Memórias do Grupo Escolar Dr. Fernando Alexandre – Ituiutaba–MG – Beatriz Aparecida Ribeiro da Silva

Memórias do Grupo Escolar Dr. Fernando Alexandre – Ituiutaba–MG

Beatriz Aparecida Ribeiro da Silva

 

135

Fonte: Arquivo da Escola Estadual Fernando Alexandre

 

Segundo o Regimento da instituição de ensino, o Grupo Escolar Dr. Fernando Alexandre foi criado pelo Decreto n0 8.407 de 24 de Junho de 1965, assinado pelo Governador do Estado Dr. José Magalhães Pinto, publicado no diário oficial de Minas Gerais em 25 de Junho de 1965.

O Grupo Escolar Dr. Fernando Alexandre recebeu esse nome em homenagem ao ilustre prefeito de Ituiutaba, no início da república brasileira. Dr. Fernando Alexandre Vilela de Andrade, natural do município de Canápolis, nascido a 30 de outubro de 1873, filho de Antônio Alexandre Vilela de Andrade e Rita Hermelinda Vilela de Andrade, foi engenheiro pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro, turma de 1895, e casou-se com Dona Umbelina de Oliveira Carvalho a 16 de junho de 1900. Recém formado, passou a dirigir sua fazenda quando os platinenses foram buscá-lo para formar na chapa do P.R.M. de Vila Platina (hoje Ituiutaba).

As obras efetuadas, presentes nas atas na gestão de Fernando Alexandre, se destacam em todos os setores necessários para o desenvolvimento da Vila Platina como, por exemplo, a instalação da linha telefônica para Uberlândia, acompanhando a rodovia feita pela companhia Mineira Auto Aviação Intermunicipal. Pelos seus feitos no início do século XX, Fernando Alexandre se destaca pela administração em Vila Platina.

A construção do Grupo Escolar Dr. Fernando Alexandre foi motivada pelo cumprimento de uma das metas de pesquisa proposta no plano Trienal da Educação (1963-1965): a expansão do ensino primário. Esse plano representou a síntese do Plano Nacional de Educação de 1962, ambos resultantes de um conjunto de intenções do poder público para contornar ou suprir a carência de escolas para todos, em especial para os menores oriundos da camada popular.

Sabe-se que o Grupo Escolar foi instalado em 1967, uma parte em prédio próprio, e outra em prédio alugado.  No dia 15 de fevereiro, passou a funcionar unicamente em estabelecimento próprio, em condições precárias, não satisfazendo os preceitos de segurança, higiene e saúde. Sua estrutura era metálica, o que trazia ao cotidiano da escola problemas relativos ao calor intenso, à insegurança na construção, à fragilidade em toda estrutura e, consequentemente, ao trabalho do professor.

O município de Ituiutaba se apresentava na época com uma economia relevante no Estado de Minas Gerais, sendo considerada a “Capital do Arroz”, mas isso se contrastava com a realidade educacional, apresentando uma taxa significativa de analfabetismo. Assim, a criação de Grupos Escolares na época com uma estrutura pré-estabelecida (prédios pré-fabricados de metal), visava diminuir essa taxa de analfabetismo, ressaltando também a necessidade que o mercado de trabalho demandava de sujeitos que soubessem ler e escrever.

O Grupo Escolar foi criado no Regime Militar, o que representou um dano para educação pública, visto que a prioridade desse regime foi a escola particular, sendo ela fortalecida mediante a previsão de meios de substituição do ensino oficial gratuito por bolsas de estudo. Assim, o Estado Militar transfere a responsabilidade da educação pública para os municípios e favorece a educação privada.

A criação do Grupo Escolar Fernando Alexandre se deu em uma região periférica, com condições precárias de ensino e acesso, onde havia uma população carente que não tinha condições de frequentar outros grupos escolares devido à falta de transportes, entre outras dificuldades enfrentadas. Salientamos também as dificuldades enfrentadas pelos professores, relativas ao acesso à unidade de ensino e às condições precárias de trabalho, tendo que realizar campanhas para manutenção do mesmo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *