Vol. 57, Nº 391/agosto de 2023 – sexta-feira, 18.
EDITORIAL
Sociedade inclusiva por meio da educação
A educação é a base fundamental de uma sociedade, pois prepara os jovens para os desafios do futuro e para a construção de um mundo melhor. No entanto, uma educação que é realmente impactante vai além de salas de aula convencionais; ela é inclusiva por natureza, valorizando a diversidade em todas as suas formas. Hoje, é necessário que a educação inclusiva não seja apenas discutida, mas também colocada em prática em todos os níveis do ensino.
COLETÂNEA: EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Desafios da inclusão na Educação Básica – Ingrid Ludimila Bastos Lôbo – publicado originalmente em 07/09/2016
Os diferentes movimentos sociais que surgiram na década de 80 apresentaram uma série de demandas sobre a necessidade de transformações políticas, sociais, culturais, econômicas e educacionais. Dentre esses movimentos, destacaram-se as mobilizações em prol dos direitos das pessoas com deficiência.
A interlocução necessária entre escolas especiais e escolas inclusivas – Romerito Costa Nascimento – publicado originalmente em 22/08/2017
É necessário dizer que este texto não tem a pretensão de se posicionar contra ou a favor desta ou aquela modalidade de ensino, mas buscará refletir sobre o que se pode retirar da relação entre estes dois “universos”. Lugares de conhecimento importantes que, certamente, darão o tom no aprendizado do Estudante com deficiência.
Educação Inclusiva – publicado originalmente em 21/09/2017
Na educação brasileira os anos de 1980 e 1990 foram marcados pelas palavras de ordem “educação democrática” e “educação para a cidadania”. Pretendia-se com elas, dentre outras coisas, demarcar uma educação que contribuísse para a superação do autoritarismo que marcou a Ditadura civil-militar e, ao mesmo tempo, formasse os sujeitos para a “invenção democrática” da sociedade, para utilizar uma expressão do Claude Lefort
Psicanálise e Educação Inclusiva: Conversação com professores da classe regular e do Atendimento Educacional Especializado – AEE – Rosilene de Brito Vasconcellos e Sarah Caroline Guedes Cardoso – publicado originalmente em 08/11/2017
A Educação Inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, que tem como objetivo garantir o direito de todos os alunos ao acesso à escola regular e à aprendizagem, incluindo aqueles que constituem o público alvo da Educação Especial (PAEE) – sujeitos com deficiência(s), sujeitos com Transtornos Globais do Desenvolvimento/TEA (Transtorno de Espectro Autista) e sujeitos com Altas Habilidades/Superdotação.
Jovens com deficiências levam seus relatos ao seminário da AMR – Maria G. Lara – publicado originalmente em 31/08/2018
No dia 21 de agosto, a Associação Mineira de Reabilitação (AMR) realizou em Belo Horizonte o Seminário Tecendo Práticas Inclusivas na Educação, com o objetivo de fomentar reflexões sobre as articulações entre os ideais de inclusão e a educação dentro e fora da escola. O encontro reuniu representantes da AMR, pesquisadores, pessoas com deficiência e seus familiares.