EDITORIAL
Polícia é a resposta à falta de Política!
Há poucas semanas nos posicionamos aqui neste mesmo espaço contra a utilização cada vez mais frequente da violência como forma de educação das lideranças populares: violenta-se e, no limite, extermina-se as lideranças atuais para que as novas possíveis lideranças vivam sob o signo do medo. Infelizmente, a escandalosa utilização da violência pelo aparato militar contra as lideranças populares e a crescente criminalização das manifestações públicas continua e autoriza que outros grupos façam o mesmo.
XII Seminário Anual Pensar a Educação, Pensar o Brasil
Democratização da comunicação, escola e mídias – Vanessa Macedo
Foi realizada ontem (27) na Faculdade de Educação a segunda conferência do Seminário Anual do Pensar a Educação, Pensar o Brasil. Convidamos para o debate sobre a Democratização da Comunicação e Cidadania a professora Sandra Tosta e a ativista Florence Poznanski.
NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 30 de abril vai lembrar programas sobre a educação de jovens e adultos.
Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.
ENTREVISTA
Espaço Coruja de Edocomunicação
O convidado do programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil desta semana foi o professor Sergio Donizetti, que compartilhou com os ouvintes sua experiência no trabalho com o Espaço Coruja, na Escola Municipal Glória Marques Diniz, em Contagem.
CONVITE À LEITURA
Pensar a Educação em Revista – História da Educação e População Negra – Evelyn Orlando e Alexandra Silva
Escrito na primeira pessoa do plural, o artigo História da Educação da população negra: entre silenciamento e resistência dialoga de forma honesta, profunda e delicada com a crescente produção sobre a temática na área de educação.
Woodstock, juventude, ruínas do presente (cinema de Ang Lee) – Alexandre Vaz – EXCLUSIVO
Para Ang Lee as profundezas estão nas vicissitudes e fracassos do cotidiano, ressurgindo em Aconteceu em Woodstock na forma das tensões que compõem o personagem central.
EDUCAÇÃO EM DEBATE
Os Professores, as tecnologias e a formação – Eliana Santana Lisbôa e Raquel Angela Speck – EXCLUSIVO
Isto torna-se um desafio para a escola, pois ensinar em plena era digital contribui para o surgimento de um momento propício para tornar o ensino uma profissão envolvente que seja um divisor de água para a sociedade futura.
Educação, patrimônio geológico e mineração: um esboço interdisciplinar – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
Repensar a atividade minerária e seus impactos e desdobramentos são propostas mais que educativas, sendo uma responsabilidade socioambiental para com o futuro.
Juntos contra a Emenda Constitucional 95 – Carlos Henrique Tretel – EXCLUSIVO
Hoje quero lhe apresentar dois outros personagens fundamentais para o desenvolvimento dessa nossa roda de conversa, professores também, representantes de movimentos sociais: Pedro Peixe e Luiz Carlos Teixeira.
Educação em Pauta – Educação em Pauta – Marcos Taborda
O professor Marcus Taborda analisa estudo do Ipea que relaciona a obrigatoriedade da Sociologia e Filosofia com o desempenho em matemática no Educação em Pauta desta semana.
Educação em greve – Pensando Bem – Beatriz Cerqueira.
Na coluna desta semana, a coordenadora geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, explica porque os educadores continuam em greve.
Nota de repúdio – NEPEI
Repúdio à violência policial contra professoras, famílias e crianças em luta por carreira e salários dignos para professoras(es) da Educação Infantil do município de Belo Horizonte.
LIVRE EXPRESSÃO
A ditadura dos contrastes – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Por que se espera de todos nós o mínimo de coerência na defesa de uma ideia e por que as palavras carregam pianos de cauda longa?
PESQUISA EDUCACIONAL
Os principais autores da corrente crítico-reprodutivista – Rosa Maria Bortolotti Camargo, Gabriela Fontana Gabbi,João Loredi Lemes e Carmen Eloísa Berlote Brenner – Revista Internacional de Educação Superior (UNICAMP)
Os apontamentos do trabalho visam contribuir tanto com os estudos dos conceitos desenvolvidos por cada um dos autores apresentados quanto dos conceitos que fundamentam a corrente crítico-reprodutivista.
Para professora, investimento privado em ciência deve ser estimulado no Brasil – Jornal da USP
Mayana Zatz defende que é necessário reformar a legislação brasileira que, diferente do que acontece em países como os Estados Unidos, dificulta o investimento privado em ciência.
A universidade pública tem o dever de, através do diálogo com a comunidade, atender suas demandas.
Professores dão aulas com base em álbuns de figurinhas da Copa em SP… – UOL Educação
Alunos do Colégio Humboldt, na zona sul de São Paulo, participam de atividade com foco em leitura e interpretação de textos que constam no álbum de figurinhas da Copa do Mundo
AMÉRICA LATINA
Son sordos, van al liceo pero no tienen un profesor que hable su lengua – El Observador, Uruguay
Secundaria asegura que resolverá el problema; docentes ocupan el centro educativo.
PENSAR INDICA
De 23 de maio a 25 de abril, no Espaço F, localizado no segundo andar da Escola de Belas Artes da UFMG, encontra-se a exposição Anarco.bricolagem, do Cola Coletivo, grupo formado por Gustavo Mazzeti, graduando de Cinema de Animação e Artes Digitais, e por Pedro Cabral, graduado em Educação Física pela UFMG. Com técnicas de recorte e colagem, as obras estimulam reflexões sobre a atual conjuntura social, representando acontecimentos recentes do cenário político nacional, de forma a argumentar sobre seu caráter surreal e a curta memória da sociedade brasileira. A instalação fica aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. A entrada é franca.
TIRINHA
Duke
http://www.otc-certified-store.com/men-s-health-medicine-europe.html https://zp-pdl.com/online-payday-loans-cash-advances.php https://www.zp-pdl.com http://www.otc-certified-store.com/urinary-tract-medicine-europe.html