Os seminários

Iniciado em março de 2007, já foram realizadas desde então 10 edições do Seminário, ininterruptas, com mais de 70 conferências, no auditório da Faculdade de Educação da UFMG, veiculadas ao vivo pela Rádio WebFaE e por nosso canal no YouTube, potencializando seu caráter extensionista. São também gravadas e disponibilizadas para reprodução. As conferências resultam ainda em textos dos convidados que, reunidos, transformam-se em livros da Coleção Pensar a Educação Pensar o Brasil, na Série Seminários.

Nos Seminários Anuais, atuamos como mediadores entre pesquisadores renomados e o público em geral. A cada ano são realizadas oito conferências mensais que giram em torno de um tema específico, desdobrando esse tema em diversos assuntos que ampliam o entendimento. Os pesquisadores convidados têm uma produção ampla sobre o tema proposto e estão sempre abertos ao diálogo, dentro da proposta de tornar acessível o conhecimento produzido na universidade.

O Seminário Anual é oferecido também como uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG, aberta ao público, especialmente aos professores da Escola Básica.

O especialista convidado faz uma exposição seguida de debate com o público composto por professores da educação básica, alunos das licenciaturas e com o público em geral.

A audiência do Seminário tem sido, sistematicamente, de 250 a 300 pessoas, notadamente professores e/ou futuros professores. Há um cadastro dos participantes, com  o  intuito  de  manter  contato e  criar  redes  que  possam vir a disseminar as ideias discutidas nos seminários.

 

Confira nos links abaixo todos os seminários que o Pensar a Educação, Pensar o Brasil já realizou:

Seminário 2017

Seminário 2016

Seminário 2015

Seminário 2014

Seminário 2013

Seminário 2012

Seminário 2011

Seminário 2010

Seminário 2009

Seminário 2008

Seminário 2007