Vagner Luciano De Andrade

botafogo321@yahoo.com.br

Bacharel em Geografia e Análise Ambiental pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2007), graduação em Ciências Biológicas – Faculdades Integradas de Ariquemes (2018) e graduação em História pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2017),  Mestre em Direção e Consultoria Turística pela Universidad Europea Miguel de Cervantes (UMEC, Espanha). Atualmente é guia de turismo/microempreendedor individual – I9 -Turismo Estudantil e assistente técnico da educação básica do Governo do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Metodologias em Ciências e Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: promoção da cidadania, qualidade de vida, expansão urbana, patrimônio histórico e ecologia.

 

Observar para absorver o mundo: A Filosofia como forma de leitura e apropriação da sociedade

Vagner Luciano de Andrade   Essencialmente, pensar os textos/contextos atuais é primordial para se repensar a ordem social vigente. Os questionamentos inerentes ao homem e sua vida em sociedade perpassam pela Ágora e pela democracia ateniense e por nomes como…

É muito nunca para uma vida tão curta: por uma educação militante e jamais militar

Vagner Luciano de Andrade   Ao entender a partir de um caso da minha história pessoal, registro que a educação, principalmente em tempos pretéritos falhou em seu comprometimento e direcionamento para com o ser humano em sua essência. Paralelamente ao…

A percepção (imagem/paisagem) do lugar expressa em desenhos: relato do processo ativo e criativo

Vagner Luciano de Andrade Fernanda Aparecida Peixoto* Como diria um provérbio de autoria desconhecida, “vamos falar das crianças, é delas este paraíso que estamos a destruir. O Éden existe e está no coração das crianças. Se está lá, está salvo”.…

Tú te tornas eternamente responsável por aquilo que consomes: contextualização didático-pedagógica sobre lugares e paisagens

Vagner Luciano de Andrade Fernanda Aparecida Peixoto* Vende-se uma encantadora propriedade nas áreas mais abençoadas da região. Lá, diante da mais bela paisagem, se pode ouvir o canto dos pássaros, que revoam sobre o perfume do arvoredo. Cortado por um…

Educação para a afetividade, diversidade e sexualidade: por uma paisagem cultural homoafetiva?

Vagner Luciano de Andrade Vivemos o absurdo dos milhares de retrocessos que assustam a cada dia. A “ditadura” voltou com aval de muitos brasileiros. Como diria certa ministra: “inicia-se uma nova era no Brasil, onde menino veste azul e menina…

A reinvenção de Brumadinho depois da tragédia: reentrâncias de uma paisagem turística e educativa

Vagner Luciano de Andrade Juliana Barros Pereira* A escola deve se preparar metodologicamente para nunca esquecer a barragem rompida em 25 de janeiro de 2019, em Córrego do Feijão. A discussão pedagógica sobre e Tragédia de Brumadinho perpassa por diálogos…

Minas Gerais no contexto curricular da educação básica: cultura, ecologia e mineridade

Vagner Luciano de Andrade Alexandre Gomes Nick*   Educar pressupõe uma análise fenomenológica de formação de agentes socioculturais: Desde que o homem se humanizou, diferenciando-se dos demais seres vivos, o planeta não foi mais o mesmo. Assim as diferentes paisagens…

O dia do índio num contexto de reafirmação escolar: para nunca esquecer Galdino Pataxó

Tamara Angélica Felix Lana Vagner Luciano de Andrade Passados vinte e dois anos da morte do Índio Galdino Pataxó em Brasília, é momento para reafirmar e legitimar a educação indígena, no contexto do ensino básico, em todas as escolas urbanas…

Se o campo não roça, a cidade não almoça! Se o campo não planta, a cidade não janta!

Repensando os Anos Iniciais na formação do Educador Camponês  Vagner Luciano de Andrade A pedagogia, a ciência formadora de profissionais aptos a atuarem em diferentes níveis de ensino é um relevante espaço de discussão teórica do conhecimento educacional objetivando efetiva revisão…

Parque ou praça: a educação ambiental e a redescoberta da natureza na cidade

Vagner Luciano de Andrade Visando amortecer a expansão das cidades, grandes áreas verdes urbanas se tornam espaços públicos que agregam educação, preservação, entretenimento e lazer. A Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) – constituindo-se de treze municípios no entorno da…