EDITORIAL
A propósito da violência como educação
Os acontecimentos das últimas semanas no Paraná, que apenas os muitos desavisados chamariam de “selvageria”, como bem o demonstrou o prof. Marcus Taborda em seu artigo aqui no Pensar a Educação em Pauta (ver n.80) , chamaram a atenção da mídia para a situação da educação e, mais particularmente, dos professores em todo o Brasil. O jornal mais lido em Minas Gerais, por exemplo, em seu editorial de domingo, dia 03 de maio, expressou sua posição sobre o tema. Continue lendo.
NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio “Pensar a Educação, Pensar o Brasil” do dia 11 de maiorecebe a Secretária de Estado de Educação, Professora Macaé Evaristo, que atuou como professora da rede estadual de ensino desde 1984, foi Secretária de Educação de Belo Horizonte e uma das responsáveis pelo programa de Educação Integral da capital mineira. Na ocasião vamos conversar sobre os primeiros meses da atual administração estadual e seu respectivo planejamento.
Segunda também tem Reportagem Especial, a agenda da educação com os principais eventos da semana, o professor Marcus Taborda na coluna Educação em Pauta e a seção especial Cinema Falado com o professor Eugênio Magno.
Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5FM.
“Profissão, Professora – parte II”– Professora Magda Becker Soares
No dia 20 de abril a equipe do Pensar a Educação, Pensar o Brasil foi recebida na casa da professora emérita da Faculdade de Educação da UFMG Magda Soares. A professora que aos 83 ainda atua como pedagoga na rede municipal de educação de Lagoa Santa, conversou com membros da equipe sobre diversos assuntos, desde sua escolha pela carreira de professora até sua aposentadoria da Universidade passando pela criação da Faculdade de educação da UFMG, o Centro de Alfabetização Leitura e Escrita da UFMG, a reforma universitária de 1968, entre outros. No programa do dia 4 de maio, o Pensar a Educação, Pensar o Brasil transmitiu trechos desta entrevista que trata da criação do CEALE, a aposentadoria da professora, a experiência de lecionar em escolas publicas e uma análise da formação de professores.
Ensaios para uma história da arte de Minas Gerais no século XIX, de Ricardo Gianetti – por Luciano Mendes de Faria Filho
A minuciosa pesquisa empreendida pelo autor joga luz em um aspecto dos mais fundamentais para o entendimento da constituição de projetos artísticos e políticos: as artes se mostram plenamente como lugar e condição de sociabilidades artísticas, políticas, intelectuais.
Uma atenção especial à Educação Museal – Isabella Brandão Lara – EXCLUSIVO
Regulamentar a profissão do educador museal envolve determinar um piso salarial, a valorização da profissão, qualificação, a compreensão – pelo público externo – de que os museus são espaços vivos de educação, cultura e lazer e que dispõem de uma equipe preparada para realizar projetos com escolas, universidades, instituições culturais, visitantes espontâneos e demais interessados.
Escola, espaço de conhecimento ou ambiente de alienação? – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Estaria a escola desvinculando-se cada vez mais das experiências reais, negando a sociedade, negando a cultura e embrenhando-se para objetivos cada vez mais alienantes, juntamente com nossas práticas e a necessidade de colocarmos tudo em uma caixinha bem fechada, cheia de senhas como planos de aula, eixos temáticos, metas, prazos, burocracias pedagógicas e ações incongruentes?
A proteção que desprotege – Aleluia Heringer Lisboa – EXCLUSIVO
A criança de quatro anos diz: “Meu colega me chamou de chato”. Esse é um problema do tamanho da criança, que irá elaborá-lo e buscar interiormente elementos para resolvê-lo. Se a família interfere tentando pensar e resolver por ela, irá retirar-lhe a rica chance de crescer. Erramos quando amortizamos ou neutralizamos esses pequenos exercícios.
Ser Docente en América Latina – Felipe Zurita Garrido – EXCLUSIVO
En fin, en la docencia confluye parte importante de las aspiraciones y frustraciones de nuestras sociedades latinoamericanas, en tanto se ha optado políticamente por situar en ella la responsabilidad de resolver cuestiones fundamentales de la construcción de la comunidad.
Em Portugal, um projeto educativo municipal em curso: como o perspetivam os docentes – Carlos Manique da Silva – EXCLUSIVO
Por um lado, os docentes consideram importante a troca de experiências e o trabalho colaborativo num sentido mais abrangente, isto é, que ultrapasse o universo do seu Agrupamento de Escolas/ Escola não agrupada. Há situações, de resto, em que se propõe a utilização de documentos de trabalho comuns a todas as escolas do município (por exemplo, relatórios dos diretores de turma).
Não podemos desperdiçar nossos talentos – Isaac Roitman – EXCLUSIVO
Existem evidências que mostram que estudantes talentosos que não são identificados precocemente podem ficar desencantados e desiludidos com a escola, se incluindo em um patamar baixo de desempenho na avaliação,apresentando problemas comportamentais, sociais e psicológicos.
Porque os professores do Paraná estão nas ruas– Educação em Pauta – Marcus Taborda
Na ultima semana, a repressão violenta da Polícia Militar do Paraná contra professores das rede estadual em greve ganhou a atenção do Brasil e do mundo. Os protestos começaram depois da aprovação do projeto de lei que promove mudanças no custeio do Regime Próprio da Previdência Social dos servidores estaduais – a Parana Previdência, que foi sancionado pelo governador Beto Richa no dia 30. Na coluna educação em pauta do dia 04 de maio a jornalista Jéssica Viveiros conversou com o professor Marcus Taborda sobre o assunto.
Professor Luciano Mendes analisa Ensino Superior no Brasil – Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior – PROIFES
O docente falou sobre os desafios do setor, o papel da faculdade de educação, dilemas da pesquisa científica, regras da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), autonomia universitária e o Programa de Pesquisa para o Sistema Nacional de Educação: Ações Compartilhadas (PPSNE), criado por ele e por outros professores.
Imagem do sertão nordestino: o que a educação pernambucana quer mostrar?– Janaina Guimaraes – EXCLUSIVO
A proposta do Sertão como tema transversal para o projeto interdisciplinar teve como objetivo trabalhar a realidade dos alunos e seu papel enquanto agentes históricos, estimulando-os a desenvolver um olhar crítico sobre os estereótipos e preconceitos que envolvem o conceito de sertão e a figura do sertanejo.
Magda Soares é primeira educadora a receber o prêmio Almirante Álvaro Alberto – Portal CNPq
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) entregou, nesta terça-feira (5), a mais importante honraria nacional do setor de ciência e tecnologia à professora e pesquisadora de educação Magda Becker Soares, graduada em letras Neolatinas e doutora em Didática pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Homenagem a Magda Soares – Centro de alfabetização, leitura e escrita (CEALE)
Seu trabalho acadêmico e sua inserção em vários projetos da universidade e outras instâncias da educação brasileira evidenciam que precisamos nos valer de conhecimento sólido das teorias, mas que não podemos nos furtar de nos posicionar em relação à realidade, transformando-a através de ações concretas.
La clave del cambio educativo (La Nación, Argentina)
Un niño o niña que hoy entra al jardín terminará la secundaria hacia 2030 y trabajará hasta cerca de 2080. Si en los próximos diez años no logramos que los alumnos entiendan lo que leen, puedan expresarse, comprendan principios matemáticos y científicos, tengan iniciativa y empatía, el impacto negativo se arrastrará hasta fines de siglo.
TRIVILIN, Linéia Ruiz; RIBEIRO, Alessandro Jacques. Conhecimento Matemático para o Ensino de Diferentes Significados do Sinal de Igualdade: um estudo desenvolvido com professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.Bolema, Rio Claro, v.29, n.51, p.38-59, abr. 2015.
O objetivo deste artigo é apresentar os principais resultados da pesquisa de mestrado “Conhecimentos de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para o ensino dos diferentes significados do sinal de igualdade”, que buscou compreender quais conhecimentos os professores declaram e demonstram possuir acerca dos diferentes significados do sinal de igualdade.
A página História da Educação e da Infância, da Fundação Carlos Chagas, divulga documentos históricos (textos e imagens) e resultados de pesquisas sobre a infância e sua educação. Com livre acesso em toda a sua estrutura, necessitando de cadastro, apenas, para o acesso aos documentos. A página aceita a colaborações de pesquisadores e instituições interessados em ceder documentos digitalizados ou artigos e teses relacionados aos temas e instituições .
Vera Lúcia Nogueira – XII Congreso Iberoamericano de historia de la educación latinoamericana. Cihela, Colombia 2016.
Martha Marandino – Seminário: O Museu da Educação e do Brinquedo/MEB NA 13A. SEMANA DE MUSEUS DO IBRAM.
Julio Emilio Diniz – “Teacher Solidarity”
Clarilsa Prado – Apoio petição criação da Cátedra Michel Foucault e a filosofia do presente – PUC-SP
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Comentários pelo Facebook:
Markim Cardoso em 1º/04/2015 (EDITORIAL – Edição 080 – 30/04/2015 – Magda Soares, justo reconhecimento)
Boa.
Teresa Alves em 1º/04/2015 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 080 – 30/04/2015 – Beto Richa e a violência do estado contra os professores no Paraná: expressão do DNA da cultura política brasileira?/Marcus Taborda de Oliveira)
Parabéns pelo texto colega. Contundente e emocionante.
Maria Amália Cunha em 1º/04/2015 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 080 – 30/04/2015 – Beto Richa e a violência do estado contra os professores no Paraná: expressão do DNA da cultura política brasileira?/Marcus Taborda de Oliveira)
Lindo e dolorido texto Taborda. Parabéns!
Maria Cristina Gouvea em 1º/04/2015 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 080 – 30/04/2015 – Beto Richa e a violência do estado contra os professores no Paraná: expressão do DNA da cultura política brasileira?/Marcus Taborda de Oliveira)
Excelente texto
Zenaide Alves em 02/04/2015 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 080 – 30/04/2015 – Beto Richa e a violência do estado contra os professores no Paraná: expressão do DNA da cultura política brasileira?/Marcus Taborda de Oliveira)
Parabéns pelo texto. E que continuemos firmes na nossa perigosa labuta cotidiana…
Tirinha para um tirano! – Blog do Benett
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Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022
Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago
Pensar a Educação em Pauta
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