Jornal 278

Ano 8 – Nº 278/ sexta-feira,  29 de maio de 2020

EDITORIAL

Solidariedade e Política

São notórias a falta de coordenação e as ações criminosas do governo federal e de seus aliados no combate à pandemia e, assim como o aproveitamento desta para o estabelecimento de políticas que retiram direitos e favorecem ao capitalismo selvagem. Tais iniciativas resultam em desnecessárias mortes de brasileiros e brasileiras e num esgarçamento ainda maior do tecido social, além de ofuscar o trabalho que muitas instituições públicas e a sociedade civil, por meio de ações individuais e coletivas, têm feito em defesa da vida e no enfrentamento dos impactos da crise junto ás populações mais vulneráveis.

Leia Mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 01 de junho vai receber o professor do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, Delcio Rocha, para conversar sobre educação ambiental, iniciando a Semana Nacional do Meio Ambiente.  Segunda também teremos a Sessão Belimbeleza, com a professora Libéria Neves celebrando a obra e obra de Aldir Blanc. Além disso teremos as colunas Valorizando o Saber e Pensando Bem e a agenda da Educação com atividades para fazer em casa.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

LIVE – PENSAR AO VIVO
O desafio das aulas gravadas
O Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822 – 2022 convida professoras e professores para um bate papo com os educomunicadores Claudemir Viana e Nelson Pretto no dia 03 de junho sobre como a educação pode ocupar o espaço virtual, possibilidades e desafios.

ENTREVISTA
Os desafios de professores para realização de aulas remotas– Nájela Brum e Wilian Martinhão
O trabalho de preparar aulas já era bem extenso com aulas presenciais no ambiente escolar, e agora, com aulas remotas, ganhou novas tarefas. Pensando nisso, recebemos no dia 25 de maio os professores das redes públicas de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul para refletir sobre essa nova rotina.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz): 120 anos de resistência e resiliência em defesa da vida – Zélia Profeta – EXCLUSIVO
Tenho muito orgulho de ser dessa Instituição pública, e estratégica para o Estado brasileiro. O significado de saúde para a Fiocruz é amplo e o nosso entendimento é que saúde no seu sentido amplo tem uma relação intrínseca com democracia.

Rotina em tempo de Pandemia: duas miradas sobre as mesmas questões – Joaquim Ramos – EXCLUSIVO
Para compreender melhor esse momento de “isolamento social”, conversei com a professora Sandra Pereira Tosta e com o professor Mauro Passos. A nossa prosa foi sobre como os dois têm vivenciado o isolamento social no cotidiano de suas vidas.

A lição de Comenius – Wojciech Andrzej Kulesza – EXCLUSIVO
Convencido de que ajudar os doentes era uma obrigação de todos e que não se deveria condenar os doentes prematuramente à morte, Comenius decidiu então produzir um livreto em alemão para condenar a prática de abandonar os infectados à própria sorte.

Contagiante Fascismo Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Bolsonaro é portador de si mesmo, de um corpo que ameaça com a disseminação do vírus e com o exemplo que legitima o contágio.

Desejo fora de cena
Neste episódio conversamos com Luiz Rena, pedagogo e professor da Rede EDUCAFRO. Nesse bate-papo foi discutido sobre sua percepção dos espaços formais e não formais de educação e também nos contou quais são seus desafios em meio a pandemia e um pouco como serão as dificuldades após esse momento.

Lançamento da Frente Pela Vida – TV Abrasco
A Frente pela Vida, para a qual todos os setores da sociedade brasileira estão convidados a participar, está baseada no direito à vida, nas medidas de prevenção e controle para o enfrentamento da pandemia da COVID-19, na defesa do Sistema Único de Saúde, na solidariedade, em especial para com os grupos mais vulneráveis da população, na preservação do meio ambiente e da biodiversidade e na democracia e o respeito à Constituição.

Leia Mais.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
1920 e 2020: a educação que nos convém – Raquel Melilo e Renata Fernandes Andrade Maia de Andrade – EXCLUSIVO
Nesse contexto a educação escolar, na década de 1920, foi vista como instrumento capaz de adequar o povo brasileiro a esse novo processo civilizatório.

Sobre a Pedagogia Tradicional e a marginalização – Lucas Carneiro Costa – EXCLUSIVO
Como anteriormente se ensinava abertamente nas comunidades, todos aprendiam e era livre a participação. Com a escola fixa e em um espaço único, poucos passam a ter a mobilidade e a competência material de se dirigir até a escola.

Trabalho essencial – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Qual seria o trabalhador essencial além daqueles que cuidam da água, da comida e da casa. São as professoras e os professores justamente porque são aqueles que cuidam do futuro da humanidade.

Escola Pública e Democracia
Luiz Carlos de Freitas (UNICAMP) e Heleno Manoel Gomes Araujo Filho (CNTE) conversam sobre o cenário da educação pública e a luta por direitos no Brasil. A discussão observou o cenário da educação pública do país, as políticas públicas e as lutas na defesa do acesso à uma educação universal e de qualidade.

Contribuições para discussão sobre a retomada das atividades de ensino de forma remota – Linha de Pesquisa História da Educação do PPGE |UFMG
Somos unânimes em reconhecer que, a despeito de nos preocuparmos com as atividades de ensino por ora suspensas, pouco se tem enfrentado a dimensão política que deve reger uma série de decisões da universidade.

Leia Mais.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Liberdade de expressão e fraternidade: caminhos para a autonomia  – Aline Choucair Vaz – EXCLUSIVO
Como exercer a liberdade de expressão sem usar o discurso de opinião para atacar ou aniquilar grupos que pensam contrariamente? Como divergir de forma a pluralizar e não condenar?

CONVITE À LEITURA
Aprendendo a transgredir: um convite à leitura de bell hooks – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
Uma inspiração e um convite para pensar a escrita como forma de romper silêncios e também como uma prática de liberdade.

ENTREMEMÓRIAS
Silene – Marileide Lázara Cassoli – EXCLUSIVO
Ficamos todas “congeladas” naquele tempo e espaço em que éramos crianças e brincávamos no pátio do Colégio. A foto, tradicional naquele tempo, era uma recordação dos coleguinhas pois finalizávamos o então pré-primário.

LIVRE EXPRESSÃO
Do educar para a educação – sobreviventes das desigualdades nas trincheiras da vidaIvane Perotti – EXCLUSIVO
Agora, diziam que a aula seria pela televisão, pelo celular. Não entendia, mas aprendera a obedecer. Buscava as atividades para o filho sem reclamar. Boa escola. Fazia falta.

PESQUISA EDUCACIONAL
Educação e Exclusão: os inaptos à EaD! – Marcos Francisco Martins, Luciana Cristina Salvatti Coutinho e Maria Carla Corrochano – EXCLUSIVO
O problema da pesquisa foi saber quais são os limites e as possibilidades que os(as) estudantes da rede de educação básica, pública e privada, estão vivenciando com as atividades escolares feitas em casa.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Projeto de lei do Future-se é encaminhado ao Congresso Nacional – G1
Governo não detalhou o texto do projeto de lei, que ainda deverá passar pelo Legislativo. Iniciativa do Ministério da Educação prevê parcerias de universidades públicas e organizações sociais.

Reitora destaca atuação da UFMG em pesquisa e divulgação durante pandemia – UFMG Notícias
Em seminário on-line, Sandra Goulart Almeida e seus pares da América Latina defenderam atenção a qualidade da educação e equidade de acesso.

Leia mais.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Brasil chega aos três meses de crise com 23.473 mortes por covid-19 e sem plano para frear doença –  El País
Ministério da Saúde afirma agora, três meses depois da chegada do vírus ao País, que financiará leitos de hospitais de campanha quando Estados e municípios chegarem a limite.

Brasil mantém protocolo sobre cloroquina, apesar de OMS suspender estudos – DW Brasil
Entidade internacional levou em conta pesquisa com quase 100 mil pacientes que apontou riscos do remédio no tratamento da covid-19. Ministério da Saúde diz que estudo não é suficiente para pasta mudar sua orientação.

Leia mais.

AMÉRICA LATINA
Encuesta: Profesores priorizan el bienestar de alumnos por sobre evaluaciones – La Cuarta – Chile
Fueron más de siete mil los profesores y directivos educacionales que participaron de la encuesta organizada por Elige Educar.

Vuelta a clases: uso de tapabocas obligatorio en UTU y liceos según el protocolo de la ANEP – El País – Uruguai
Este jueves la ANEP aprobó un protocolo para el reintegro de los alumnos. A diferencia de los estudiantes de educación media, los escolares no están obligados a las mascarillas.

Leia mais.

PENSAR INDICA
A Série de podcasts Cientistas Sociais e Coronavirus é uma produção da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais que busca amplificar as histórias sobre as variadas experiências da quarentena. Os episódios ouvem enfermeiros, médicos, porteiros, entregadores e coveiros, ecoando suas experiências neste momento. No melhor estilo antropológico, estes episódios apostam na possibilidade de que, mais uma vez, histórias particulares nos afetem.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Décio Gatti Jr. – Foi lançado esta semana o e-book “A criação da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro”, de  Sonia Maria Gomes Lopes. Esta obra decorre de dissertação de mestrado da Universidade Federal de Uberlândia com o intuito de contribuir para a reflexão sobre o processo de criação da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro, sendo a primeira faculdade desse gênero da região e a segunda do interior do estado de Minas Gerais.

Luciano Mendes – A Fundação Perseu Abramo oferece o curso de Comunicação Digital, destinado à formação de militantes do campo progressista interessados em compreender o cenário das disputas políticas no âmbito das mídias digitais.

Sandra Ribas – A fundação Democrito Rocha oferece vários cursos técnicos e de extensão gratuitamente, na modalidade EAD. São produzidos em parceria com instituições de ensino superior e apresentam o que há de mais atual em diversas áreas de conhecimento.

Yolanda Assunção – Semana de Ação Mundial 2020 encerra inscrições neste domingo! Novo formato terá webinários diários de 15 a 22 de junho e atividades autogestionadas no segundo semestre.

Diogo Nascimento – No dia 02 de junho, o Fórum Estadual Permanente de Educação de Minas Gerais realiza o 6º Seminário Aberto com os temas “Diferença entre EaD e atividade remota emergencial; Condições para ensinar e aprender; e Questões jurídicas.

Mônica Correia – O Fórum Permanente de Educação Infantil do Estado do Rio de Janeiro convida todas  e todos para sua reunião reunião mensal on-line, na próxima terça, dia 02 de junho, às 14h. O tema central será: “Educação Infantil em tempos de isolamento social: Podemos retornar? Como?”

OPINIÃO DO LEITOR
Flávia Orlando
em 23/05/2020 (Convite à Leitura ,edição 277, Parasita e a naturalização da prática de sugar do outro nossos meios de sobrevivência). Sensível e brilhante! Parabéns!!!Babita Faria em 23/05/2020 (Em casa, edição 277, Onde quarentenam as crianças). São muitos os desafios durante esse período… Obrigada Cibele por essa escrita! 🙂Juciara Barbosa em 25/05/2020 (Educação em Debate, edição 277, Paremos, porque a vida não pode parar). Ótimo texto. Uma reflexão muito pertinente e interessante.Josiane Cristina Amorim da Silva em 27/05/2020 (Entrememórias, Edição 277, O caminho de volta à escola). Oi, Alexandra. A partir desse relato, podemos perceber que as vezes é preciso perder para valorizarmos experiências que para alguns talvez não tenha tanta importância. Certamente, muitas crianças estão sentindo-se exatamente assim… Com muitas saudades da rotina escolar ou de coisas do cotidiano infantil como as brincadeiras em grupo ou com seus pares.Alexandre Fernandez Vaz em 28/05/2020 (Entrememórias, Edição 276, Sobre (re)começos: 20 anos de UFSC). Elaine Teixeira Pereira foi uma das pessoas mais brilhantes para quem já lecionei. Isso vale para a UFSC e para as outras instituições em que estive nas últimas décadas. Gostaria de ter sido capaz de ministrar aulas que, em qualidade, estivessem mais próximas do que ela merecia.Claudia Francisca Cano em 28/05/2020 (Em casa, Edição 274, O brincar e o espaço da casa na quarentena) Texto pertinente e criativo, pensarmos em Terrítórios de aprendizagem as próprias casas das crianças, onde a imaginário, criativo e coletivo espaço do brincar se apropria da aprendizagem coletiva e envolvente de todos os que ali moram e convivem num imenso mar de rotinas e atividades tão específicas de cada realidade ali vivenciada.

TIRINHA
Ribs