ED Nº 147 – 02/12/2016

Blog Pensar a Educação

Durante a última semana o Blog do Pensar a Educação publicou um texto que discute a judicialização da Educação Infantil, problema que advêm do compartilhamento do cuidado e da educação de crianças pequenas. Além disso, divulgamos a “Declaración Pública” sobre a educação latino americana, produzida pela Red Estrado no XI Seminário Internacional, realizado no México. E para encerrar a semana, o Blog compartilhou um texto da Profa. Da FaE/UFMG, Maria de Fátima Cardoso Gomes, sobre acordos de cooperação internacional Sul-Sul e a experiência do Programa de Pós-Graduação em Educação neste tipo de iniciativa. 

“Sabe se sentir no meio de uma guerra? Foi isso.”Daniel Cavalcanti de Albuquerque Lemos – EXCLUSIVO

Existia uma energia no ar, as pessoas olhavam e sorriam carregadas de determinação e esperança. Sabíamos que estávamos cumprindo um papel importante. O céu cinza de Brasília predizia o que nos esperava: cumpríamos nosso direito democrático de protestar, mas não vivemos tempos de direito, não na opinião dos que estão no governo.

Mamãe eu quero ir a Cuba! – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO

A primeira lição que se dá a quem se pretende líder é exatamente essa: ninguém segue homens, as pessoas seguem ideias. Cuba não é apenas Fidel. Cuba é o povo cubano que optou por seguir os ideais de Fidel.

Aprendendo a debater, aprendendo a viver – Laura Leal e Gabriel Siqueira – EXCLUSIVO

Por mais que as simulações possam causar certo estranhamento à primeira vista, essa atividade conquista todos que a conhecem. Em minha primeira experiência com simulações, no Colégio Militar de Belo Horizonte, quando ainda estava no oitavo ano, fiquei assustadíssima. Após observar meus colegas do ensino médio simulando, acreditei que nunca seria capaz de discutir sobre racismo, guerras, acordos internacionais e muitos outros assuntos como eles debatiam.

Escola Básica e indisciplina – Reinaldo Pereira da Silva – EXCLUSIVO

A indisciplina representa no cotidiano escolar da escola básica à universidade, um dos principais fenômenos geradores de inúmeras dificuldades, sejam elas, relacionadas às relações entre professor e aluno e entre alunos.

Carta aberta em defesa da democracia na escola brasileira 

Diante dos recentes e constantes ataques à liberdade democrática nas escolas brasileiras, que vão desde o projeto de lei intitulado Escola sem Partido, que fere a liberdade de ensino e pensamento, passando pela tentativa de reforma do ensino secundário imposta pelo governo sem qualquer debate com a sociedade ou educadores, chegando ao uso da violência do Estado contra estudantes secundaristas que reivindicam os seus direitos constitucionais de maneira pacifica, pedimos o apoio da comunidade internacional para a defesa dos direitos fundamentais e constitucionais que têm sido sistematicamente atacados pelo atual e ilegítimo governo brasileiro.

“Forum de Ciência Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas” Educação em Pauta – Luciano Mendes de Faria Filho

O Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas articula as sociedades científicas de diversas naturezas que representam os pesquisadores e as pesquisadores das áreas ou subáreas que compõem essa Grande Área do Conhecimento. Seu objetivo principal é o debate e a tomada de posição sobre os temas relativos às políticas e às práticas de pesquisa que afetam os(as) pesquisadores, a comunidade científica e a sociedade brasileira. Na coluna desta semana o professor Luciano mendes conversou com o jornalista Vinicius Luiz sobre a iniciativa. A Coluna Educação em Pauta é produzida pelo núcleo de Jornalismo da Rádio  UFMG Educativa.

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