DIMENSÃO ENSINO DO PENSAR A EDUCAÇÃO

Desde sua criação, o Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil tem constituído campo de estágio para estudantes, especialmente do curso de Pedagogia. Aqui, o propósito é abrir-se para estudantes de outros cursos, fazendo dele um território de encontros entre formações diversas, aglutinadas em torno dos temas comuns do campo da educação, com potencial para reflexões e práticas mais horizontais e integradas entre elas. Além disso, o Programa oferta duas disciplinas anualmente. Sendo as duas relacionadas a ações do PEPB, o Programa Integrado de Pesquisa  e o Seminário Anual.

XIII SEMINÁRIO ANUAL DO PENSAR A EDUCAÇÃO PENSAR O BRASIL

Educação no Brasil: tradições democráticas

FAE 926 – Processos e Discursos Educacionais 4 – C

O Seminário Anual do Pensar a Educação Pensar o Brasil apresenta, para o ano de 2019, o tema: Educação no Brasil: tradições democráticas.

A disciplina se organizará por meio de 4 conferências que acontecerão no decorrer do primeiro semestre do ano letivo. Tais conferências têm por objetivo apresentar concepções democráticas fundamentais para construção da Educação no Brasil em contraposição às permanências autoritárias que permeiam nossa História como nação. Com isto, buscamos fortalecer as tradições democráticas que ajudaram a construir projetos educacionais importantes para o desenvolvimento de uma educação cidadã.

Neste ano, a proposta do Seminário Anual é comunicar o que a universidade tem produzido ao longo das últimas décadas em busca do fortalecimento democrático. Experiências, projetos, ações e concepções que fazem parte do cotidiano do debate na educação e que ajudam a solidificar práticas voltadas para a diminuição das desigualdades sociais, abertura para seguimentos sociais excluídos da escola e da universidade, o desafio da alfabetização e do letramento, etc.

Partimos da concepção de que a educação está sob ataque e, não apenas, que as noções de inclusão, letramento, acesso, etc,estão sendo desmontadas discursivamente e institucionalmente. Essa ameaça representa um problema real uma vez que promete desmontar anos de trabalho realizado na educação e os desafios ainda presentes na democratização da educação no país.

Neste sentido, o XIII Seminário Anual do Pensar a Educação Pensar o Brasil tem como objetivo apresentar no primeiro semestre quatro professores especialistas respeitados e reconhecidos da Faculdade de Educação de Minas Gerais dentro do debate da educação.

  • 04 de abril: Carlos Roberto Jamil Cury
  • 25 de abril: Luiz Antônio Cunha
  • 23 de maio: Licinia Maria Correa
  • 27 de junho: Miguel Gonzales Arroyo

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