O fazer pedagógico e os conhecimentos ambiental-ecológico, antropológico, cultural, econômico, filosófico, histórico, linguístico, político, psicológico e sociológico

Vagner Luciano de Andrade

Novos formatos pedagógicos, que vão para além da tradicional sala de aula, se consolidam na contemporaneidade. Novas formas de possibilidades de ensinar e aprender se materializam como as atividades de turismo estudantil. Pensar a função social da educação e do gestor/a escolar implica problematizar a instituição escolar atual na tentativa de se construir a escola ideal. Nesse processo, a articulação entre os diversos segmentos que compõem a escola e a criação de espaços e mecanismos de participação são prerrogativas fundamentais para o exercício do jogo democrático, na construção de um processo de gestão democrática. E quando se fala em gestão democrática, fala-se no PPP – Projeto Político-Pedagógico. A construção do PPP da instituição de ensino atende a uma identidade específica da mesma, contemplando tanto as estruturas administrativas e operacionais, quanto pedagógicas. Sendo assim, o objetivo principal é contribuir para a formação do aluno enquanto sujeito de direitos e deveres e, portanto cidadão crítico, criativo, participativo e responsável em sua realidade local. Convém ressaltar que, ao longo da construção desse projeto, cada instituição deve ser vista como única e dotada de uma individualidade ímpar a ser considerada por todos os sujeitos envolvidos no processo educativo, seja a equipe pedagógica, administrativa, os próprios alunos e a comunidade que a cerca. Neste sentido, o diagnóstico real da escola e da realidade social onde ela está inserida deve ser observado e inserido na construção do PPP, de forma a atender as demandas necessárias e, portanto, reais. A escola alicerça-se basicamente nos pilares antropológicos (a coletividade), linguísticos (o outro) e psicológico (eu mesmo) da formação humana e inserção sociocultural pleiteando novas relações e conexões interdisciplinares.

O projeto longe de ser algo aparentemente exasperante é uma ferramenta exequível para a reformulação do papel escolar frente à realidade imposta. O PPP, portanto, pode ser considerado como o principal documento norteador das práticas escolares da instituição e, na medida em que envolve todos os segmentos que compõem a escola e a comunidade escolar. Com o intuito de observar e conhecer a forma de organização da instituição realiza-se a análise teórica dos aspectos relevantes que compõem um PPP, no sentido de proporcionar um contato amplo com esse documento buscando analisar suas premissas e prerrogativas legais. A base estrutural do PPP deve priorizar as Relações interdisciplinares entre ecologia, geografia e história no âmbito do Fazer Pedagógico, construindo novos saberes de forma entrelaçada:

Alunos do Ensino Médio em observação de um pelourinho, com Museu do escarvo de Belo Vale, ao fundo. Foto: Vagner Luciano de Andrade (2018)

Conhecimento Ambiental-Ecológico
Diagnóstico Ambiental da escola e entorno visando conhecer aspectos locais relacionados às áreas naturais que não sofreram nenhum processo de interferência humana, às áreas verdes remanescentes do processo de urbanização, o clima e sua relação com a cobertura vegetal, as formas do relevo e a vegetação original e suas características bióticas e abióticas;

Diagnóstico Hídrico da escola e entorno com caracterização das bacias hidrográficas locais com seus córregos, afluentes, nascentes e principais ameaças aos recursos hídricos, decorrentes do processo expansivo dos bairros;

Conhecimento Cultural
Diagnóstico Cultural da escola e entorno caracterizando as áreas de lazer, recreação e entretenimento e sua relação com o meio ambiente, a produção local de artesanato e sua relação com os materiais recicláveis, a cultura local, os grupos culturais e as manifestações populares.

Conhecimento Econômico
Diagnóstico Econômico da escola e entorno referenciando atividades ligadas à agropecuária, à indústria, comércio e serviços, estabelecendo relação com consequentes impactos ambientais decorrentes destas atividades.

Conhecimento Filosófico
Diagnóstico Educacional da escola e entorno localizando escolas públicas e privadas, da educação infantil ao ensino médio, considerando também ensino técnico profissionalizante, ensino superior e núcleos de EJA – Educação parta Jovens e Adultos e projetos educativos de relevância social e ambiental para a sociedade.

Conhecimento Histórico
Diagnóstico Histórico da escola e entorno retratando o histórico do uso e ocupação do solo na região, com listagem dos bairros antigos e sua história comunitária, bem como espacializar o patrimônio histórico material e imaterial remanescente na área.

Conhecimento Político
Localidade e Mapeamento da escola e entorno apresentando um mapeamento localizando os bairros inseridos dentro da Sub-Bacia e Micro-Bacia (perspectiva local), com encarte localizando-a na Bacia Hidrográfica maior (perspectiva global). Este mapeamento local, bastante didático e denominado MPBH – Mapeamento Pedagógico da Bacia Hidrográfica tem por objetivo referenciar os pontos de análise sociais e ambientais do diagnóstico do PPP, dimensionando-os na região.

Diagnóstico Urbano da escola e entorno com dados sobre a arborização urbana, a infraestrutura urbana, a limpeza urbana, o trânsito local e índices de poluição sonora e atmosférica, o transporte coletivo por ônibus, o transporte individual e demais aspectos ligados à urbanização e as políticas públicas.

Conhecimento Sociológico
Diagnóstico Social da escola e entorno com referências sobre a alimentação, as áreas de risco social e geológico, a questão da segurança pública, as condições de moradia e os índices de acesso ao trabalho. Apontar níveis de inclusão e justiça social, bem com eventuais problemas.

Diagnóstico Sanitário da escola e entorno com levantamento da distribuição de água potável, drenagem pluvial e rede de esgoto, bem como a coleta e destinação do lixo. Apresentar a localização de unidades de saúde e hospitais, a ocorrência de doenças de veiculação hídrica e principais vetores e por último as ações de saneamento ambiental, suas dimensões e importância.

Alunos do Ensino Médio em observações na Serra do Cipó, com ocupação desordenada ao fundo. Foto: Vagner Luciano de Andrade (2018)

Assim o levantamento sistêmico e interdisciplinar da escola e de seu entorno não somente ajudarão na sistematização dos saberes pedagógicos aplicados à localidade local como permitirão enxergar melhor as múltiplas interfaces com a comunidade, construindo um PPP integrado e sistêmico conectado á sua realidade, potencializador de transformações nesta realidade. A análise de Potencialidades descrevendo outros projetos de educação ambiental e demais projetos sociais, bem como listando e localizando as unidades de conservação, como parques e áreas de preservação ambiental, instituídas por lei e a análise de Problemáticas apresentando pontos de assoreamento, erosão e mineração, índices locais de desperdício água, de alimentos e energia elétrica, listando inclusive problemas relacionados à especulação imobiliária e a poluição ambiental: do ar, hídrica e sonora. Os números de aulas semanais das disciplinas do núcleo comum e da parte diversificada são a partir desta abordagem requalificados no sentido de se transpor os conteúdos tradicionais para fora da sala de aula, para o contexto da comunidade e, portanto da coletividade na qual os alunos se inserem transformando-os em agentes.


Imagem de destaque: Alunos do Ensino Médio em caminhada por Ouro Preto, com Igreja de São Francisco de Paula ao fundo. Foto: Vagner Luciano de Andrade (2018).

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