ED Nº 146 – 25/11/2016

Blog Pensar a Educação

A avaliação da Pós-Graduação voltou a ser assunto no Blog Pensar a Educação. Embora o documento que norteia a avaliação para o triênio 2013-2016 tenha sido publicado nos últimos dias, o mais recente texto do Blog sobre a avaliação da pós-graduação em educação é uma proposta para a avaliação de 2021.  O Blog compartilhou, ainda na última semana, a Carta abierta en defensa de la democracia en la escuela brasilera. A carta/manifesto, que pode ser assinada por email, denuncia os ataques à liberdade democrática nas escolas brasileiras. 

Quarenta anos sonhando com o Ensino Médio – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO

Desafio posto, desafio aceito. Afinal de contas, o que é esse tal de Ensino Médio com qualidade que se fala, se quer, se luta? Luta-se, de um lado, contra a PEC 241 ou 55 (depende do lugar onde se encontra) que retira os investimentos em educação, saúde e tudo o mais que não seja juros.

Se aprender é um processo criativo, só aprende quem se expressa – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO

A dúvida que se coloca é: estão os(as) professores(as) cientes de que aprender é um processo criativo e se dá, principalmente, por parte do aluno? E que isso ocorre mesmo em aulas nas quais o(a) professor(a) não foi criativo (ou coerente) em sua elaboração? Podem, inclusive, discordar destas premissas.

Neurociência e Educação: Parceria para novas práticas? – Raphael Júnio de Carvalho Ferraz e Leonor Bezerra Guerra – EXCLUSIVO

Nos últimos 30 anos, as denominadas Neurociências têm esclarecido fenômenos relacionados às bases neurais do comportamento humano e suscitado o estabelecimento de suas interfaces com diversos outros campos do saber. Entre eles está o educacional, para o qual a Neurociência Cognitiva e a Neuropsicologia vêm contribuindo, dentre outros aspectos, com conhecimentos que fundamentam o trabalho dos professores em relação ao desenvolvimento de atividades estimuladoras da aprendizagem e ao uso de estratégias pedagógicas mais eficientes. 

O trato positivo das relações étnico-raciais: um desafio à Universidade posto pela lei 10.639/03 – Kelly Cristina Cândida de Souza – EXCLUSIVO

É indiscutível a importância da inclusão do estudo da Lei 10.639/03 nos cursos de formação inicial de professores como componente de uma construção formativa na perspectiva de uma educação para as relações raciais e para suas implicações na praticas de futuros docentes.

“Os impactos da PEC 55 para a classe trabalhadora” – Pensando Bem – Beatriz Cerqueira

A movimentação estudantil em todo Brasil contra a PEC 55 tenta barrar os  efeitos negativos na iniciativa. Na coluna desta semana Beatriz Cerqueira fala destes efeitos.

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