A EDUCAÇÃO NOS PROJETOS DE BRASIL

espaço público, modernização e pensamento histórico e social brasileiro nos séculos XIX e XX

Este Programa de Pesquisa reúne objetos de investigação que se organizam em torno do interesse em problematizar processos históricos de gestação de projetos de Brasil, elaborados pela intelectualidade brasileira no período compreendido entre 1820 e 1970. Interessa-nos sistematizar e interrogar conceitos, argumentos e intencionalidades presentes em discursos e ações que atribuíram à educação escolar o lugar de instância mediadora dos processos de construção da cultura nacional e racionalização de manifestações culturais diversificadas. Pretendemos, por intermédio da pesquisa, fazer avançar a elaboração de uma teoria sobre o lugar da intelectualidade brasileira na construção da esfera pública e produzir entendimentos sobre a modernização, presentes nesses projetos. As ações investigativas se concentram em dois eixos principais: Intelectuais e pensamento educacional e Escola, seus objetos e as práticas de ensinar. Partimos do suposto que ideias, argumentos e conceitos mobilizados pela intelectualidade brasileira ao elaborar projetos de Brasil expressam dilemas e ambiguidades vividos pela sociedade, em face da urgência de se instaurar processos de universalização e totalização que deveriam servir como guia das sociedades interessadas/ envolvidas com o paradigma da modernidade. A investigação contempla a perspectiva da longa duração e pretende produzir conhecimento sobre as articulações e desdobramentos da relação entre os intelectuais e a educação.

O Programa é desenvolvido por uma equipe constituída de professores e alunos das seguintes instituições: CEFET-MG, UDESC, UEM, UEMG, UFF, UFMG, UFOP, UFPB, UFRGS, UFSC e UNIT, e é apoiado pela FAPEMIG e pelo CNPq. O período de vigência do programa é de 2009 a 2020.

O Projeto conta com a participação de professores e alunos das seguintes instituições:

                                        

 

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