O Jornalismo chegou à escola: e agora?

Karla Vidal

Livro orienta estudantes a assumir uma postura de investigação como se fossem jornalistas

Outubro é o mês dos professores e, com ele, chega ao cenário da educação um importante lançamento, o livro Mídia e Jornalismo na Escola: explorando a criatividade em sala de aula, escrito pelo jornalista e professor Marcio Gonçalves. A obra lançada pela editora Pipa Comunicação é gratuita, será distribuída em formato digital e chega para atender ao campo jornalístico-midiático da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Mídia e Jornalismo na Escola tem 4 capítulos distribuídos em 88 páginas. O livro começa falando da educação para o uso da informação e das mídias. O capítulo 1 traz informações sobre a natureza do jornalista investigador. O capítulo 2 vai direto ao ponto e apresenta o jornalismo no universo escolar. Afinal, o campo jornalístico-midiático é apontado na Base Nacional Comum Curricular como parte do conteúdo que escolas de todo o País, públicas ou privadas, precisam abordar no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio. O capítulo 3 convida os estudantes a desenvolverem o espírito investigativo dos jornalistas ainda na escola.

“A formação de leitores críticos é o que mais esperamos para as novas gerações de estudantes. Toda a sociedade ganha quando os cidadãos se tornam mais conscientes e críticos diante da informação que produzem e consomem”, destaca o autor Marcio Gonçalves.

O capítulo 4 orienta os leitores, tanto os professores como os estudantes, a colocar a mão na mídia. O livro reúne algumas sugestões de atividades práticas que permitem aprender enquanto se cria mídia e conteúdo, no papel de autores críticos. O professor terá nesse capítulo um conjunto de recursos conectados com a BNCC para estimular a autoria, a autoexpressão, a criatividade e a resolução de problemas. Entre os recursos estão atividades desenvolvidas pela equipe do Jornal da Criança, uma das iniciativas de jornalismo feitas para crianças no Brasil mencionadas na obra. “Com certeza, as propostas que listamos no livro também levarão diversão ao processo de ensino-aprendizagem”, conclui Marcio.

O leitor ainda vai se surpreender com as dicas e os exemplos de projetos de educação e mídias que o autor levou para o livro. Com prefácios de Marcelo Lopes, diretor pedagógico da Foreducation Edtech, e de Carolina Apolinário, psicóloga educacional, Mídia e Jornalismo na Escola chega na hora certa em que é preciso discernir as mensagens com sabedoria para fugir da desinformação e não cair em fake news.

Um presente para professores e professoras de todo o país
Mídia e Jornalismo na Escola tem um história curiosa. Surgiu a partir de uma troca de e-mails entre o autor e os editores em 2021. O que antes era um simples artigo com 10 páginas se transformou num e-book planejado para ser o melhor amigo dos docentes que desejam levar o jornalismo para suas salas de aula.

“Tanto eu como Marcio integramos o time de educadores multiplicadores do Educamídia, programa liderado pelo Instituto Palavra Aberta e criado para capacitar professores e engajar a sociedade no processo de educação midiática dos jovens. Quando Marcio compartilhou o artigo por e-mail, notamos de imediato um grande potencial para um livro. Trabalhamos juntos num processo intenso de edição que começou em abril e culminou no livro pensado para ser uma experiência de leitura não só útil como agradável para professores”, afirma Karla Vidal, editora da Pipa Comunicação que também ilustrou o livro com colagens que despertam para as possibilidades do envolvimento de crianças e jovens com as mídias.

Ao identificar a relevância do tema, tanto autor como editores decidiram pela distribuição gratuita e descomplicada como um presente especial para o Dia dos Professores.  A partir de 15 de outubro o livro ficará disponível para download na Livraria da Pipa com apenas um clique. Distribuída a partir de uma licença Creative Commons, a versão digital de Mídia e Jornalismo na Escola pode ser compartilhada e distribuída em grupos de professores e estudantes por todo o país.

Sobre o autor
Marcio Gonçalves é Professor com bacharelado em Jornalismo e licenciatura em Comunicação Social, além de possuir mestrado e doutorado em Ciência da Informação. Atua como consultor em Tecnologias Educacionais, facilitador do Programa Educamídia, colunista do Jornal da Criança e organizador da Semana da Mídia na Escola. Também é estudante na segunda graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É Google Certified Innovator e autor do livro-caixinha Inteligência Digital publicado pela Editora Matrix.

SERVIÇO
Lançamento do livro Mídia e Jornalismo na Escola: explorando a criatividade em sala de aula

Autor: Marcio Gonçalves
Ano de publicação: 2022
Editora: Pipa Comunicação
Edição: Karla Vidal e Augusto Noronha
Link para download: https://bit.ly/midiaejornalismonaescola


Imagem de destaque: Galeria de imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *