Educação, Saúde e Sociedade, edição 278

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz): 120 anos de resistência e resiliência em defesa da vida – Zélia Profeta – EXCLUSIVO
Tenho muito orgulho de ser dessa Instituição pública, e estratégica para o Estado brasileiro. O significado de saúde para a Fiocruz é amplo e o nosso entendimento é que saúde no seu sentido amplo tem uma relação intrínseca com democracia.

Rotina em tempo de Pandemia: duas miradas sobre as mesmas questões – Joaquim Ramos – EXCLUSIVO
Para compreender melhor esse momento de “isolamento social”, conversei com a professora Sandra Pereira Tosta e com o professor Mauro Passos. A nossa prosa foi sobre como os dois têm vivenciado o isolamento social no cotidiano de suas vidas.

A lição de Comenius – Wojciech Andrzej Kulesza – EXCLUSIVO
Convencido de que ajudar os doentes era uma obrigação de todos e que não se deveria condenar os doentes prematuramente à morte, Comenius decidiu então produzir um livreto em alemão para condenar a prática de abandonar os infectados à própria sorte.

Contagiante Fascismo Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Bolsonaro é portador de si mesmo, de um corpo que ameaça com a disseminação do vírus e com o exemplo que legitima o contágio.

Desejo fora de cena
Neste episódio conversamos com Luiz Rena, pedagogo e professor da Rede EDUCAFRO. Nesse bate-papo foi discutido sobre sua percepção dos espaços formais e não formais de educação e também nos contou quais são seus desafios em meio a pandemia e um pouco como serão as dificuldades após esse momento.

O contexto da pandemia do Covid-19: desigualdades sociais, vulnerabilidade e caminhos possíveis – Eunice Nakamura e Cristiane Gonçalves da Silva (para o boletim Cientistas Sociais contra o Coronavirus)
A pandemia de Covid-19 tem suscitado várias reflexões sobre a crise mundial e, principalmente, acerca da (im)potência humana.

As mulheres negras e a pandemia do coronavírus – Viviane Gonçalves Freitas (para o boletim Cientistas Sociais contra o Coronavirus)
No dia 11 de março, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou a pandemia do novo coronavírus. Onze dias depois, a primeira mulher vítima da Covid-19 morria no Brasil: era uma trabalhadora doméstica, de 63 anos, negra, hipertensa, diabética, trabalhava no Leblon e morava em Miguel Pereira, no Rio de Janeiro.

COVID-19 nas prisões brasileiras: seletividade penal e produção de corpos descartáveis –  Kátia Sento Sé Mello (para o boletim Cientistas Sociais contra o Coronavirus)
O impacto da pandemia no sistema prisional brasileiro, além de ser muito grande, revela a falta de homogeneidade no sistema, na forma de lidar com a gestão das unidades prisionais.

Os “SEM SEM” no Brasil de pandemia COVID-19: desenCPFsados Anônimos-Aparentes e o Auxílio Emergencial – Rosa Ibiapina  (para o boletim Cientistas Sociais contra o Coronavirus)
Em um contexto de pandemia do novo coronavírus, aparece um anonimato diferente, por escancarar à sociedade, por se mostrar à sociedade, como desempregados, sem renda, sem Cadastro de Pessoa Física (CPF), sem integração em política pública de enfrentamento à pandemia da COVID-19.

Trabalhadores rurais em tempos de pandemia – Maria Aparecida de Moraes Silva  (para o boletim Cientistas Sociais contra o Coronavirus)
Uma leitura das notícias aponta para a ausência de referências sobre os trabalhadores rurais. Num país, considerado o maior produtor de commodities do mundo, isto pode causar certa estranheza num primeiro momento. Na verdade, os trabalhadores rurais são ofuscados, negados pela sociedade mais ampla.

Um panorama sobre os grupos Ciganos e a Covid-19 no território brasileiro – Cleiton M. Maia e Edilma do Nascimento J. Monteiro (para o boletim Cientistas Sociais contra o Coronavirus)
O medo que nos assola, do ainda pouco conhecido coronavírus, tem se expandido de forma gradativa e contínua por todo território nacional, deixando populações que vivem em situação de vulnerabilidade, em uma condição ainda mais frágil.

Os ribeirinhos e o novo coronavírus – Cristiane Montalvão Guedes (para o boletim Cientistas Sociais contra o Coronavirus)
A pandemia do novo coronavírus pode se configurar como lente de aumento da falta de compromisso, há décadas, do poder público em relação à população ribeirinha do Baixo São Francisco em diversos quesitos, como a sobrevivência, a saúde pública, entre outros.

O caminho do meio – Ecoa
Para neurocientista, salvação está na combinação entre melhor da ciência e nossa capacidade de cuidar do outro.

Fake news atrapalham médicos em meio à pandemia – DW Brasil
Profissionais de saúde brasileiros que combatem a covid-19 relatam como suas rotinas têm sido afetadas por conflitos com pacientes e familiares de doentes que se deixam levar por boatos divulgados em redes sociais.

Os números que mostram o impacto da pandemia no emprego – Nexo
Quase 5 milhões de pessoas deixaram de trabalhar nos últimos meses, segundo o IBGE. O ‘Nexo’ conversou com economistas sobre as perspectivas diante do alongamento da crise

Conaq e ISA lançam o ‘Observatório da Covid-19 nos Quilombos’– Socioambiental
Plataforma digital com informações apuradas sobre casos entre quilombolas traz dados inéditos sobre o avanço do novo coronavírus nos territórios em todo o Brasil.

Fiocruz mapeia como pandemia afeta a vida dos brasileiros – Agência Fiocruz
Investigação coordenada pelo Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz) indica que depressão e ansiedade, sedentarismo e aumento no consumo de cigarro e de álcool refletem como a covid-19 tem influenciado a rotina da populaçã

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *