Educação em Debate, edição 292

Homeschooling e Bolsonaro: tudo a ver – Parte I – Maria Amália de A. Cunha e Glauber Loures de Assis – EXCLUSIVO
O homeschooling, ou ensino domiciliar, é uma prática que exige um investimento pessoal e técnico dos pais que, como uma espécie de preceptores, tomam para si a responsabilidade de escolarizar seus filhos, através do acompanhamento e uma orientação educacional personalista.

 A integração da família na educação remota do filho – Marcus Periks B. Krause Krause – EXCLUSIVO
Uma grande parcela de alunos vem sendo prejudicada por não conseguir acesso efetivo às plataformas para os estudos no formato online, mas também outra parcela tem sido ficado de fora do processo pela falta de apoio e acompanhamento familiar.

Nas trilhas do humor: o 7 de Setembro através dos memes  – Raquel Barreto Nascimento – EXCLUSIVO
Por meio dos memes, conteúdos disciplinares são facilmente difundidos entre os jovens, e, por isso mesmo, têm se tornado ferramenta nas mãos de professores que, diariamente, buscam inovar e alcançar seus estudantes.

Igrejas e Impostos, Fé e Estado – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
Às igrejas e associações religiosas cabem fazer a caridade com o dinheiro disposto pelos seus fiéis aos seus fiéis ou a quem quiser, nos limites das suas poses e desejos. Isso é filantropia. Ao Estado cabe realizar políticas públicas para todos, nos limites de sua arrecadação e dos planos de seu governo. Isso é política!

O mito da representatividade partidária nas esquerdas: “falam deles”, às vezes “pra eles” e quase nunca “pela boca deles” – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Por que falar das esquerdas? Porque esta dimensão está entre suas pautas sociais defendidas, o que leva a crer na imensa distância entre discurso e ação, especialmente quando o calcanhar de aquiles é flechado no espaço da representatividade negra, indígena, quilombola.

Formas que a gente aprende – Autoestima
Nesta série de 5 vídeos, o humorista e palestrante Thiago Carmona fala sobre formas que a gente aprende, a partir de vivências de sua vida. Neste episódio ele fala sobre a importância de aprendizagens com autoestima e quanto uma lasquinha de um dente pode nos fazer pensar em muitas coisas.

Autoria e comunicação das práticas docentes
A Revista Brasileira de Educação Básica nº 17 foi lançada em uma edição especial da live PENSAR ao Vivo, que discutiu o lugar da autoria nas vivências e na formação de professores da Educação Básica. Vanessa Macêdo e Libéria Neves receberam os autores Américo Nunes da Silva e Vinícius Pinho Correia, da UNEB.

Militarização de escolas: “educando” para a criminalidade – Avaliação Educacional
Quando uma abordagem da lei e da ordem para a educação é mantida por meio da criminalização do comportamento do adolescente, os alunos em escolas policiadas podem se encontrar em maior risco de se enredar no sistema jurídico criminal ao longo de suas vidas simplesmente por ter frequentado este tipo de escola.

Fiocruz: escolas só devem reabrir quando número diário de casos de Covid-19 for menor que 1 por 100 mil habitantes – O Globo
Estudo, obtido com exclusividade pelo O GLOBO, prevê sete condições que envolvem contágio, disponibilidade de leitos e possibilidade de testes.

Ensino fundamental público melhora no Ideb e reduz abismo com rede privada, que fica estagnada – Folha
Escolas particulares não conseguem alcançar meta de qualidade de ensino.

Resultado do Ideb é como um ‘museu de grandes novidades’, opina educador – Carta Capital
Mérito da melhora nos índices deve ser dado aos professores, diz Daniel Cara. A divulgação, nesta terça-feira 15, do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), foi comemorado por alguns governadores como um indicativo de que o País caminha, a passos lentos, para um futuro consolidado de melhores índices na educação básica.

Pesquisa mostra que investimento em universidades retorna à sociedade – Agência Brasil
Três grandes universidades paulistas encabeçaram o levantamento

‘Investimento interfere no desempenho escolar’ – CBN
Resultado do IDEB, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, mostra que desempenho foi melhor onde houve mais aplicação de recursos.

Mario Sergio Cortella discute a importância das habilidades socioemocionais – Revista Educação
Encontro online e gratuito com o filósofo será em 21 de setembro, às 20h, pelas redes sociais do Super Cérebro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *