Ano 4 – Nº 133 / sexta-feira, 26 de agosto de 2016
O Blog do Pensar reproduziu o editoria do Pensar a Educação em Pauta da ed. 132. Dada a importância do debate sobre o Ensino Médio, o texto aborda a complexidade dessa modalidade de ensino e a necessidade de uma reforma ampla que atenda docentes e estudantes. Além disso, o Blog traz uma reflexão sobre a serventia da História da Educação. Tal questão teve a conclusão de que: “Num momento em que grande estradas e pontes para o passado estão sendo rapidamente pavimentadas, talvez uma das responsabilidades dos(as) historiadores(as) da educação seja mesmo, e mais uma vez, ajudar a nossa gente a conhecer as grandes novidades que essa passado pode revelar”.
Série: Golpe da coalizão PiG/PBBB no Brasil (2016) em diálogo com O 18 Brumário de Luís Bonarparte (1852) – Matheus da Cruz e Zica – EXCLUSIVO
Aprofundar-se é estabelecer relação com a tradição. Não é a primeira vez que a elaboração crítica de um golpe se torna necessária. Muitos outros já o fizeram em outros tempos.
Da Arte de Organizar o Circo a partir da Jaula dos Macacos: putsch e democracia dos ridículos – Marcus Vinicius Corrêa Carvalho – EXCLUSIVO
Podemos pensar que democracia seja, ao contrário do senso comungado, a ação que arranca, continuamente, dos governos oligárquicos o monopólio da vida pública e da riqueza, sua pretensiosa onipotência sobre a vida. Um dos valores desse modo de ver seria a ideia de recuperar a força singular que sonhamos como própria à ação democrática.
A paciência é uma virtude democrática – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Muitas vezes na Democracia assumimos o risco de correr demais: perdemos a paciência e acreditamos que o debate se tornou perda de tempo. Não conseguimos equacionar nossa relação entre os objetivos e procedimentos da Democracia com o Tempo necessário à sua execução.
Más apuntes sobre maestros y maestras en México – Blanca Suzana Vega – EXCLUSIVO
En México, desde el año 2013, los maestros han protestado por la nueva Reforma Educativa que ha implementado la presidencia de la República sin su consulta, una Reforma que apunta entre otras cosas a una evaluación de los maestros sin considerar los contextos en los que desarrolla su práctica educativa.
Jogar, lutar e estudar como mulher! – Aleluia Heringer Lisboa – EXCLUSIVO
As atletas brasileiras ganharam destaque na mídia nos Jogos Olímpicos 2016, pela demonstração de força e garra. Lutar e jogar como mulher ganhou um tom imperativo, ao mesmo tempo irônico. No subtexto, um recado para os atletas do time masculino. O destaque, apesar de, inicialmente, passar como elogio, denota que esses atributos não são “naturalmente” femininos e nem o esperado.
“O que esperar do Governo definitivo de Michel Temer” – Educação em Pauta – Luciano Mendes de Faria Filho
Em conversa com o jornalista Vinicius Luiz, o professor Luciano Mendes avalia o julgamento final do impeachment que deverá retirar Dilma Rousseff definitivamente da Presidência.
“Golpe na educação”– Pensando Bem – Professor Otávio Dulcy
O cientista político, Otávio Dulcy, comenta os impactos do impedimento da presidenta Dilma na educação. A coluna Pensando Bem é uma parceria do Pensar a Educação, Pensar o Brasil com o Sind-UTE MG.