Ano 9 – Nº 316/ sexta-feira, 16 de abril de 2021
EDITORIAL
Saudação ao Cortejo da Vida!
Como tem sido praxe neste governo da República, nas últimas semanas temos acompanhado os processos de destruição dos órgãos de Estado e das políticas públicas que, ao longo das últimas décadas, nos ajudaram a qualificar a educação brasileira. O Programa Nacional de Livro Didático – PNLD, o ENEM, a CAPES, o INEP… Isso para não dizer o MEC inteiro, tudo está sendo destruído, ou, o que é pior ainda, sendo movimentado para dar guarida a interesses de grupos privados e/ou reacionários que representam o que há de pior no país.
PENSAR DE FÉRIAS
Em função do calendário de Férias da UFMG, o projeto Pensar Educação, Pensar o Brasil e suas diversas ações entram em recesso no dia 19 de abril. As atividades do projeto retornam no dia 10 de maio. Até lá, aproveite para visitar nossos sites e explorar o conteúdo que temos produzido.
EDUCAÇÃO EM DEBATE
A vida de Anyky e a Pedra de Exu: Por que contamos nossas histórias de opressão? – João Victor da Fonseca Oliveira – EXCLUSIVO
A morte tem sido a nossa companheira. Não que não fosse, mas, sem intervalos, ela não dá o espaço necessário de que tanto precisamos para ajeitar a casa. Como aquela visita indesejável que não sabe a hora de se despedir.
História, solidariedade e o Dia da Mulher Moçambicana: narrativas que educam – Ivangilda Bispo dos Santos e Jacqueline Maia dos Santos – EXCLUSIVO
O dia 07 de abril é uma data comemorativa para celebrar as mulheres de Moçambique, evidenciando a relevância delas na construção nacional, além de remeter ao dia que Josina Machel morreu após dedicar sua juventude em prol da luta de libertação nacional, quando integrava o movimento Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO).
A solidariedade como objeto pedagógico – Rafael Muller – EXCLUSIVO
Normalmente, a defesa de uma situação apolítica por aqueles desconhecedores do tema se baseia no louvor à junção de iguais, uma parcela bastante seletiva da política: a busca de semelhanças para agregar. Esquecem-se, frequentemente, de seu segundo elemento essencial: a valorização de diferenças o suficiente para o exercício da tolerância.
A leitura como prática de negação da realidade em época de pós-verdade – Carlos André Martins Lopes – EXCLUSIVO
O negacionista não é apenas aquele que nega as evidências. Ele é também um apaixonado militante em prol da demolição de tudo aquilo que constitua marcas de verdade, de evidências.
Lições de Domingo – Aleluia H. L. Teixeira – EXCLUSIVO
Aquele que pratica uma religião dirá ao seu filho que não será possível ir ao local onde congregam, mas a fé continua. Só fica difícil dizer ao filho que não há comida, pois, nesse caso, a fome irá continuar.
Populações quilombolas e indígenas: Empreendedorismo e a exploração da vida – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Numa crise estrutural de um mundo que sofre com a hegemonia do sistema financeiro, com países que se impõem como imperialistas (subjugando outros) e da crescente repressão a alternativas que subvertem essa hegemonia, a palavra EMPREENDEDORISMO encontra terreno fértil para ser implantada na mente em sonhos com uma vida mais digna, mais autonomia e liberdade.
Por que idiotas não podem assumir cargos públicos? – Aurélio Alves Ferreira – EXCLUSIVO
O idiota, em seu sentido originário, é aquele que, mesmo tendo o direito de participar da assembleia e contribuir para a tomada de decisões, ele mesmo, de forma autônoma, decide não participar. Mas, quais são os motivos que o distanciam da assembleia? Da praça pública? Uma vez que era ali, naquele espaço que cada cidadão poderia fazer uso dos seus direitos e lutar pela deliberação de algo de interesse comum? Aí está o grande problema do idiota.
BICENTENÁRIO EM FOCO
Democratização do acesso à Universidade no Brasil independente: a história da moradia estudantil no Rio Grande do Sul – Fabiana Pinheiro da Costa – Marcos Luiz Hinterholz – EXCLUSIVO
Há no silêncio sobre a história das moradias estudantis um caminho investigativo no qual se pode apreender muito sobre as lutas e a capacidade de mobilização pelo acesso e permanência de diferentes grupos sociais nas universidades brasileiras.
A aula da professora Malvina Tavares: cenas da escola pública do passado e seus ecos nos horizontes do tempo – RS – Dóris Bittencourt Almeida – EXCLUSIVO
No tempo em que Malvina se dedicou ao magistério, insistia-se na formação do cidadão republicano como horizonte a ser perseguido pela escola. Nas grandes cidades, o Estado investia em algumas poucas edificações escolares com a marca da monumentalidade.
EDUCAÇÃO E LITERATURA
A lógica das batatas – literatura para quê? (Parte II) – Ivane Perotti – EXCLUSIVO
A escola merecia créditos. Além de ensinar, reunia as famílias. Sem batatas. Mas com sorteio de alguns livros, materiais para higiene pessoal, bazar de roupas usadas, e conversas. Uma festa. Apesar das batatas ausentes.
Imaginário Tecnológico na Carta de Caminha (Parte I) – Paulo Cezar S. Ventura – EXCLUSIVO
O meu interesse em estudar a presença da Ciência, Tecnologia e Técnica na literatura vem desde minhas leituras da obra do escritor João Guimarães Rosa, pela riqueza de sua narrativa da natureza, da água e das estrelas do sertão de Minas Gerais.
CONVITE À LEITURA
Quanto vale uma vida? Uma canção para Latasha – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
O curta Uma canção para Latasha, merecidamente, foi indicado ao Oscar 2021 na categoria melhor documentário de curta metragem. Em apenas 19 minutos, sabemos como foi a breve vida de Latasha Harlins, afroamericana nascida em janeiro de 1976.
EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Dia 14 de abril, Dia Mundial da Doença de Chagas – Lileia Diotaiuti – EXCLUSIVO
A doença de Chagas se caracteriza por complexa rede envolvendo aspectos ambientais, sociais e econômicos, devendo ser tratada de maneira integral, de forma a prevenir novas infecções e tratar adequadamente as pessoas infectadas.
EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Das margens, brota o novo: as lutas do Povo Kaxixó pelo direito à memória, à vida e à educação – José Heleno Ferreira – EXCLUSIVO
A defesa do direito à memória e ao reconhecimento de seu patrimônio cultural encontra barreiras numa sociedade que vincula os povos tradicionais ao atraso, ao não saber e nega os conhecimentos historicamente produzidos pelas comunidades ribeirinhas, pelos quilombolas, pelos indígenas e tantos outros.
EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
A escola não para: os efeitos da pandemia na escolarização – Marilia Cortes Gouveia de Melo – EXCLUSIVO
E, assim, a escola não para. Reorganiza-se, reinventa-se para tentar funcionar do mesmo jeito, mas de modo diferente… O que nos faz colocar a questão, inspirada em Kohan: se a escola faz parte deste mundo, de que outros modos a escola e o mundo podem ser?
EJA EM PAUTA
Kindezi e Ubuntu: O pensamento Banto e a EJA – Pedro Henrique Silva – EXCLUSIVO
Os conceitos de Kindezi e Ubuntu são importantes para pensarmos a Educação de Jovens e Adultos (EJA). De acordo com a noção de Kindezi, todo ser humano é um sol vivo e é função, portanto, da comunidade ascender este sol, contudo, sendo tal noção entendida a partir de uma perspectiva dialógica, pois ajudar o sol do outro a brilhar também faz com que o meu brilhe.
INFÂNCIAS EM PAUTA
Novos desafios para a Educação e as Infâncias no contexto da Pandemia – Macaé Evaristo – EXCLUSIVO
A Educação Infantil é um desafio. O Brasil ainda está longe de suas metas, considerando-se que o prazo estabelecido no Plano Nacional de Educação (PNE) para a universalização da pré-escola expirou em 2016 e que, até 2024, no mínimo, 50% das crianças de 0 a 3 anos deverão estar matriculadas em creches.
ENTREMEMÓRIAS
Os ventos de mudanças (Parte II) – Alessandra Vidal Dias – EXCLUSIVO
Com essas experiências acadêmicas e profissionais pude me descobrir cada vez mais, como pessoa e como futura profissional, e foi pensando sobre o meu futuro profissional que comecei a questionar muitas coisas da minha vida.
Saudades da Escola
Sem escolas, o ensino ocorre de modo remoto. Sabendo o papel fundamental da escola na vida e na rotina de crianças e adolescentes, a coluna Entrememórias, parte do jornal Pensar a Educação em Pauta, convidou alunos e alunas afetados por essas mudanças a responderem: “Do que você mais sente saudade na escola?”.
LIVRE EXPRESSÃO
Paranoia – Alice Barroso Guimarães – EXCLUSIVO
Existem sentimentos demais dentro de mim/ Eu não consigo identificar essa emoção/É muito confuso/O que é amor se eu não consigo ver?/ E se isso for uma ficção?/ Você não sabe a dor que isso está causando.
Os Manguezais – Sofia Gomes Mundim Bar – EXCLUSIVO
Os manguezais são um dos mais importantes ecossistemas marinhos do planeta e se destacam em função de sua riqueza paisagística. Essa riqueza foi representada pela diversidade das cores. Além disso, os manguezais sequestram CO2 da atmosfera, o que contribui para reduzir os efeitos do Aquecimento Global.
PESQUISA EDUCACIONAL
Escola, cárcere e pandemia: o que pode uma educação filosófica?
Walter Omar Kohan, Márcio Nicodemos – Revista Eletrônica de Educação (UFSCAR).
O artigo apresenta reflexões sobre as possibilidades de se pensar uma educação filosófica nas escolas no cárcere no atual cenário de pandemia no Brasil.
EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Educação midiática vai além da educação digital e tecnológica – Folha de São Paulo
É preciso diferenciar e compreender os conceitos para formarmos cidadãos no mundo conectado.
“Não estudo nada há um ano. Fico em casa limpando e cozinhando” – El País
Covid-19 arrasou a vida e os sonhos das meninas e jovens de lares pobres. Muitas tiveram que deixar os estudos de lado para se dedicar aos afazeres domésticos. A paulistana Stephany Rejani é uma delas.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Hidrogênio Verde: Desafios sociais e ambientais – Diário do Nordeste
A produção de Hidrogênio Verde (HV) com placas fotovoltaicas e energia eólica pode se tornar realidade no Ceará, conforme decreto do Diário Oficial/CE de 24 de Março.
França suspende voos com Brasil para evitar variante brasileira do coronavírus – El País
Com a medida, que não tem prazo para acabar, país busca impedir a entrada da cepa de Manaus no país. “Notamos que a situação está piorando”, afirmou o primeiro-ministro francês.
AMÉRICA LATINA
Un Ministro de Educación con problemas de conexión – diarioUChile / Chile
La reaparición del Ministro de Educación pidiendo a los colegios retrasar sus actividades para que niñas, niños y jóvenes aprovechen la franja deportiva matinal, refleja una vez más la desconexión del gobierno con la realidad de miles de familias y comunidades educativas de Chile.
Cáritas y el cierre de las escuelas: “La educación es una herramienta fundamental para la inclusión social” – Clarin / Argentina
La entidad señaló que “el 84,1% de las familias presenta dificultades para la conectividad”, lo que limita el acceso de los chicos al sistema educativo.
PENSAR INDICA
O Observatório da Comunicação Pública da Ciência publicou uma série de textos produzidos a partir da disciplina Tópicos em Laboratório de Relações Públicas: Comunicação e Divulgação Científica, orientada pela professora Valéria Raimunda, do Bacharelado em Relações Públicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Os textos tratam de temas como: Fake News, Redes Sociais, Políticas Públicas e muito mais. Acesse os textos da coluna aqui.
INDICAÇÃO DO(A) LEITOR(A)
João Victor Oliveira – O “Observatório da Educação na Covid-19” abre chamada para publicação de (auto)biografias de professores(as) da Educação Básica e Superior do ensino presencial que tiveram que adotar o ensino remoto durante a pandemia. Acesse aqui.
OPINIÃO DO(A) LEITOR(A)
Raphael Machado em 09/04/2021 (Livre Expressão, edição 315, Vivo). Belas palavras que expressam voce e nós Vinícius Roberto. Adorei a ideia do projeto. Aguardo os próximos sentimentos em palavras.
Mônica da Conceição em 09/04/2021 (EJA em Pauta, edição 315, Adolescentes na EJA: negação ou atendimento de direitos?). Perfeita reflexão. Os jovens que estão nas turmas de EJA são, de fato, constituintes da modalidade e como tal, precisam ser reconhecidos e identificados os seus lugares de fala e de ações. Não estão neste lugar por acaso e sim, são consequências de uma política excludente e higienista (como bem disse o autor), porém se estão, precisam ter respeitados os seus direitos!
Ramuth Pereira Marinho em 09/04/2021 (EJA em Pauta, edição 315, Adolescentes na EJA: negação ou atendimento de direitos?). Muito bom texto. É desdobramento de uma longa e necessária conversa sobre os “jovens” NA e DA EJA. Parabéns.
Adelson França Júnior em 09/04/2021 (EJA em Pauta, edição 314, As mensagens do Whatsapp que você mandou para mim: EJA e as redes sociais). Maravilha de reflexão Ramuth. Busquemos construir comunicações suleadas e que provoquem o constante processo da ação-reflexão-ação.
Cleide Alves em 12/04/2021 (EJA em Pauta, edição 315, Adolescentes na EJA: negação ou atendimento de direitos?). Excelente o seu texto, Adelson! Obrigada pelas questões importantes colocadas por você, e que devem se estender a educadores de todas as etapas, para a reflexão sobre esse aumento proporcional de jovens na EJA.
Herbet em 12/04/2021 (Educação em Debate, edição 280, Aulas Remotas e seus desafios em tempo de pandemia). Excelente!
Carlos Moraes em 10/04/2021 (Educação e Direitos Humanos, edição 315, “Nenhum passo atrás, ditadura nunca mais!”). Excelente o seu texto, Adelson! Obrigada pelas questões importantes colocadas por você, e que devem se estender a educadores de todas as etapas, para a reflexão sobre esse aumento proporcional de jovens na EJA.
TIRINHA
Armandinho