputado federal.

Era uma vez, um ser no tempo e no espaço: reflexões sobre as redes educativas nos tempos físico, fisiológico e filosófico – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
O presente trabalho propõe um caminho a partir de reflexões sobre os tempos físico, filosófico e fisiológico no entendimento das redes da vida no planeta.

As disputas no MEC – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Na coluna dessa semana, a jornalista da Rádio UFMG Educativa Aliciane Gonçalves conversou com o professor Marcos Taborda sobre as disputas dentro do MEC e seus impactos no dia a dia da educação.

Confusão no MEC – de novo… – Avaliação Educacional
Luiz Carlos de Freitas comenta a saída dos alunos de Olavo de Carvalho do MEC

Saída de pupilos do MEC escancara queda de braço entre Olavo de Carvalho e militares – Folha de São Paulo
A saída de quadros ligados a Olavo de Carvalho do Ministério da Educação marca novo patamar na queda de braço travada entre o guru do bolsonarismo e militares que compõem o governo.

A fábrica de ilusões – Estadão
Ensino superior precisa de visão de futuro, regras claras, mais flexibilidade e mais transparência.

Alfabeto nordestino – Correio
Nosso “abecedário nordestino” é mais do que uma variedade linguística não culta. Ele é legítimo, precede o outro e é tão bom – ou melhor – para alfabetizar.

Pensamento crítico e colaboração são mais importantes que fórmulas de matemática na educação do século 21, diz especialista do MIT – BBC
Conteúdos tradicionais como matemática ou mesmo mais novos, como linguagem de programação, de nada adiantam se forem ensinados sem aplicação no mundo real e sem ensinar as crianças a raciocinar.

Falta de estrutura e de formação impede tecnologia nas escolas – O Globo
Professores questionam políticas que não consultam comunidade escolar

A política das cotas e o mérito – Ciência e Matemática (O Globo)
Dando acesso aos melhores alunos das escolas públicas, a política de cotas melhora a qualidade dos jovens formados e aumenta a competitividade do país.

As demissões no MEC. E a disputa interna no governo – Nexo
Ministério da Educação é palco de embate entre ex-alunos de escritor Olavo de Carvalho, militares e técnicos, em meio a exonerações e remanejamentos de funcionários

Estudo de filosofia no ensino médio é vital, defende Renato Janine Ribeiro – Instituto Net Claro
Para filósofo, matéria ajuda adolescentes a enfrentarem questões cruciais dessa fase da vida

Ideologia nas escolas ? | por Carlos Roberto Jamil Cury (PUCMinas/UFMG) – Anped
A escola tem uma função política:  o exercício da cidadania.

Novo presidente da Capes reitera importância do ensino superior para a educação básica – Jornal da Ciência
Anderson Ribeiro Correa afirmou que sua gestão será pautada por planejamento institucional e prometeu trabalhar para aumentar o orçamento do órgão.

Ética na educação, desigualdade e violência – Correio 24 Horas
“Nos dias de hoje, exige-se que as escolas valorizem a formação para o mercado de trabalho. Isso enfraquece a importância da subjetivação, da formação ética, de valorização da vida e do aprender a conviver”

Militarização das escolas pode confundir educação com segurança pública – Rede Brasil Atual
Para especialistas, política defendida pelo governo de Jair Bolsonaro não resolve os problemas da educação, custa caro e vai na contramão das metodologias discutidas em todo o mundo

CENPEC lança nota técnica sobremilitarização da escola pública – CENPEC
Documento questiona objetivos da medida e aponta contradições entre o modelo de escolas militares e o acesso universal à educação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *