DIMENSÃO ENSINO DO PENSAR A EDUCAÇÃO

Desde sua criação, o Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil tem constituído campo de estágio para estudantes, especialmente do curso de Pedagogia. Aqui, o propósito é abrir-se para estudantes de outros cursos, fazendo dele um território de encontros entre formações diversas, aglutinadas em torno dos temas comuns do campo da educação, com potencial para reflexões e práticas mais horizontais e integradas entre elas. Além disso, o Programa oferta duas disciplinas anualmente. Sendo as duas relacionadas a ações do PEPB, o Programa Integrado de Pesquisa  e o Seminário Anual.

Disciplina FAE926 2018/2

Processos e Discursos Educacionais IV: Pensar a Educação Pensar o Brasil: Mídias, Educação e Espaço Público

Data de Início
30/08/2018

Tipo
Optativa – PDE

Nº Total de Vagas
100

Docentes Responsáveis
Luciano Mendes de Faria Filho – lucianomff@uol.com.br
Marcus Aurelio Taborda de Oliveira – marcustaborda@uol.com.br

Carga Horária
15 horas

Horário
Quinta – Noite

Vagas para eletivas
Sim

Vagas para isoladas
Sim

 

Ementa

Apresentação e discussão das relações entre as mídias e a educação na contemporaneidade brasileira. As mídias e a ocupação do espaço público. As mídias e as disputas pelos sentidos da educação no espaço público. Confira o programa da disciplina.

Bibliografia

SILVA, Luiz Martins da. Jornalismo, espaço público e esfera pública, hoje. Comunicação e espaço público. IX, 1e 2, 36-47, 2006.
VERSUTI, A. C.; Silva, Daniel D . A transmidiação como uma escrita de resistência. Linha Mestra, v. 1, p. 1-10, 2017.