Educação, Saúde e Sociedade, edição 298

Educação: desafios para a vigilância da doença de Chagas – Lileia G. Diotaiuti – EXCLUSIVO
O Brasil teve grande protagonismo no desenvolvimento de metodologias para o controle da transmissão da doença de Chagas pelos barbeiros (transmissão vetorial), definindo uma estratégia de controle que foi adotada em diferentes países.

Crise sanitária só aprofunda fosso da desigualdade causada pela falta de um projeto de Estado para Educação – César Silva – EXCLUSIVO
Sem uma política clara para a educação em todos os níveis; sem um reconhecimento de que educação é um plano de Estado e não de governo; sem respeito à necessidade de investimento em estrutura, estamos enxugando gelo na constituição de uma nação justa e igualitária.

Uma sala de estar, um bar e uma sala de aula: assim o coronavírus é transmitido pelo ar – El Pais
Os espaços fechados são os mais perigosos, mas é possível minimizar os riscos tomando todas as medidas disponíveis para combater o contágio por aerossóis. Estas são as probabilidades de infecção nestes três cenários cotidianos dependendo da ventilação, do uso de máscaras e da duração do encontro

A ciência como caminho – UOL
Anna Benite trabalha pela descolonização dos currículos e por mais espaço para meninas e negros na ciência.

OMS atribui nova alta de casos a “politização” da pandemia – DW
Diretor-geral da organização pede que líderes mundiais respeitem conselhos de especialistas e parem de usar vírus para incentivar divisão política. Ele admite haver uma “fadiga da pandemia”.

UFABC busca voluntários para pesquisa on-line sobre impacto da pandemia em pacientes do grupo de risco – Agência FAPESP
Cientistas da Universidade Federal do ABC (UFABC) buscam voluntários para uma pesquisa que visa avaliar o impacto da COVID-19 sobre as necessidades em saúde dos pacientes pertencentes ao grupo de risco, como o acesso a tratamento da doença de base.

Quais os pontos-chave sobre a judicialização da vacinação – Nexo Jornal
Partidos pedem que Supremo Tribunal Federal decida sobre questões como obrigatoriedade da vacinação e critérios de compra do imunizante.

Brasil abandona maciçamente Bolsonaro em seu negacionismo da vacina – EL País

Segundo uma pesquisa atual da revista Nature, o Brasil aparece com um esmagador 83,4% a favor da vacina, seja qual for. E 75%, de acordo com o Datafolha de junho, apoia os valores da democracia

Coletivismo e populismo na era dos antivacinas – Le Diplomatique
Neste artigo, discutimos como fundamentos morais podem influenciar na aderência à vacinação e como as campanhas de vacinação podem melhorar sua comunicação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *