Vol. 4, Nº 112 / Março de 2016 – sexta-feira, 11.

EDITORIAL

Ciência Generificada

Durante essa semana, por ocasião do Dia Internacional das Mulheres, não foram poucos os dados estatísticos divulgados e as análises realizadas que buscaram estabelecer, tanto quanto possível, a situação das mulheres no mundo. Tais dados e análises, ao dar visibilidade às posições e experiências dos homens e das mulheres nas mais diversas profissões e ocupações, contribuem para a divulgação de conhecimentos a respeito do assunto e para a criação de uma sensibilidade a respeito do tema. Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
No dia 14 de março o Pensar a Educação Pensar o Brasil faz a segunda entrevista da série de perspectivas para a educação. Vamos receber a presidente do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais, Beatriz Cerqueira.
Segunda também tem a Agenda da Educação, a reportagem Especial a coluna Educação em Pauta com o professor Luciano Mendes de Faria Filho e sessão especial Cinema Falado com Alexandre Pimenta.
Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5FM.

ENTREVISTA
“Perspectivas para a Educação” – Professor Carlos Roberto Jamil Cury
No retorno do programa Pensar a Educação Pensar o Brasil, no dia 7 de março, a entrevista com o professor Carlos Roberto Jamil Cury iniciou a série de entrevista que pretende fazer um balanço da educação no último ano e analisar as perspectivas para 2016.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Das lições da grande política: contra a corrupção, com espírito republicano – Marcus Aurelio Taborda de Oliveira e Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
No episódio da condução coercitiva, faltou ao juiz Moro a habilidade, que também escasseia junto à presidente Dilma, para conduzir algo que é do mais profundo interesse público, o combate à corrupção. Na política, fatos são produzidos a todo instante… Se a instituição jurídica é fundamental para o exercício da cidadania e para a construção de instituições mais sólidas, não é possível que o Judiciário pretenda atuar como poder supremo, como se condenara antes de julgar, mesmo que diga o contrário.

Formação docente: a tricotomia da UDESC – Norberto Dallabrida – EXCLUSIVO
No jornal Folha de S. Paulo, em 28 de novembro de 2015, Aloízio Mercadante, afirmou: “Se formássemos nossos médicos como formamos nossos professores, os pacientes morreriam”. O atual Ministro da Educação constata que a formação docente dada nos cursos de Pedagogia é frágil e deveria ser mais prática, evitando o excesso de discussão teórica. Embora categórica, a constatação é pertinente.

A participação das crianças em espetáculos midiáticos: entre ser criança, viver a infância e aparecer na mídia – Joaquim Ramos e Sandro Santos – EXCLUSIVO
A utilização de imagens das crianças feita pela televisão e por outros meios de comunicação, vez em quando, aparece como tema de acirrados debates. Seja participando, esporadicamente, de programas de auditório ou protagonizando enredos como atores-mirins, a questão costuma aparecer na própria mídia, muitas vezes trazida por entidades de defesa das crianças e dos adolescentes, por organismos governamentais, por educadores, dentre outros.

2016: um ano para continuar pensando a educação – Marlos Bezerra de Mello EXCLUSIVO
Ainda quando Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro apontou a Base Nacional Curricular como o eixo principal para a construção do sistema de ensino no país. Segundo o ex-ministro, o Plano Nacional de Educação (PNE) determina como uma de suas estratégias o debate público para o estabelecimento de conteúdos e competências que os alunos devem aprender em cada ano de formação na educação básica, bem como as disciplinas obrigatórias para escolarização.

“Piso Salarial” – Educação em Pauta – Beatriz Cerqueira
A presidente do Sind-UTE, Beatriz Cerqueira discute em sua coluna as negociações com o Governo do Estado de Minas Gerais em relação ao piso salarial e o Plano de carreira dos professores.

“Escola Integrada” – Educação em Pauta – Luciano Mendes de Faria Filho
A prefeitura de Belo Horizonte iniciou um processo de re-organização de vagas no programa de escola integrada. Contudo, segundo o Sind-Rede, as vagas serão reduzidas. Na coluna Educação em Pauta o jornalista Vinicius Luiz conversa com o professor Luciano Mendes sobre o programa.

ENTREMEMÓRIAS
Para além da escola: Memórias sobre a Extensão Rural e os jovens rurais– Leonardo Ribeiro Gomes – EXCLUSIVO
No início da década de 1980 um grupo de funcionários e ex-funcionários da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – EMATER-MG deram início a um conjunto de ações visando a preservação da memória da Extensão Rural no estado mineiro. O objetivo do então nomeado Projeto Memória da Extensão Rural em Minas Gerais era preservar e ao mesmo tempo institucionalizar um espaço de reflexão dessa prática profissional e política que se desenvolveu em Minas desde o final da década de 1940.

PESQUISA EDUCACIONAL
VARANI, Adriana; BALSAMO, Luciana Maria. “Eu só penso em descritor”: sentidos produzidos sobre a avaliação externa no cotidiano escolar. Revista Teias.
Neste artigo centralizaremos a discussão em um dos sentidos produzidos, a saber, os processos de fazer da escola em que levam os professores a pensar apenas e tão somente neste momento, pelas pressões vividas e pelo exercício dos treinos que devem ser proporcionados aos estudantes.​

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Chamada do CNPq incentiva jovens pesquisadoras nas áreas de exatas, computação e engenharias  CNPq
Dois anos depois do Edital, algumas dessas jovens relatam que não somente lugar de mulher é onde ela quiser estar, mas que cada uma delas pode ser uma peça na engrenagem do desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil.

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EDUCAÇÃO PELO BRASIL
A novela da base curricular – Jornal Estadão
A primeira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNC) já recebeu pela internet 10,2 milhões de sugestões, críticas e comentários, desde que foi submetida à consulta pública, no segundo semestre de 2015

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AMÉRICA LATINA
El arte de dibujar el conocimiento (Página 12, Argentina)
En un universo repleto de palabras, los ilustradores científicos son la excepción. Dentro de institutos académicos colmados de investigadores y becarios, son artistas que dan vida con sus pinceles a extensos papers o publicaciones educativas. 

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PENSAR INDICA
O Grande Teatro do Palácio das Artes completa 45 anos no próximo dia 14 de março. Para comemorar a data, foi preparada uma programação especial, a preços populares, que reúne apresentações de alguns dos principais artistas com trajetórias marcantes pelo palco mais importante de Minas Gerais, como o Grupo Corpo, Coral Lírico de Minas Gerais, Pato Fu e o Grupo Giramundo. A Semana Comemorativa começa no próprio dia 14 e vai até o dia 19 de março. A programação completa você encontra no site da Fundação Clóvis Salgado.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Comissão Organizadora do Ephis – V Encontro de Pesquisa em História

Roberta Gabriela – Pesquisa “Mineiras Insubmissas: emancipação feminina e práticas feministas em Minas Gerais na primeira metade do século XX”

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OPINIÃO DO LEITOR
Leonardo Oliveira em 06/03/2016 (EDITORIAL – Edição 111 – 04/03/2016 –A Escola Básica interroga a Universidade)
Existe um abismo entre a escola básica pública (redes estaduais e municipais) e as universidades. O que está sendo pensado como Base Nacional Curricular funcionará na escola básica das escolas particulares e das redes federais de ensino. Por que não funciona na rede pública municipal e estadual? Por que a péssima condição docente inviabiliza. A condição docente é o alicerce da educação. Enquanto a condição docente na educação básica das redes estaduais e municipais de educação não forem pauta de verdade das discussões políticas do país ficaremos com estes projetos Nacionais (como a Base Nacional Comum) engavetados e talvez discutidos pelos docentes de maneira superficial.

Leonardo Oliveira em 06/03/2016 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 111 – 04/03/2016 – Uma escola que mereça “Éricas e Larissas”/Aleluia Heringer Lisboa)
A condição docente é o grande gargalo da escola pública municipal e estadual. Se o poder público não enfrentar essa realidade, as muitas Éricas que existem na escola pública podem adoecer, outras desistir. Nosso maior problema na escola pública municipal e estadual é a condição docente.

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