Movimentos de resistência e educação

O Pensar ao Vivo apresenta nesta quarta-feira, dia 31 de março, às 17 horas a live “Movimentos de resistência e educação: reflexão e lutas” com a presença de professores e pesquisadores do movimento anarquista. A proposta é conversar sobre resistência em meio ao cenário de encolhimento do campo político e democrático no país e quais as consequências desse cenário para os movimentos libertários a partir do prisma das questões de gênero, de classe e raça.

 

Sobre os convidados: 

Rogério Zeferino é graduado (1992) e mestre (1996) em Ciências Sociais pela  Universidade Federal da Paraíba e doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). É professor da Universidade Federal de Campina Grande. Pesquisa movimento operário, imprensa operária e anarquismo.

Rogério de Castro é bacharel e licenciatura em História (1997), mestre em Literatura Brasileira (2002) e doutor em Educação (2014) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É professor titular do Colégio Pedro II, onde leciona no ensino básico e na especialização em ensino de História da África e em licenciaturas.

Ana Cláudia Ribas é graduada em História – licenciatura e bacharelado – pela Universidade Do Contestado (UnC), mestre em História do Tempo Presente pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e doutora pelo programa Interdisciplinar em Ciências Humanas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisa gênero, mídias e cultura anárquica, corpo e sexualidades e religiosidades. Atualmente é gestora escolar pela Secretaria de Educação do estado de Santa Catarina.

Ivan de Souza Ribeiro é graduado e especialista em História e mestrando em Educação pela UNESC. É integrante e fundador do ACR ( Anarquistas contra o racismo) e idealizador Maio Negro (atualmente sendo executado pela UNESC). Um dos fundadores e vice-presidente do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial em Criciúma.

A anfitriã da live é Vanessa Macêdo. Vanessa é Historiadora, Mestre e Doutora em Educação. Integra a coordenação do Programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822-2022 e desde 2017 é editora executiva da Revista Brasileira de Educação Básica.

A Live “Movimentos de resistência e educação: reflexão e lutas” será no dia 31 de março, às 17h, no canal do Pensar a Educação Pensar o Brasil do YouTube (www.youtube.com/pensaredu). Haverá emissão de certificados para os participantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *