Vagner Luciano De Andrade

Possui graduação em Geografia e Análise Ambiental pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2007), graduação em Ciências Biológicas – Faculdades Integradas de Ariquemes (2018) e graduação em História pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2017). Atualmente é guia de turismo/microempreendedor individual – I9 -Turismo Estudantil e assistente técnico da educação básica do Governo do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Metodologias em Ciências e Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: promoção da cidadania, qualidade de vida, expansão urbana, patrimônio histórico e ecologia.

O dia do índio num contexto de reafirmação escolar: para nunca esquecer Galdino Pataxó

Tamara Angélica Felix Lana Vagner Luciano de Andrade Passados vinte e dois anos da morte do Índio Galdino Pataxó em Brasília, é momento para reafirmar e legitimar a educação indígena, no contexto do ensino básico, em todas as escolas urbanas…

Se o campo não roça, a cidade não almoça! Se o campo não planta, a cidade não janta!

Repensando os Anos Iniciais na formação do Educador Camponês  Vagner Luciano de Andrade A pedagogia, a ciência formadora de profissionais aptos a atuarem em diferentes níveis de ensino é um relevante espaço de discussão teórica do conhecimento educacional objetivando efetiva revisão…

Parque ou praça: a educação ambiental e a redescoberta da natureza na cidade

Vagner Luciano de Andrade Visando amortecer a expansão das cidades, grandes áreas verdes urbanas se tornam espaços públicos que agregam educação, preservação, entretenimento e lazer. A Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) – constituindo-se de treze municípios no entorno da…

Era uma vez, um ser no tempo e no espaço: reflexões sobre as redes educativas nos tempos físico, fisiológico e filosófico

Vagner Luciano de Andrade Historicamente as áreas naturais do planeta foram humanizadas e degradadas. Exercitando o trabalho educativo em rede, é preciso compreender as conexões sob novas óticas e perspectivas. O presente trabalho propõe um caminho a partir de reflexões…

Ensino, paisagem e patrimônio ferroviário: a memória escolar contrária à perda das referências da comunidade

Vagner Luciano de Andrade Art. 1º – A memória das paisagens de entorno de escolas públicas mineiras e suas nuances precisa ser resgatada. Educandários são pequenos palácios do saber frutífero e da memória coletiva. Este texto versa brevemente sobre a…

Ribeirão das “Trevas” e a desconstrução dos estereótipos em Neves

Vagner Luciano de Andrade Ao se iniciar esta reflexão evidencia-se a aplicabilidade da fala de Mário Sérgio Cortella, quando ele afirma que o conhecimento serve para encantar as pessoas e não humilhá-las. Antropologicamente, “estereótipo” é um conceito infundado, frequentemente depreciativo: uma…

Estudando o barroco mineiro nas paisagens de Ouro Preto

Vagner Luciano de Andrade   Nesta semana se completam 204 anos da morte de Antônio Francisco Lisboa, o Grande Aleijadinho (29/08/1730-18/11/1814), a cidade turística de Ouro Preto se adapta a uma nova realidade: os atrativos turísticos, entre capelas, igrejas e…

Brasilidade, festas populares e saberes escolares: uma interseção necessária a partir da Lenda Urbana da Maria Papuda

Vagner Luciano de Andrade Lídia Costa*   Os festejos, mais que simbólicos, portanto intencionais, no âmbito da rica e diversa cultura popular, expressam múltiplos conteúdos cada vez mais diretos e expressivos. O presente texto busca brevemente relacionar festas populares e…

Elos de integração na educação: um futuro entre diferentes atores holísticos

Vagner Luciano de Andrade Os primeiros agrupamentos de homens na luta diária pela sobrevivência eram holísticos e necessitavam de uma compreensão do todo para viver. Foi assim no começo da história humana, quando nas cavernas quebravam nozes com o uso…

Breve análise das relações pedagógicas entre biologia, ecologia, geografia e história no âmbito do turismo

Vagner Luciano de Andrade O presente texto aborda sinteticamente a educação, a identidade, a natureza e o patrimônio enquanto pilares interdisciplinares do turismo sustentável na contemporaneidade. Se levarmos em conta que a ideia básica do turismo seja o deslocamento dos…