ED Nº 128 – 01/07/2016

Ano 4 – Nº 128 / sexta-feira, 01 de julho de 2016 

Blog Pensar a Educação

O Blog continua a acompanhar as discussões sobre a pós graduação no país por meio do post Avaliação da Pós Graduação: questões, dilemas e sugestões. Nele estão reunidos os textos publicados na série sobre a Avaliação da Pós Graduação publicada aqui no Pensar a Educação em Pauta. Outro assunto que mereceu atenção do Blog é a questão da violência. Sob o título de  A violência e a educação de nossas (in)sensibilidades o Blog discutiu a naturalização da violência e sua relação com os investimentos de grupos conservadores na área da educação.

Demétrio Magnoli e o bloco do eu sozinho – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO

Assim, ao escrever que “Historiadores pela Democracia é um nome de vocação totalitária” demonstra o seu erro no entendimento do que são os nomes e as coisas. Apesar de dizer que “nomear é desnudar-se” (e isso é correto) não entendeu que os nomes querem dizer algo e o dizem com força. Historiadores pela Democracia demonstra exatamente a que veio.

Testimonios en la profesión docente: tejiendo caminos – Jorgelina Tallei EXCLUSIVO

Conocemos poco de como muchas profesoras y profesores llegan a hasta la escuela, universidad, instituto, y valorizamos aún menos de lo que conocemos. Cada historia tiene memoria, cada historia forma parte de la profesión docente.

A Universidade “invade” a Escola Básica: o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil na Escola Municipal Dinorah Magalhães Fabri Joaquim Ramos e Sandro Santos – EXCLUSIVO

A Escola Municipal Dinorah Magalhães Fabri (EMDMF) e as turmas externas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) vinculadas à Escola Municipal Ana Alves Teixeira – ambas localizadas na regional Barreiro – receberam, no dia 06 de junho de 2016, a equipe do Programa Pensar a Educação Pensar o Brasil (PEPB) para realização e transmissão do Programa, da Vila Cemig.

“A universidade e a Educação básica” – Educação em Pauta – Luciano Mendes de Faria Filho

Uma parceria entre a UFMG e a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais traz uma serie de propostas a cerca da criação e avaliação de políticas publicas voltadas para a Educação. Este acordo propõe mudanças nos estágios da graduação da Licenciatura de educação básica. O jornalista Vinicius Luiz conversou com o professor Luciano Mendes sobre características desta proposta.

“Escola Sem Partido” – Pensando Bem – Beatriz Cerqueira

Na coluna pensando bem a presidente do Sind-UTE discute um pouco sobre os projetos de Escola sem Partido e as intenções por trás dessas iniciativas.

 

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