Jornal 313

Ano 9 – Nº 313/ sexta-feira, 26 de março de 2021

EDITORIAL

Justiça que tarda, falha! 

Nada mais enganador do que a ideia de que a justiça está sendo feita. Justiça que tarda, é justiça que já falhou. Mas não é apenas isso. Se considerarmos que da condenação de Lula neste processo derivou, imediatamente, o seu afastamento das eleições presidenciais de 2018 e a ascensão e vitória de Bolsonaro no pleito,  há que se considerar que a injustiça foi feita com o conjunto da população brasileira que, desde 2019, amarga ver na Presidência da República um sujeito em tudo inepto para o exercício do cargo.

Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO

O programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil, da próxima segunda-feira, dia 29 de março, dá continuidade às comemorações e reflexões sobre o Dia Internacional da Mulher. O Pensar Jovem traz reflexões sobre as cientistas e o papel da mulher na ciência.

Nesta segunda, teremos a sessão especial #MídianaEscola com a presença de professores da Escola Municipal Sobral Pinto, no bairro Paulo VI, regional nordeste de Belo Horizonte, que produzem uma revista com e para a comunidade escolar.

Além disso, o programa conta com a coluna Valorizando o Saber, a coluna Pensando Bem, parceria com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais, o Sind-UTE/MG, e a Agenda da Educação, com os principais eventos da semana.

Todas às segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Direito de ser infeliz Aleluia Heringer – EXCLUSIVO
Na escola, se sentirá forasteiro em alguns momentos e, noutros, se sentirá pleno ao encontrar seus pares ou grupos de interesses; se submeterá a regras coletivas de convivência, passará apertos, sentirá medo, vergonha, tristeza e, algumas vezes, irá desabar em choro quando chegar em casa. 

EAD e o perfil do aluno on-line Saimo Ferreira de Souza – EXCLUSIVO
Ainda nesse conjunto de mudanças na educação, podemos citar como uma das que muitas têm contribuído no processo de ensino aprendizagem qual é a educação à distância (EAD), sabemos que são necessárias políticas educacionais e uma equipe altamente qualificada e envolvida com as mudanças tecnológicas para que esse ensino dê certo, levando em consideração que o perfil do aluno nesse contexto também se modifica.

Pós-modernidade e educação para a cidadania (Parte II) – Antonio Carlos Will Ludwig – EXCLUSIVO
Segundo Castells o atual lapso  da civilização se caracteriza pelo fato de que o processamento e a transferência da informação são as fontes básicas da produtividade e do poder. Nos dias que transcorrem, o conhecimento e todas as ações nele fundamentadas se apresentam como os elementos destacados de qualquer atividade econômica.

Da Universidade e suas contribuições para que tudo fique como estáAlexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Há algo de muito errado quando a Universidade equipara mercado à sociedade, colocando-o como denominador último da existência. O problema é instrumentalizar a formação em nível superior para fomentar essa ordem.

Entre ser humano ou máquinaEvelyn Orlando – EXCLUSIVO
Meu corpo inteiro dói. De cansaço, de fadiga, de muitas horas sendo castigado em frente ao computador, mas dói ainda mais o desespero. Descubro que desespero dói, e muito. E o pior, prefiro que doa. Porque a dor me faz sentir viva.

BICENTENÁRIO EM FOCO
A emergência do grupo escolar e a produção das escolas isoladas no Espírito SantoMaria Anna Xavier Serra Carneiro de Novaes – EXCLUSIVO
Neste espaço, compartilho reflexões acerca da produção das “escolas isoladas” capixabas pela diferenciação aos grupos escolares, no contexto da reforma liderada pelo educador paulista Carlos Alberto Gomes Cardim, responsável pela organização do ensino primário local durante o governo de Jerônimo Monteiro (1908-1912).

Reflexões sobre a profissão de professores a partir da historiografia capixaba: o caso Joanna Passos – Ariadny Bezerra – EXCLUSIVO
A pesquisa evidencia o domínio oligárquico como fator que reforçava a situação de marginalidade da professora, tornando ainda mais frágil a sua posição na sociedade patriarcal capixaba, do início do século XX. 

EDUCAÇÃO E LITERATURA
Interpretação – essa personagem  (Parte I)  – Ivane Perotti – EXCLUSIVO
Não raro, os adultos cunhavam-na desbocada. As crianças eram orientadas a não “caírem” na lábia de Sophia. As brincadeiras da menina visitavam o coletivo. Convidava a vizinhança para laboratórios de leitura, saraus, leituras, interpretações, júris simulados e lá se iam tardes inteiras de arteirices.

O teatro atual de Gil VicenteAlexandre Azevedo – EXCLUSIVO
Naquele início de século, nascia o filho de Dom Manuel, o Venturoso, e de Dona Maria de Aragão, o futuro Dom João III. Com a licença do rei, Gil Vicente, vestido de vaqueiro, entrou na Câmara Real e encenou a sua primeira peça teatral, Monólogo do Vaqueiro ou Auto da Visitação.

Arte, Verdade, Crime e Ceticismo Político – Rafael Muller – EXCLUSIVO
Toda arte precisa ser anárquica: não em seu aspecto didático (em que proporia o anarquismo como verdade), mas em seu aspecto anti-enquadramentos, sua versão negativa (do anarquismo enquanto filosofia política cética contrária à verdade absolutista). 

CONVITE À LEITURA
O Pequeno Macedônio: livro infantil traz debate sensível sobre bullying, afeto e amizadeHenrique Komatsu – EXCLUSIVO
Com O Pequeno Macedônio, Henrique lança seu terceiro livro infantil. Formado em Direito e Filosofia, um de seus propósitos é procurar formas de introduzir a filosofia no dia a dia das crianças por meio da literatura.

Uma furtiva lágrima: um convite à leitura de Nélida PiñonAlexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
A literatura tem sido minha melhor morada em tempos de distanciamento social.  Estamos sós? Essa é uma das muitas inquietações que a leitura de Uma furtiva lágrima, de Nélida Piñon, evoca em mim.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Desafios da participação social no enfrentamento da dengue, zika e chikungunyaJúlia Vargas e Paloma Coelho – EXCLUSIVO
[…] o projeto “Vamo Junto? Enfrentando a dengue, zika e chikungunya”, desenvolvido por pesquisadoras/es da Fiocruz Minas, visa estimular a participação social no enfrentamento das três doenças em Minas Gerais por meio de ações em que a população se veja como protagonista na promoção da saúde e do bem-estar das comunidades.

Leia Mais.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Ensinar e aprender com sentido em tempos de pandemiaAna Claudia Gomes e Fabiana Vilas Boas – EXCLUSIVO
A qualidade da interação, o enfrentamento dos obstáculos em relação aos meios tecnológicos, a aposta na afetividade e uma relação mais personificada com os estudantes poderiam ser princípios.

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
Crianças que não têm nomeSofia Favero – EXCLUSIVO
A questão do presente texto é que ao considerar a categoria criança como singular, as outras experiências infantis, que destoam dessa suposta normalidade, são rapidamente situadas à margem.

EJA EM PAUTA
A EJA e a Universidade: antípodas em (des)encontros?Vinícius Costa – EXCLUSIVO
A entrada da EJA nas universidades se deu, historicamente, pela Extensão, componente menos prestigiado da consagrada tríade Ensino, Pesquisa e Extensão, nas universidades. Tanto no Brasil quanto no restante do mundo a interação entre EJA e Universidade se deu por este viés de abertura das universidades à comunidade pelos programas de extensão universitária. 

LIVRE EXPRESSÃO
A rua do outro lado do rio – Raphael Machado – EXCLUSIVO
despidos e melancólicos / do parto de outra / rua do outro lado do rio

PESQUISA EDUCACIONAL
Práticas pedagógicas de prevenção contra violência sexual na infância
Daniele Pelaes Damasceno Maduro e Ângela do Céu Ubaiara Brito – Educação em Revista (UNESP).
O estudo tem como objetivo analisar as Práticas Pedagógicas que possibilitam a formação das crianças em relação a violência sexual na infantil por meio de histórias para as crianças, com o intuito de que as crianças possam desenvolver habilidades de proteção. 

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
“As escolhas que fizemos para as crianças foram terríveis”: um ano de ensino remoto no Brasil – El País
O País entra no momento mais crítico da pandemia sem soluções para a educação e sem adotar os protocolos que permitiram que outros países retomassem as aulas. Atualmente, 95 nações mantêm as escolas abertas com limitações.

Ministro defende escolas técnicas com currículo ditado por empresas – Hoje em Dia
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, anunciou que espera lançar, em breve, um projeto-piloto para testar a viabilidade de um modelo de ensino técnico cujo currículo possa ser desenvolvido levando-se em conta as cadeias produtivas regionais.

Leia mais.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Censo 2021: Congresso corta 90% da verba e IBGE diz que medida torna operação inviável – Jornal da Ciência
Essa é a quarta vez que a edição atual do Censo tem seu orçamento reduzido.

Pesquisadores preveem corte de bolsas em edital do CNPq – Jornal da Ciência
Chamada lançada pela agência de fomento impõe teto para renovação de bolsas que estão vencendo em 2021.

Leia mais.

AMÉRICA LATINA
Destacan ingenio de docentes paraguayos en medio español – ABC / Paraguai
A pesar de las adversidades, de las escuelas que caen y la falta de todo tipo de recursos, los docentes lograron evitar que miles de niños pierdan el año escolar gracias a su esfuerzo y dedicación

Así va la reapertura de colegios en Colombia – El Espectador / Colômbia
Según la Fundación ExE, 93 secretarías de educación a nivel nacional iniciaron el proceso de alternancia. 4.793 instituciones educativas iniciaron un proceso de alternancia. 3.017 colegios privados y 1776 colegios públicos.

Leia mais.

PENSAR INDICA
A Revista Brasileira de Educação Básica publica no dia 26 de março sua primeira edição de 2021. O ano da RBEB se inicia com um número especial sobre Educação Especial Escolar. A edição foi construída ao longo de 2020 e conta com doze textos exclusivos assinados por mais de vinte autores, além de 15 vídeos produzidos especialmente para o dossiê. As produções abordam da formação docente ao acesso à escola como direito, com olhares que atravessam a pesquisa, a sala de aula e as relações entre profissionais da educação e estudantes.

Para celebrar o lançamento, a equipe se reúne em um live de lançamento da Revista Brasileira de Educação Básica: Edição Especial de Educação Especial Escolar, na próxima terça-feira, 30 de março, às 19h, no YouTube do Pensar a Educação Pensar o Brasil.

INDICAÇÃO DO(A) LEITOR(A)
Matheus Augusto de Araújo – O Programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822/2022 está em processo de avaliação. Estão todos convidados a participar desse momento de reflexão sobre os legados do Programa PEPB e contribuir com o planejamento para o seu futuro. Participe aqui.

Luciano Mendes de Faria Filho – Reunidas na Frente pela Vida, 74 entidades nacionais e regionais das áreas de educação, saúde e assistência social, lançam nesta segunda-feira, 29 de março, o Manifesto Saúde, Educação e Assistência Social em defesa da vida e da democracia. O lançamento do Manifesto: Saúde, Educação e Assistência Social em defesa da vida e da democracia será na segunda-feira, 29 de março, às 19 horas na TV Abrasco . Para mais informações, acesse o site da ABRASCO.

OPINIÃO DO(A) LEITOR(A)
Maysa em 19/03/2021 (Educação e Literatura, edição 312, Ciência e poesia: uma conexão possível). Escrita linda, Paulo César!

Carlos Alberto de Moraes em 19/03/2021 (Educação e Direitos Humanos, edição 312, Paulo Freire: 100 anos). Paz e bem ao Professor Francisco. Que Deus cuide, proteja e ampare neste momento de dor e de luta. Linda composição de Janete em alusão aos centenário de Paulo Freire: cores, contraste, harmonias, livro, leitura de mundo, saberes, olhares iluminados de Freire.

Josiane Cristina Amorim em 19/03/2021 (Editorial, edição 312, Um ano sem escolas!). Infelizmente, nem todos pensam assim… Nas rodas de conversa entre amigos e familiares, percebo que muitos culpabilizam os profissionais que atuam no campo da educação, em especial os/ as professores/as, pelo fato das escola estarem fechadas há um ano, praticamente. Todavia, tento mostrar-lhes que de todos os males, esse é o menor, como dito no referido texto. Procuro falar acerca do comprometimento e responsabilidade social que move boa parcelas destes profissionais. Muitas vezes sem sucesso…

TIRINHA
Pietro Soldi